Talk:Wikimedia Brasil/Projetos/WikiBrasil/2008
Esta é uma página de arquivo dos Mutirões pelo Conhecimento Livre
Por favor, não altere altere essa página. Caso queira expressar alguma opinião, vá a Central de discussões. Obrigado. |
Mutirões pelo Conhecimento Livre/Projetos/WikiBrasil/2008
editidéia inicial
editJimmy Wales topou antecipar para o dia 9 de novembro (domingo) a sua chegada ao Brasil com o objetivo de participar como debatedor de um dia Wiki. A idéia é discutir com outros palestrantes, em um seminário aberto e gratuito, alternativas para a produção colaborativa de conhecimento gratuito no Brasil.
Os debatedores poderiam ser:
- Jimmy Wales da Wikimedia Foundation
- Ronaldo Lemos da Creative Commons
- Gilson Schwartz da Cidade do Conhecimento
- Beto Ricardo do Instituto Social Ambiental
- Oded Grajew do Movimento Nossa São Paulo
Gilson Schwartz sugeriu que este encontro poderia ocorrer no campus da USP e ser retransmitido em tempo real no Second Life pelo auditório da Cidade do Conhecimento.
Comentário de Laura Tresca
edit(texto extraido da página do projeto da visita de Jimmy Wales ao Brasil)
Eu sinto falta de propor que Jimmy Wales se encontre presencialmente com usuários finais, aqueles que o Instituto quer atingir. Não são necessariamente aqueles que fazem parte da comunidade da wikimedia do Brasil ou sejam coordenadores de organizações parceiras, mas pessoas que consultem a Wikipedia e possam até dar conselhos de quais projetos seriam importantes encampar ou fazer sugestões de melhorias da plataforma atual. Poderia ser um bate-papo presencial, estilo "Altas Horas". Que tal?
Para viabilizar a idéia, avalio que teríamos que:
- Providenciar um local em que poderíamos colocar almofadas e pufs.
- Dimensionar quantas pessoas poderiam entrar no local.
- Criar critérios de participação (sorteio, ordem de inscrição, perfil, e-mail de intenção).
- Estabelecer e divulgar a dinâmica do encontro (cada pessoa poderá fazer uma única intervenção, de no máx um min, faremos blocos de 3 pessoas para que ele possa dialogar).
- Convidar usuários finais para se inscreverem para o encontro (penso que poderíamos usar o mailing do Observatório Nacional de Inclusão Digital, por exemplo).
O que vocês acham?
"Dia Wiki - Vida Wiki" Sugestão de Raquel Quintino
editProponho que o eventro seja o ENCONTRO de pessoas que estejam ou queiram mobilizar ações colaborativas.
Após o evento construiremos uma AGENDA que serão marco de atitudes wiki, como por exemplo grupos compartilhando conhecimento sobre comunicação livre, outros sobre medicina alternativa, outros sobre construção de instrumentos musicais, etc.
Este primeiro encontro pode ter o formato ao estilo altas horas como a Laura propõe, mas acho que todo mundo deveria ter o mesmo tempo para falar.
Então todos os inscritos no encontro podem ter um espaço de 3 a 5 minutos para COMPARTILHAR O QUE SABE E O QUE GOSTARIA DE SABER para ter uma vida wiki, atitudes colaborativas.
Outra idéia maluca seria fazermos um JOGO de como seria um mundo wiki, não consegui elaborar exatamente como seria esse jogo, essa brincadeira, mas imagino uma SIMULAÇÃO de nossa vidas se pudéssemos levar e provocar posturas colaborativas inspiradas na Wikipédia para o dia-a dia.
Viajei demais? Raquel Quintino 18:11, 19 September 2008 (UTC)
HiperEncontro
editRaquel, você também comentou sobre a possibilidade de um "debate não linear, tipo hipertexto". Alguém começa a falar sobre wiki e, ao longo do raciocínio, menciona outro assunto, como por exemplo licenças livres. Se alguém tiver interesse em fazer um comentário poderá pedir a palavra e intervir. E assim suscessivamente de maneira não linear até o término do Encontro.
Pessoalmente, achei essa sua idéia muito boa, especialmente porque estaria completamente dentro da dinâmica colaborativa das wikis, onde todos podem se manifestar livremente e sem hierarquias com o objetivo de construir colaborativamente conhecimento sobre um determinado assunto.
Assim, poderíamos propor um ENCONTRO no domingo, 9 de Novembro, com a presença garantida de alguns convidados, como Jimmy Wales e outros. Este encontro deverá ser gratuito e aberto a todos os interessados em discutir o tema: produção colaborativa de conhecimento livre no Brasil (ou pccl.br).
Consigo imaginar essa dinâmica em um ambiente aberto e horizontal com microfones espalhados aleatoriamente pelo espaço. Poderia ser na USP, como proposto por Gilson Schwartz, ou em qualquer outro local. Alguma sugestão?
Uma visão
editBom, acho que o projeto tem que ser um all logo para ter suporte dos nomes das organizações, mas também ter que ser no logo, ninguém deve se "apoderar" do dia, então encontro do PCC, encontro do PCC facção livre, provoca e ninguém ficaria com a imagem, contrapondo ao nome, dia Wiki. Podemos utilizar algum meio para divulgar em universidades, escolas e cursos pré-vestibulares, pois esse público é o mais acessível a esse assunto, com motivação ao aprendizado. Os locais, até o presente foi levantado alguns locais USP, Parque Ibirapuera e Centro Cultural São Paulo.
- USP, a dificuldade é chegar até lá. Ser algo ligado acadêmico, também pode ser que iniba um pouco.
- Parque, temos que verificar a disponibilidade do local, mas se o auditório com a possibilidade de abertura para o gramado, cria um clima mais descontraído e com maiores possibilidade de discussão e agregar público e possibilita que usuários que queiram se manter anônimos consigam manter-se assim.
- CCSP, gera um ambiente mais pessoal, mais proximidade entre os palestrantes e os ouvintes, é de fácil acesso, já que o metrô fica ao lado, e há terminais de ônibus próximos. Mas tem verificar a disponibilidade.
- O local vai determinar muito do que vai ser o evento, o público, a quantidade de pessoas, o modo que vai ser feito. Logo, acho que deveríamos priorizar esse ponto. Rodrigo Tetsuo Argenton m 03:03, 20 September 2008 (UTC)
Discussão sobre
editAbaixo está uma conversa entre Laura, Raquel Quintino e TSB, no dia 19/09. O conteúdo foi sistematizado na página de conteúdo.
- TSB diz
Podemos discutir isso: Raquel, você comentou sobre a possibilidade de organizarmos um "debate não linear, tipo hipertexto", onde alguém começa a falar sobre wiki e, ao longo do raciocínio, menciona outro assunto, como por exemplo licenças livres. Se alguém tiver interesse em fazer um comentário poderá pedir a palavra e intervir. E assim sucessivamente de maneira não linear até o término do Encontro.
Pessoalmente, achei essa sua idéia muito boa, especialmente porque estaria completamente dentro da dinâmica colaborativa das wikis, onde todos podem se manifestar livremente e sem hierarquias com o objetivo de construir colaborativamente conhecimento sobre um determinado assunto.
Assim, poderíamos propor um encontro no domingo, 9 de Novembro, com a presença garantida de alguns convidados, como Jimmy Wales e outros. Este encontro deverá ser gratuito e aberto a todos os interessados em discutir o tema: produção colaborativa de conhecimento livre no Brasil (ou pccl.br).
Consigo imaginar essa dinâmica em um ambiente aberto e horizontal com microfones espalhados aleatoriamente pelo espaço. Poderia ser na USP, como proposto por Gilson, ou em outro local. O que vocês acham?
Inclusive o nome poderia ser: provocação
lauratresca diz : Em conversa com o Rodrigo eu problematizei o seguinte: quem a gente quer que participe deste evento." todos os interessados em discutir o tema produção colaborativa de conhecimento livre no Brasil" não me parece uma definição de público.
- TSB diz
Porque queremos exatamente isso: provocar ação
- Raquel Quintino diz
Mas não qualquer ação?
- TSB diz
Laura, concordo que o usuário (40% dos Internautas na América Latina) deveriam ter uma oportunidade de participação no Encontro. Poderíamos imaginar que um recorte desse público poderia ser os usuários envolvidos (online e offline) na construção colaborativa de conhecimento livre. Assim, aquele cara que uma vez por mês dá uma lida na Wikipédia, mas, por exemplo, no dia-a-dia está envolvido com a criação de um jornal comunitário, deveria se sentir 100% convidado e estimulado a participar
- lauratresca diz
mas eu pensei no estudante que nem imagina como é feita a Wikipedia e que nem pretende contribuir
- TSB diz
um cara que também nunca usou a Wikipédia?
- lauratresca diz
o cara que usa e nem imagina como é feita, precisa usar, né? (risos)
- Raquel Quintino diz
acho que temos que ter dois encontros um massivo e outro estratégico
- TSB diz
também acho que pode ser esse cara. Ele usa, mas não sabe como é feita. Mas na vida real está envolvido com o tema (mesmo que offline)
- lauratresca diz
pois é. estou achando que são duas coisas diferentes, mesmo. a questão é: vale a pena fazer duas coisas?
- TSB diz
Ele constrói colaborativamente conhecimento livre
- Raquel Quintino diz
eu acho que vale a pena fazer 2 coisas
- TSB diz
O cara que nunca nem viu, nem nunca editou, poderá ver o Jimmy no Roda Viva (mass media)
- lauratresca diz
acho que é verdade
- TSB diz
Mas o cara que curte o tema, mesmo que offline, poderá ter a chance de interagir em um Encontro real
- Raquel Quintino diz
é isso
- TSB diz
talvez ele nem conheça existência da media-wiki, mas ele já cria de maneira horizontal, descentralizada e com autonomia entre vários pares conhecimento livre
- lauratresca diz
então, neste caso, eu não vejo problema em ser na USP, não... quem está a frente de uma organização normalmente tem como chegar na USP - já que quem participa dessas organizações não é o nosso público.
- Raquel Quintino diz
temos pouco tempo e devemos focar no que é mais estratégico no médio prazo
- TSB diz
estamos falando de comunicodere livres, né Raquel?
- Raquel Quintino diz
pois se conseguimos mobilizar lideranças colaborativas para contribuir mais com o ambiente e o contrário também teremos mais impacto
- TSB diz
Esses caras, uma vez no mesmo barco, vão contribuir com a evolução da questão no Brasil
- Raquel Quintino diz
mas eu acho que não deve ser na USP, deve ser num lugar central
- TSB diz
mesmo que seja não linear, temos sempre que manter o tema em: produção colaborativa de conhecimento livre no Brasil. Poderia ser no Parque Ibirapuera, por exemplo.
- Raquel Quintino diz
de fácil acesso com essa coisa do acesso livre mais resolvido e o centro cultural é mais o interessante, olido
- TSB diz
Como será tipo hipertexto, o Jimmy não ficará por muito tempo com um microfone na mão e poderemos fazer uma tradução na seqüência de cada frase
- Raquel Quintino diz
vão do Masp
- TSB diz
poderia ser no vão do Masp acho essa a melhor alternativa até agora
- lauratresca diz
eu acabei de falar que o vão do Masp é bem legal (risos)
- TSB diz
central, livre, simbólico. Mas no domingo não rola a feira?
- Raquel Quintino diz
aberto
- lauratresca diz
e se chover a galera tem onde se esconder
- TSB diz
feira de antiguidades?
- Raquel Quintino diz
o problema será a logística de microfones
- lauratresca diz
de domingo, né?
- TSB diz
É, está na internet
- Raquel Quintino diz
e o centro cultural
- TSB diz
mas esse é fechado
- lauratresca diz
o parque Trianon em frente? O centro cultural tem uma área aberta
- TSB diz
não lembro se tem uma praça? No Trianon
- lauratresca diz
eu tenho contatos no Memorial da América Latina
- TSB diz
mas esse deixa de ser central...
- lauratresca diz
deixa
- TSB diz
apesar de ser simbólico também
- Raquel Quintino diz
e no Ibirapuera eu posso conseguir o terminal Tietê (risos), de verdade.
- TSB diz
depois do Masp, essa seria para mim a segunda opção
- TSB diz
o parque Ibirapuera
- Raquel Quintino diz
o Campus Pari, deve ter toda uma rede
- lauratresca diz
eu gosto do Ibirapuera, podemos fazer debaixo da marquise se chover....
- lauratresca diz
acho que este encontro está mais claro para mim agora
- TSB diz
Eles se ofereceram a criar uma campanha virtual de divulgação desse Encontro. Logo deixei claro que acredito que tenha que ser algo No Logo ninguém deve se promover nesse Encontro, nem a Wikimedia, nem a CDN, nem a Cidade do Conhecimento....
- lauratresca diz
entendi agora
- TSB diz
E também não deve rolar promoção institucional na divulgação
- lauratresca diz
muuuito bacana
- TSB diz
Eles vão pensar em um hotsite colaborativo e multimídia
- Raquel Quintino diz
eu acho que poderíamos fazer um encontro de redes colaborativas
- TSB diz
com a possibilidade dos usuários incluírem em seus espaços virtuais um "link" multimídia para essa página onde qualquer um pode criar conteúdo no tripé: produção de conhecimento, processo colaborativo, conteúdo livre
- Raquel Quintino diz
tipo "overmundistas", "revistaviraçãozista", "hip-hopszistas"
- TSB diz
essa página poderia se chamar provocação.org.br, sem logo e sem finalidade comercial, a serviço dessa comunidade de interessados em construir colaborativamente conhecimento livre no Brasil
- lauratresca diz
a minha pergunta sobre público tinha que ver justamente com isso: estas redes vão ter que se sentir "pessoalmente" convidadas
pWIKInic
editDomingo no Parque. Domingo na USP. Ocupação criativa e no maior pique - pic-nic, ou melhor, pWIKInic, uma espécie (logo X no-logo) de "campus party" focado em wikiniciativas.
A USP é "meio" fora de mão e de acesso difícil, mas se o dia estiver bonito (chance alta no início de novembro de sol, com nuvens esparsas e dispersão dos poluentes...)... é um local ideal para reunir um grupo grande, na praça, com telão e internet sem fio...
O campus fica fechado aos domingos, mas podemos encaminhar uma solicitação de ocupação (ou seja, é ocupar criativamente, não invadir) à Prefeitura da Cidade Universitária.
Para a Cidade do Conhecimento, é uma oportunidade de articular o evento a debates, na sexta-feira e no sábado, incluindo lançamento de livros, sobre economia política da informação, comunicação e cultura, pois programamos para o dia 7 de novembro a realização de um evento no campus - será a minha posse como presidente da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC). O pWIKInic no domingão seria portanto um momento de ampla participação, mas precedido de seminários e debates em torno de livros tratando de temas correlatos tais como direito à comunicação, mídia e humanismo, políticas de alteridade, democratização dos meios e novos modelos de desenvolvimento local com suporte de mídias digitais.
Com relação aos logos...claro que minha posição é suspeita. Mas permitam-me uma defesa...
"Coisas" como Movimento Nossa São Paulo ou projetos de corte acadêmico obviamente também são e fazem ações de marketing. Daí a colocar no mesmo saco de um XPTO Rock Festival... acho que vai uma longa distância. Afinal, wikimedia ou mesmo wikipedia também são "marcas", ou melhor, ícones. A questão não me parece propriamente a de ter ou não ter logo e sim a de favorece o não o Logos (trocadilhos à parte, movimentos e orgs são mais do que useiros e vezeiros de marcas, logos e ícones).
A questão central é ter ou não fins lucrativos, comerciais, promocionais num espaço de abertura e contraponto de agendas. Precisamos ser capazes de promover a comunicação, sem nos perdermos nos ícones que podem ajudar, podem atrapalhar, depende do contexto, da hora e do lugar.
USP é ícone de conhecimento, mas dificilmente alguém dirá que isso é um engodo, puro marketing. É um espaço público, mas ocioso aos domingos. Portanto, podemos trabalhar "no" e até "dentro" do ícone, a questão é mais a de saber se temos capacidade para produzir colaborativamente conteúdo relevante para nossas comunidades, como participantes e não apenas como promotores.
Adicionalmente, creio que apesar da boniteza e justeza do lugar campus Butantã da USP, poderíamos organizar uma participação distribuída com pontos de encontro em escolas, telecentros, ONGs, empresas, outras praças públicas fora de S. Paulo, para ampliar a participação em tempo real online de mais gente, acompanhando também via IPTV Experimental da USP.
Ação Educativa
editAcredito que a Ação Educativa pode ser um local bacana para realização do evento pelos seguintes motivos:
1. Desenvolve ações de produção de conhecimento colaborativos.
2. É uma referência para coletivos ligados a mídia independente, educação pública e popular, movimentos culturais e ONGs.
3. Pode convocar estes coletivos para participar e se envolver com as ações Wiki futuras.
4. Fica numa região central próximo às estações Santa Cecília ou República do metrô.
5. Tem um auditório com capacidade para 100 pessoas, tem disponibilidade de agenda para este dia (por enquanto).
Ps.Eles cobram aluguel do auditório R$ 500,00 no domingo e 350,00 na segunda (acho que é possível negociar ou até não cobrarem caso estejam envolvidos como co-realizadores).
O que acham?
Centro Cultural
editConseguimos fechar o Centro Cultural para o Evento.
A Sala Adoniran Barbosa.
Será uma Wikinight no dia 10 de novembro.
O Formato do evento será um mesa expandida com pessoas reconhecidas pelo trabalho ligado a produção de conhecimento colaborativo.
O Ronaldo Lemos, Sérgio Amadeu, Gilson Schwartz, confirmaram presença e estão ajudando na preparação do evento.
Ainda faltam muitas coisas para ser definidas, mas com dia e local, tudo vai caminhando.
Agora o desenho de como será esse "mesa expandida" ainda está para ser construído.
Alguém tem idéia de como poderia ser?
Como mobilizar o pessoal para comparecer?
Qual o grande desafio pós evento?
Ufa que legal........ Raquel Quintino 17:58, 7 October 2008 (UTC)