Iniciativa de Intercâmbio de Capacidades - cXc

This page is a translated version of the page The Capacity Exchange initiative - cXc and the translation is 80% complete.
Outdated translations are marked like this.

Contexto: O Movimento Wikimedia que se formou nos últimos 20 anos à volta da Wikipédia (com todas as suas comunidades linguísticas), os seus projectos irmãos (como o Wikcionário ou o Wikidata), tecnologias relacionadas (como o software MediaWiki), entidades (como a Fundação Wikimedia e seus afiliados), parcerias (como a ONU e outras organizações) têm desenvolvidos a Estratégia do Movimento para 2030. Um dos muitos esforços para chegar aos seus alvos é este focado no desenvolvimento bottom-up e auto-organizado de capacidades, a partir da mais pequena e mais importante unidade do movimento — Wikimedistas individuais partilhando com outros Wikimedistas.

O Intercâmbio de Capacidades (título em desenvolvimento), também estilizado como $cXc, será uma plataforma piloto para facilitar desenvolvimento de capacitação e partilha de conhecimento-aptidões-serviços. Está inicialmente focada na Europa com planos de incluir parceiros internacionais. Mais detalhes estão disponíveis no nosso Esboço do Plano de Implementação.

Introdução

 
Teoria de mudança cXc

É um projeto que começou após uma proposta na reunião de Afiliados Europeus da Wikimedia. Desde Maio de 2021, um grupo de trabalho tem se reunido semanalmente para levar este projeto em frente.

URL curto do projecto: https://w.wiki/_zb3J

O projecto aborda directamente duas das mudanças e acções da Recomendação 6 da estratégia do movimento - Investir no desenvolvimento de habilidades e liderança:

  • Estabelecer uma metodologia que mapeia activos e necessidades e gera dados agregados para lançar iniciativas de desenvolvimento de habilidades baseadas em necessidades reais.
  • Estabelecer um serviço que facilite a conexão / correspondência entre pares por todo o Movimento para ensinar e aprender habilidades (p.ex. aprendizagem por pares, networking, e aglomeração de informação de parceiros e aliados).

Perguntas Mais Frequentes

Porque não fazer isto no Meta-wiki?
Durante o processo estratégico, ouvimos de muitos participantes que o Meta é muito difícil de procurar, ou encontrar boas informações, e ainda mais difícil de usar como uma ferramenta para fazer a ligação entre pessoas.
Isto irá ser também uma base de conhecimento?
Não, por agora apenas prevemos que servirá para ligar pessoas (grupos e afiliados), baseados em aptidões e recursos que estas preenchem nos seus perfis. A plataforma de recursos de aprendizagem é uma ação importante mas separada dentro da Recomendação 6. Deve ser adicionada mais tarde numa iniciativa separada.
Como é que isto será coordenado com outros esforços de construção de capacidade passados, existentes ou futuros?
Esforços passados foram em grande parte limitados a treinamentos e falharam na libertação do potencial de apoio por pares. De qualquer forma, formatos de formação e aprendizagem e recurso foram continuamente acedidos e desenvolvimentos. Na verdade, prevemos que os dados na plataforma poderá servir como um mapa de ativos e necessidades em tempo real, e poderá ajudar entidades do movimento para então criar intervenções focadas de construção de capacidade tais como cursos online, grupos de apoio de pares e materiais educativos, baseados nas necessidades atuais de Wikimedistas.

A Troca de Capacidade irá

  • uma maneira fácil de pedir e oferecer ajuda à volta de qualquer assunto
  • agregar dados sobre as necessidade e prioridades de voluntários e funcionários da Wikimedia
  • permitir trazer à tona e usar ativos mutuamente benéficos assim como resolver falhas
  • fornecer benefícios rápidos e vitórias fáceis de atingir
  • apoiar diversidade, solidariedade e aptidões analíticas
  • crescer e distribuir as capacidades do movimento

Pressupostos e princípios

  • Aprendizagem é sempre uma rua de dois sentidos.
  • Começamos na Europa, mas mantemos a comunidade global em mente.
  • Estamos conscientes, e aplicamos, do princípio de contextualização da Estratégia do Movimento.
  • O conhecimento e aptidões necessárias estão na sua maioria disponíveis entre nós, e precisamos de encontrar maneiras de ligar necessidades com ativos.
  • Desenhamos esta iniciativa com o foco em comunidades emergentes e marginalizadas, e em pequenos afiliados ou futuros afiliados.
  • Há muitos métodos para desenvolver capacidade: "coaching", mentoria, tutoria, estágios, assistência financeira ou técnica, aprendizagem em grupo, comunidade em prática, treinamentos.
  • Trabalhando com o que já temos será fácil, barato, e prático, ao mesmo tempo aumentando a solidariedade, eficiência e resiliência.
  • Assim que se tenha uma melhor compreensão da necessidades e desejos em relação a capacidade, poderemos desenhar atividades de grupo/coorte ou até abordagens mais sistemáticas para as satisfazer.

Milestones and Plans

Inititiative transformed into the project. Please follow new Capacity Exchange page maintained by WM Brasil team.

This page is kept for documentation purposes only and will no longer be maintained.

maio de 2023

After a huge delay in processing WM Brasil proposal for a grant, we received general confirmation of interest and a lot of diverse feedback (in April) and are responding to it in hope that practical work can start again (in June?). Administrative burden around this and reorganizing proposal and project documentation was taken on hugely by WM Brasil staff + contractor likely to lead the project, with significant work also by few cXc team members.

janeiro de 2023

We started to scale, trans-localize and work towards sustainability. We have connected with African communities and we decenter Europe by moving the platform care towards WM Brasil. As of November 2022 we are developing plans and proposal for the next phase of scaling and sustaining in more professional way, also by collaborating with compatible Let's Connect initiative. This will create a first larger usecase of a platform. With these input, we can experience wider set of experiences needed to build flexible but stable and sustainable service.

março de 2022

Vamos começar em pequeno, e iremos aprender e iterar. Criámos uma estrutura e categorias para a plataforma. Em dezembro de 2021 estávamos no processo de ajustar um pacote de software de código aberto atualmente usado pela OER World Map. Isto irá criar uma primeira demonstração de uma plataforma que um pequeno grupo de utilizadores futuros podem testar e dar feedback. Com esta informação, podemos decidir que software usar para o lançamento oficial e construir ou adaptar uma melhor versão.

Recebemos também uma bolsa (Rapid Grant) da Fundação Wikimedia para trabalhar nos documentos do projeto, fazer a ligação a parceiros diferentes e assegurar a tradução para línguas minoritários.

Um plano de implementação a longo termo será esboçado e partilhado aqui.

Identificámos várias áreas de interesse e conteúdo em que queremos focar. Vamos executar um programa piloto usando uma instância adaptada do software OERworldmap de código aberto. Atualmente estamos a trabalhar em modificações no software com o apoio da equipe de desenvolvimento de software da Wikimedia Deutschland.

Membros do grupo de trabalho

(Nome, Afiliação, Áreas de interesse neste contexto)

Antigos membros e contribuidores

Documentos

Comunicação

Além da opção de se juntar a nós privadamente em reuniões Zoom, esperamos encontrá-los assincronamente no #capacity-building da Wikimedia !