Estratégia/Wikimedia Movement/2018-20/2019 Conversas da comunidade/pesquisa/conceito e metodologia

Como resultado, as seguintes decisões de projeto foram feitas:

  • a estrutura para a pesquisa será oferecida principalmente na página meta, e não na própria pesquisa, para torná-la menos sobrecarregada. No entanto, recomenda-se que os participantes referenciem à página meta para obterem esclarecimentos para lacunas de contexto;
  • como esta pesquisa é sobre o pensamento estratégico e depende do contexto, foi uma decisão de projeto não incluir perguntas de múltipla escolha pois isso, possivelmente, causaria um direcionamento e reduziria a riqueza das respostas fornecidas;
  • as perguntas foram criadas pelos grupos de trabalho para descobrir informações e conhecimentos necessários para que possam elaborar as recomendações. Isso reduz as opções de reelaboração das perguntas, mas assegurará que o conteúdo coletado por meio da pesquisa seja útil nos próximos estágios do processo;
  • como alguns dos participantes da pesquisa podem desejar fazer contribuições anônimas, fornecer contexto adicional às respostas (p. ex.: regional, gênero, histórico de envolvimento) é opcional.
Grupos-alvo

De modo geral, visamos usuários da Wikimedia no sentido mais amplo, desde contribuidores individuais de qualquer um de nossos projetos até membros, equipe ou conselho de grupos organizados, e parceiros do nosso ecossistema.

Mais particularmente:
  • A pesquisa é direcionada principalmente a wikimediantes ou pessoas que têm alguma relação com a Wikimedia com uma preferência específica a:
    • Forneça contribuição anônima para a estratégia de movimento;
    • Use um ponto de acesso online / móvel / não-wiki para compartilhar suas contribuições.
  • A abordagem escolhida para distribuição está usando redes de ligação existentes, bem como canais de mídia social, além de distribuições de listas de discussão e discussão, o que significa que:
    • Esperamos que a pesquisa alcance mais pessoas que geralmente são deixadas de fora nas discussões globais da Wikimedia. Envolver essas pessoas será apoiado pela tradução da pesquisa.
    • Há uma oportunidade crescente de que algumas pessoas que têm um contato relativamente frouxo com a Wikimedia, mas que estão interessadas nas discussões também podem aproveitar a oportunidade e proporcionar suas perspectivas.
Datas Ação
20 de maio a 23 de maio Revisão final da pesquisa
24 de maio a 29 de maio Tradução da pesquisa
30 de maio a 31 de julho Realização da pesquisa
1 de agosto a 18 de agosto Estágio final da pesquisa
1 de agosto a 31 de agosto Encerramento e relatório final
1 de agosto a 31 de agosto Os grupos de trabalho incorporarão os resultados no desenvolvimento das recomendações.