Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Atualizações/2 de fevereiro de 2017 - Atualização 5 no processo de estratégia do Movimento Wikimedia

Mensagem da Katherine Maher

"Esta mensagem, 2 de fevereiro: Atualização do processo de estratégia do Movimento Wikimedia (#5), foi enviada pela Katherine Maher em 2 de fevereiro de 2017.

Olá a todos!

As atualizações das últimas duas semanas atrasaram enquanto participei da WikiIndaba 2017 com os membros africanos de nossa comunidade e participei em revisões trimestrais de toda a organização.

Esse é um email longo. Em resumo, encontrarás informações sobre:

  • A equipe central de estratégia do movimento
  • Equipes das trilhas sendo desenvolvidas
  • O Comitê Diretivo do Processo Comunitário
  • Discussões de estratégia sendo planejadas para a Conferência Wikimedia 2017
  • Os resultados preliminares das discussões na reunião de todos ("All Hands") da Fundação Wikimedia.
  • Reunião dos diretores executivos dos afiliados na Suíça
  • A conferência WikiIndaba 2017

Primeiro, uma rápida nota de Gana: parabéns aos organizadores da WikiIndaba pelo evento de alta energia e qualidade. O programa foi envolvente, altamente relevante e provocador sobre o futuro do movimento na África. Foi ótimo ver pessoas de todo continente, da Argélia à África do Sul, da Uganda à Nigéria. Se estás lendo isso de qualquer outro lugar do mundo e não teve a chance de conhecer as nossas comunidades na África, dê uma olhada nesses posts sobre a primeira racunhathona na África e o terceiro Wiki Loves África - e marque seus calendários para a Wikimania na Cidade do Cabo em 2018!

Nas últimas semanas, a equipe central de estratégia discutiu a distribuição dessas atualizações e a probabilidade de que não estamos alcançando pessoas suficientes na comunidade com essas notificações. Queremos ter certeza que todos tem oportunidade de participar nas conversas e discussões.

Dessa forma, os departamentos de Participação Comunitária e Comunicação estão trabalhando em planos para aumentar a distribuição de nossas atualizações para diferentes lugares e diferentes canais além da Wikimedia-l (como outras listas de email, grupos de mídias sociais e mais). Precisamos da sua ajuda para espalhar a notícia a quantas comunidades quanto possível para que possam ter as suas vozes ouvidas. Aonde essas comunidades se reúnem? Apreciamos sugestões sobre aonde devemos compartilhar essas e outras atualizações.

Equipe central da estratégia do movimento

Enquanto compartilhei minha última atualização, a equipe central ajudou a facilitar o processo de estratégia ser montado. Eles tem a experiência para fazer o trabalho que precisamos - desde profundas considerações estratégicas até conhecimento de longa data da Wikimedia.

A equipe central é composta de indivíduos da Fundação Wikimedia e williamsworks:

  • Whitney Williams, williamsworks
  • Ed Bland, williamsworks
  • Shannon Keith, williamsworks
  • Guillaume Paumier, Analista Sénior, Fundação Wikimedia
  • Suzie Nussel, consultora organizacional de estratégia, Fundação Wikimedia

Para sermos claros - essa equipe não determinará a direção estratégica. O movimento Wikimedia, junto, é que determinará. Em vez disso, a responsabilidade da equipe central é guiar o processo geral e manter a todos envolvidos e comprometidos. Os arquitetos, (Whitney, Ed, Guillaume) irão co-desenhar as conversas nas nossas comunidades e além, e ajudarão a transformar essas conversas em resumos significativos, informados além da direção proposta. Eles trabalharão juntos e pedirão conselhos dos líderes de trilha, grupos de trabalho, e conselheiros voluntários. Os gerentes de projeto e partes interessadas (Suzie e Shannon) trabalharão com os líderes de trilha para impulsionar o envolvimneto, coordenarão as trilhas e apoiá-las conforme necessário, além de gerenciar tarefas, prazos e orçamentos para o processo em geral.

Tivemos uma oportunidade de introduzir a equipe central na reunião de métricas de janeiro e podes encontrar isso aqui.

Equipes das trilhas (A-D)

Nossa proposta é identificar diferentes audiências dentro de nossas comunidades Wikimedia e organizar as "trilhas" the compartilhamento de informações e diálogos que satisfaçam as necessidades específicas de ca audiência. Cada trilha deve possuir um grupo de trabalho que aconselhará a equipe central na melhor maneira de envolver a comunidade específica daquela trilha. Enquanto isso ainda está evoluindo, as quatro trilhas que estamos considerando atualmente são:

  • Trilha A - grupos organizados - Coordenará esforços com os grupos organizados da Wikimedia, que incluem os afiliados do movimento Wikimedia, Comitê de Disseminação de Fundos, Comitê de Afiliações, o Conselho da Fundação, funcionários da Fundação e dos afiliados, e outros grupos organizados ou semi-organizados que ajudam a apoiar os movimentos, como a GLAM-wiki.
  • Trilha B - Contribuidores individuais - Coordenará esforços relacionados a contribuidores individuais, como editores, curadores e desenvolvedores voluntário, em várias línguas e projetos Wikimedia.
  • Trilha C - Mercados de alto reconhecimento - Coordenará esforços relacionados a leitores existentes e novos de nossos projetos, além de de parceiros novos e em potencial em países ou línguas (mercados) aonde somos bem conhecidos. Difusão para leitores ou leitores em potencial focarão em mercados que que tem alto nível de reconhecimento e uso dos nossos projetos. Também falaremos com organizações afins e especialistas em conhecimento, comunidades e tecnologia associados com o movimento agora, ou aqueles fora do movimento.
  • Trilha D - Mercados de baixo reconhecimento - Coordenará esforços relacionados a leitores existentes e novos de nossos projetos, além de de parceiros novos e em potencial em países ou línguas (mercados) aonde não somos bem conhecidos. Difusão para leitores ou leitores em potencial focarão em mercados que que tem alto nível de reconhecimento e uso dos nossos projetos. Também falaremos com organizações afins e especialistas em conhecimento, comunidades e tecnologia associados com o movimento agora, ou aqueles fora do movimento.

Apreciamos seus pensamentos nessas trilhas propostas. Há partes interessadas que nos esquecemos? Isso faz sentido? Por favor compartilhe seus pensamentos na página de discussão dessa atualização.

Desenho de processos para as trilhas de audiência da comunidade (A e B)

O departamento de Participação Comunitária convidou pessoas de todo o movimento para reunir o comitê de diretivo do processo. Esse comitê iniciou discussões com a equipe central de estratégia do movimento sobre como podemos melhor envolver editores individuais (Trilha B) e movimentos organizados (Trilha A) no processo de estratégia Eles continuarão reuniões às sextas nas próximas semanas e reunir opiniões para um processo participativo e aberto do movimento.

Em suas primeiras reuniões, o grupo discutiu como envolver membros mais quietos da nossa comunidade e maneiras de utilizar canais e plataformas para encorajar participação além da Meta Wiki e listas de email. Além de usar canais de comunicação diversos - nas wikis e fora - também propuseram envolver embaixadores (membros da comunidade altamente envolvidos) e contratar coordenadores comunitários adicionais para proporcionar apoio para os idiomas diferentes. Esses papéis já foram publicados e esperamos candidatos.

O grupo também discutiu como construir um kit de ferramentas para facilitadores para ajudar a garantir discussões efetivas com as comunidades e projetos locais e ter um bom modelo para reportar do/para o inglês. Ainda, o objetivo é para esse kit ser capaz de ajudar a envolver ambos contribuidores antigos e novos.

Semanalmente, a Equipe Central compartilhará protótipos iterativamente dos dois processos iniciais propostos, baseados nas opiniões e comentários desse Comitê Diretivo. Esse protótipos serão postados semanalmente no Meta para que todos possam compartilhar seus pensamentos e comentários.

Desenho de processos para trilhas de audiência de especialistas e leitores (C e D)

A Equipe Central tem debatido algumas ideias sobre como melhor reunir ou consultar com especialistas globais. A equipe de Alcance Global da Fundação, liderada pela Adele Vrana, está trabalhando para identificar mercados aonde a divulgação terá o maior impacto e áreas aonde a divulgação requererá consideração especial. Estamos considerando líderes, ambos dentro e fora do movimento Wikimedia, para ajudar a desenvolver e liderar esforços ao redor dessas duas trilhas.

Conferência Wikimedia em Berlim (final de março)

A Conferência Wikimedia em Berlim será realizada no final de março/começo de abril. Dada que essa é uma de nossas principais reuniões anuais, nos perguntamos como podemos aproveitar ter tantas pessoas de tantas experiências de vida diferentes juntas, no mesmo lugar, para falar sobre o futuro de nosso movimento.

Trabalhando com a Wikimedia Deutschland (Alemanha), expandimos a lista de convidados a conferência e estamos desenvolvendo uma "trilha de estratégia" dedicada para discussões. Convidamos e confirmamos reservas para 145 pessoas adicionais, incluindo nossos stewards, contribuidores individuais, representante de outras organizações e grupos do movimento (como a GLAM-wiki), e participantes adicionais dos afiliados menores e mais recentes. Usaremos Berlim como uma oportunidade para ter uma conversa aberta na direção temática sobre o movimento como um todo. Documentaremos essas conversas detalhadamente, para ter certeza que serão abertas, transparentes e informe nossa conversa comunitária mais ampla.

Encontro de Todos ("All Hands") da Fundação Wikimedia

Whitney, Ed, e Shannon da Williamsworks foram a reunião de Todos ("All Hands") da Fundação Wikimedia em janeiro e publicamos um relatório na Meta-Wiki com achados iniciais. Alguns dos temas emergentes são: compartilhando conhecimento (contribuindo, não só consumindo/distribuindo), educação (caminhos para aprendizado, curiosidade), acesso ao conhecimento (próximo bilhão versus último bilhão na internet, ou outros espaços para conhecimento), maior cordialidade, ativismo (defendendo e lutando por conhecimento livre no mundo) e parcerias (o grande "nós").

Encontro de Diretores executivos de filiados ao movimento Wikimedia na Suíça

Suzie, Ed e Anna Stillwell participaram com 12 diretores executivos de afiliados dos movimento para uma discussão na Suíça para o processo de estratégia do movimento. A reunião ajudou à equipe central compreender melhor os desafios e oportunidades dos afiliados representados, além de ideias iniciais sobre a direção estratégica e recomendações de processo para conversas comunitárias efetivas. Temas chave identificados incluíram Educação (foco em alfabetização midiática e alavancar projetos para educação), globalizar ("Go Global", todos tenham o mesmo acesso ao conhecimento), inclusão (soma de todo o conhecimento, vindo de diversas fontes e novos formatos) e Fatos Importam (conhecimento confiável e verdadeiro em um ambiente político "pós fatos" nos EUA e Europa Ocidental).

Conferência WikiIndaba 2017

Eu tive uma oportunidade de ter uma série de conversas fantásticas com membros africanos de nossa comunidade que foram à WikiIndaba 2017 em Gana. Em vez de sessões de comentários, concordamos com a comunidade Indaba nos enviaria mensagens com suas esperanças, sonhos e no que eles gostariam que se focasse nos próximos 15 anos. Eu estou ansiosa por receber isso e compartilhar esses temas no portal de estratégia da Meta-Wiki.

Uma coisa que a minha viagem a Gana me permitiu refletir é que mesmo quão longe esse projeto chegou em um curto tempo temos muito mais a seguir antes de podermos engajar um movimento do tamanho do nosso em uma maneira verdadeiramente significativa - ou para que cada canto do nosso movimento mesmo saiba que esse trabalho está acontecendo! Eu agradeço os seus pensamentos obre isso, e espero poder compartilhar mais nas próximas semanas sobre como nossos esforços podem nos ajudar a alcançar esse objetivo.

Próximos passos

  • Reunir comentários de toda a comunidade em processos propostos (grupos organizados e contribuidores individuais)
  • Confirmar líderes de trilha, papéis e responsabildidades
  • Construir um kit de ferramentas de facilitador, incluindo:
    • Premissas para a discussão
    • Contexto (relatório de pesquisa) para a discussão sobre estratégia de movimento e perguntas para inspirar a conversa.
    • Ferramentas e ideias para envolver a comunidade (por exemplo: abordagens para facilitação em reuniões pessoais, melhores práticas em divulgação onwiki)
    • Predefinições e instruções para resumos escritos sobre a discussão.
  • Construir a documentação no Portal da Estratégia do Movimento 2017 na Meta-Wiki para apoiar envolvimento e transparência

A partir desse mês, compartilharemos resumos mensais desses emails através da lista de MassMessage que as pessoas tem se registrado para receber. :) Se gostaria de adicionar a tua página de usuário ou página de discussão do teu grupo a essa lista, estás convidado a se inscrever.

Obrigado por ler até aqui!

Eu aprecio eu seu continuado interesse e paciência com esse processo a medida que ele se desenvolve. Agradeço aos comentários que as pessoas têm enviado e, como muitos de vocês, estou ansiosa por começar as discussões com todo o movimento.

Katherine