Programa Catalisador do Brasil/Planejamento 2012-2013/Parcerias/Ação Educativa/Projeto

If you are looking for the proposal from Ação Educativa (Brazil) under review, please visit the current proposal
Esta tradução do projeto proposto pela Ação Educativa à Wikimedia Foundation está em andamento. Colabore!


"Educação e acesso ao conhecimento no Brasil: catalisando as comunidades e projetos Wikimedia por meio da colaboração ativa, autonomia e compartilhamento" é uma proposta submetida pela Ação Educativa para a Wikimedia Foundation para desenvolver um projeto focado nos projetos Wikimedia no Brasil. A proposta foi construída pela Ação Educativa em parceria com a atual equipe do Programa Catalisador do Brasil. Ela pretende viabilizar o trabalho da equipe localmente, ao oferecer a estrutura e expertise necessárias no campo educacional, ao permitir efetividade do plano de trabalho, bem como a concretização de parcerias locais. A Ação Educativa também tem interesse em aprender mais com a comunidade da Wikimedia sobre compartilhamento de conhecimento, comunidades online e conhecimento livre. Acreditamos que essa proposta é promissora para o movimento Wikimedia no Brasil, bem como para a Ação Educativa e outros movimentos locais que almejem o direito à educação, o direito ao conhecimento e o direito à informação.


Proposta de projeto da Ação Educativa

Outubro de 2013 a julho de 2014



Esta é uma proposta de projeto da Ação Educativa para ser implementada de outubro de 2013 a junho de 2014, para a execução do programa catalisador do Brasil. O documento foi construído pela atual equipe do programa, em parceria com a Ação Educativa, baseando-se no planejamento geral do programa construído anteriormente em parceria com a comunidade, no planejamento para análise de dados e experimentos em algumas ideias que emergiram no encontro da comunidade brasileira em 2012, tendo em mente os objetivos, as oportunidades e os desafios enfrentados ao longo do último ano e meio. Fique à vontade para dar ideias e comentar.

Histórico do Programa Catalisador do BrasilÀ procura de uma parceria institucional no BrasilSobre o Programa Catalisador do Brasil: oportunidades, mudanças e o estado da arteHistórico da Ação EducativaObjetivos e Atividades
GovernançaPotenciais ParceirosOrçamentoPerguntas Frequentes
Ask us a question
Ask us a question



Aviso: Esse projeto é um planejamento geral do trabalho que a equipe do Programa Catalisador do Brasil pretende desenvolver em parceria com a Ação Educativa, baseado em suas expertises e conexões, assim como no planejamento previamente construido pela equipe Wikimedia brasileira com contribuições e sugestões feitas pela comunidade e também no planejamento de anáise de dados e experimentos.

Um plano mais detalhado das atividades deve ser discutido e definido em um modelo de gestão múltipla com comunidade, Ação Educativa, equipe brasileira e parceiros. Para iniciar o processo uma das primeiras atividades planejadas nesse projeto é a realização de um encontro nacional no primeiro mês da parceria (possivelmente Outubro), com a participação de membros da comunidade, parceiros, diferentes areas da Ação Educativa, um ou dois membros do Board da Wikimedia Foundation e a equipe do projeto caralisador do Brasil.

Novas atividades poderão sugir e uma metodologia mais detalhada sobre como partes do plano devem ser desenvolvidas deve ser feita, especialmente em areas que envolvem diretamente a comunidade, como o experimento de micro grants na Wikipédia e seus projetos irmãos.


Resumo da proposta edit

A Ação Educativa é uma organização sem fins lucrativos que tem trabalho nos campos da educação, cultura e juventude há quase 20 anos. Bem estabelecida no Brasil, a comunidade desenvolve mais de 30 projetos apoiados por mais de 20 financiadores e conta com um grande escritório na área central de São Paulo.

A Ação Educativa recebeu importantes prêmios graças aos seu compromisso com as melhorias do sistema educacional no Brasil. No contexto internacional, o projeto mais conhecido com que se envolveram ativamente é o Fórum Social Mundial do Brasil desde 2001, que conta com um modelo de governança multi stakeholder.

Objetivos edit

  • Aumentar e fortalecer o acesso ao conhecimento no Brasil por meio da catalização dos projetos Wikimedia e do aumento do alcance desses projetos e da comunidade no Brasil;
  • Construir e ampliar a rede de educadores, organizações educacionais e estudantes que aprenderão que multiplicarão como colaborar com os projetos Wikimedia, também desenvolvendo a perspectiva de autoria, encorajando-os a tornarem-se produtores de conteúdo;
  • Apoiar instituições educacionais dos mais diversos níveis a integrarem tecnologias educacionais de colaboração, os projetos Wikimedia e suas comunidades.
  • Criar e difundir conteúdo de qualidade com alto grau de participação de educadores e cidadãos em geral.
  • Compartilhar conteúdo educacional e cultural nos projetos Wikimedia.
  • Aumentar a leitura dos projetos Wikimedia e ampliar o conhecimento sobre eles de maneira mais ampla no Brasil.
  • Aumentar o nível de participação e colaboração nos projetos Wikimedia.

Resumo das atividades edit

Iniciativas principais Quais são os objetivos dessa iniciativa ? Quais são os objetivos estratégicos da Wikimedia para os quais essa iniciativa aponta? Quais são as atividades principais / milestones associados a essa iniciativa? Como sua organização vai realizar essa iniciativa? Como sua organização vai medir e avaliaro sucesso dessa iniciativa?
Mapear os recursos educacionais abertos disponíveis e a construção colaborativa do conhecimento no campo educacional, em colaboração com as comunidades de recursos educacionais abertos, a comunidade Wikimedia, os movimentos de cultura livre e as organizações educacionais parceiras. Documentação na Wikiversidade, no Meta e na br.wikimedia.org de pelo menos 20 experiências e práticas educacionais de compartilhamento do conhecimento disponível a todos no Brasil. Estimular inovação, aumentar participação e qualidade. Realização de um seminário/oficina com a comunidade Wiki e ativistas de recursos educacionais abertos, institucões educacionais e movimentos de cultura livre em São Paulo para reunir algumas das principais experiências e definir os eixos da pesquisa. Realização de uma pesquisa e sistematização das iniciativas. Coleta de informações, atrair professores envolvidos para construir uma base de dados com as experiências, identificação e análise das melhores práticas, dos gaps e das ações de colaboração possíveis, a partir do conhecimento e das experiências de membros da comunidade. Nível de colaboração (# de pessoas e organizações envolvidas no processo), iniciativas identificadas e documentadas, ações de colaboração planejadas para futuras atividades buscando aprimorar e experimentar novas práticas, combinando as diferentes experiências identificadas no processo.
Debater e difundir os resultados do mapeamento Compartilhar e debater os resultados do mapeamento, propondo e planejando a continuidade e possíveis futura colaboração Estimular inovação, aumentar participação e qualidade Concluir e apresentar amplamente o relatório do mapeamento, organizar e promover um seminário, desenvolver metodologia para debate e sistematização, divulgar o evento e convidar participantes, bem como publicar resultados com antecedência para permitir debate pré-evento. Organização de um evento público sobre práticas educacionais e difusão de conhecimento construído colaborativamente; apresentação do mapeamento publicado. # participantes, acesso ao mapeamento (downloads ou views), aumento de conteúdo e/ou referências nos projetos Wikimedia com auxílio das fontes mapeadas, produção de conteúdo.
Motivar o debate público por meio da mídia e outros fóruns públicos por meio da difusão dos resultados do mapeamento mencionado acima e construir uma base de dados de fontes de mídia relacionado à aplicação de tecnologias no processo educacional no site Obervatório da Educação. Chamar a atenção para a importância de se criar e disseminar conteúdo livre. Ampliar o alcance. Mapeamento de espaços chaves para publicação e divulgação dos resultados do mapeamento (eventos, veículos de mídia e outros). Distribuir material para a imprensa e propor debate público por meio de participação em eventos compartilhando resultados, reflexões e possibilidades derivadas do mapeamento. Alcance do debate público e da cobertura de mídia.
Disseminação de conteúdo cultural por meio dos projetos Wikimedia e outros canais. Crescimento de conteúdo nos projetos Wikimedia por meio de inclusão de conteúdo produzido pela Ação Educativa (Wikisource), a Biblioteca Nacional, a biblioteca Brasiliana da USP, e outros parceiros. Melhorar qualidade (e aumentar conteúdo e participação). Pesquisa de conteúdo livre (ou com potencial para ter licença alterada), como documentos históricos, livros, manuais, artigos, guias, pesquisas científicas, produzidas ou armazenadas por organizações culturais e educacionais, realização de oficinas e editathons para adicionar o conteúdo, planejar parcerias para projeto de QR code com instituições como jardins botânicos, zoológicos e espaços urbanos. Começar pela Biblioteca Nacional e Ação Educativa; realizar oficinas de edição junto a essas instituições; implementar parceria ou programa de tutoria com bolsas (a ser desenvolvido em parceria com a comunidade) para organizar e subir o conteúdo. # conteúdo adicionado e/ou utilizado como fontes.
Criação e disseminação de conteúdo educacional por meio dos projetos Wikimedia. Melhorar a qualidade dos projetos Wikimedia e incentivar o desenvolvimento da cultura de colaboração dentro do campo acadêmico. Melhorar qualidade. Criação, melhorias e distribuição dos guias de colaboração, realização de oficinas online, acompanhamento, supervisão dos desenvolvimento das atividades do curso, apoio na revisão final, sistematização de aprendizados. Envolver pelo menos 30 professores no projeto de educação que implica desenvolver atividades em salas de aula. POr meio de atividades de formação (veja na sessão de formação. # verbetes criados, # verbetes melhorados, # professores envolvidos, # estudantes envolvidos (criação e melhoria de pelos menos 200 verbetes durante o semestre; envolvimento de pelo menos 300 estudantes).
Formação: um curso gratuito durante o primeiro semestre de 2014 voltado a educadores das mais diversas etapas da educação, para incentivar a construção de conteúdo nos projetos Wikimedia e o uso de tecnologias para criação colaborativa do conhecimento como um processo educacional que possa tornar a exeperiência de aprendizado mais significativa para os estudantes. O curso tem por objetivo formar educadores e ativistas de direitos humanos no campo educational para aplicar o uso de tecnologias colaborativas à educação, coordenar atividades na wiki em sala de aula, fazer um uso qualificado e crítico das tecnologias e do conteúdo disponíveis na internet nos processos educacionais, tornarem-se autores de conteúdo livre nos projetos Wikimedia. Ele também tem por objetivo fortalecer uma rede de educadores, ativistas de direitos humanos no campo educacional, movimento Wikimedia e ativistas pelo conhecimento livre comprometidos com o uso de tecnologias de criação colaborativa para a educação. Ademais, vai permitir-nos fazer uso das experiências mapeadas coletadas na primeira fase do projeto. Aumentar participação, melhorar qualidade, ampliar alcance. Planejamento e organização do curso, montagem da grade de programação, comunicação sobre o curso, abertura e gerenciamento de inscrições, desenvolvimento do curso, avaliação do curso. Baseados nos princípios da educação popular e da criação colaborativa do conhecimento, o curso vai combinar palestras gerais sobre o direito à educação e a conteúdo livre, bem como atividades práticas nos projetos Wikimedia e com ferramentas e conteúdo disponíveis na internet sobre os temas debatidos durante o curso. O mapeamento de recursos educacionais abertos e de práticas de construção colaborativa do conhecimento no campo educacional também contribuirá para construir as unidades do curso e convidar alguns palestrantes. De 50 a 100 professores do ensino médio, coordenadores educacionais, professores do ensino superior, jornalistas, estudantes e ativistas em direitos humanos fazendo uso qualificado e crítico de tecnologias da informação, praticando o compartilhamento do conhecimento e desenvolvendo atividades nos projetos Wikimedia. O curso também tem por objetivo gerar conteúdo ao longo do semestre, por meio da criação ou significativa melhoria de pelo menos 100 artigos.
Desenvolver uma metodologia para a organização e documentação colaborativas das experiências educacionais com ferramentas Wiki, mirando os professores brasileiros. Estimular a documentação colaborativa e sistemática de práticas e experiências educacionais fazendo uso de ferramentas wiki, para encorajar e apoiar seu uso das mais diversas formas. Incentivar inovação, aumentar participação Levantamento de metodologias online e offline para compartilhamento de práticas, análises de metodologias exitosas, experimentos de práticas e criação de um guia de recomendações para colaboração por meio do compartilhamento de práticas educacionais. Baseados nos princípios da educação popular e da criação colaborativa do conhecimento, o processo vai envolver criar um piloto com professores coordenando atividades Wiki e construindo práticas colaborativas para documentação e troca de experiências e aprendizados de forma permanente. Uma base de dados abrangendo as mais importantes experiências com o uso de Wiki para compartilhar experiências educacionais, permitindo a melhoria das práticas e aprendizados coletivos, bem como o envolvimento de novas pessoas com a prática de compartilhar experiências educacionais ao longo dos anos.
Desenvolver sessões de treinamento online para professores e estudantes envolvidos com o programa de educação. Fortalecer a relação com os professores e acompanhar o desenvolvimento dos cursos mais de perto, atingindo um número maior de professores. Melhorar qualidade, aumentar participação. Planejar as sessões, melhorar os materiais online, oferecer as sessões, documentar processo e aprendizados. Equipe brasileira vai organizar sessões online a cada 15 dias para professores envolvidos nas atividades Wikimedia. # de professores participando das sessões, # de cursos que realmente executam e concluem a tarefa, ter pelo menos 30 professores envolvidos nas atividades online e apoiados por elas.
Criar material online e localizar ferramentas. Facilitar a coordenação de atividades dos professores em sala de aula Aumentar participar Rascunhar um roteiro de vídeos a ser revisado pela comunidade; amarrar comentários e sugestões; gravar de 10 a 15 curtos vídeos tutoriais sobre como editar os projetos Wikimedia; publicá-los. Localizar a extensão do programa educacional, materiais online voltados para novos usuários, educatores, estudantes e embaixadores; criar nova estrutura das páginas do programa educacional. Desenvolver as atividades acima mencionadas, buscando parcerias com video makers e projetos de audiovisual ou contratando serviços terceirizados se e quando necessário para a produção profissional de vídeos. # de materiais disponíveis online, # acessos/downloads, ter 30 professores participando do programa e apoiados por este material.
Criar e distribuir material impresso. Encorajar o envolvimento de novos professores no programa e ajudá-los a coordenar atividades na sala de aula. Aumentar participação, melhorar qualidade Planejamento, localização e produção, diagramação e design, impressão e distribuição. Localização de materiais e criação de um guia de participação em todos os projetos Wikimedia em Português, utilizando os materiais existentes e adaptá-los para a realidade dos projetos Wikimedia. Sob a responsabilidade da equipe brasileira, o processo deverá envolver wikimedistas interessados em melhorar e criar tutoriais. The distribution of at least 3 types of print tutorials (for general newcomers, educators willing to develop activities and students) to more than 300 professors.
Criar um tutorial para ser utilizado em plataformas educacionais de inclusão digital existentes, distribuidas e operadas por agências governamentais e outras organizações. Agências do governo brasileiro e outras orgnizações usam plataformas de educação a distância com materiais educacionais distribuidos para milhares de estudantes através de seus próprios professores e tutores. Muitas dessas plataformas possuem módulo que introduzem o uso da internet aplicada a educação. Porém, eles não possuem módulos sobre como compartilhar conhecimento nos projetos Wikimedia. O Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO), o Ministério da Educação (MEC) no estado da Bahia e a Abril Educação, uma organização não-governamental ligada a uma corporação de mídia, estão interessados em incluir módulos específicos sobre como usar projetos Wikimedia em suas plataformas. O objetivo é criar capacidades entre estudantes de plataformas virtuais de inclusão digital. Nossa equipe irá criar o conteúdo e parceiros irão incluí-lo em suas plataformas e treinar suas equipes sobre como utilizá-lo. Para isso nós iremos criar guias para tutores. Aumentar participação Preparar material básico; realizar parcerias para inclusão do conteúdo nas plataformas; ter módulos sobre como editar projetos Wikimedia rodando nas plataformas. Analisar a estrutura dos módulos em cada plataforma; escrever um guia básico; adaptá-lo para diferentes plataformas e distribuir para parceiros, que irão adicioná-los nas plataformas; acompanhar o uso e monitorar resultados. Aumentar o alcance de tutoriais sobre projetos Wikimedia; aumentar o número de novos editores e de novos artigos. Porém, esperamos que o impacto aconteça em médio-longo prazo, considerando que cursos duram mais de um ano, e é improvável que sejamos capazes de medir quantos novos usuários se engajaram por causa desses cursos. Porém, nós podemos realizar uma pesquisa online com usuários das plataformas perguntando quem fez qual módulo, quem editou projetos Wikimedia e quem gostou e continuou editando.
Contruir, manter, estimular e agitar uma rede de professores que participam do programa educacional no Brasil e auxiliá-los a se tornarem auto-organizados e auto-geridos. Apoiar a criação de uma rede independente de professores, com engajamento direto junto a comunidade interessada em apoiar o projeto, tornando o trabalho da equipe desde projeto gradualmente menos necessária para a sustentabilidade do programa. Melhorar qualidade, aumentar participação Encontros; videoconferências; documentação de experiências. Criar canais de comunicação permanente e atividades regulares para auxiliar a comunidade educacional a liderar e desenvolver projetos com o movimento Wikimedia. Organizar videoconferências para promover conversas entre professores e wikipedistas e organizar eventos presenciais para reunir um grupos de professores ativos para trocar experiências, compartilhar aprendizados, discutir possíveis parcerias e sistematizar metodologias e casos de sucesso, criar uma lista de emails para professores e embaixadores trocarem experiências. # de professores engajados na rede; # de professores trabalhando em colaboração entre si; # de professores liderando atividades com baixa necessidade de suporte extra
Apoiar a organização de encontros comunitários regionais e locais pelo Brasil. Auxiliar a comunidade a participar de encontros em um país de dimensões continentais e aumentar o alcance através de participação online. Aumentar participação Encontros transmitidos; minutas documentadas; sistematização de resultados de todos os encontros. Auxiliar a construção de um calendário; apoiar a criação de infra-estrutura para transmissão dos encontros; auxiliar na sistematização dos encontros; ter um senso de convergência entre os eventos. Organizar pelo menos um encontro em cada uma das 5 regiões geográficas brasileiras; # de pessoas participando dos encontros; # de projetos liderados pela comunidade surgidos nesses eventos. Impacto na construção da comunidade nacional.
Auxiliar a comunidade a construir uma rede de desenvolvedores, pesquisadores e analistas de dados. Construir sustentabilidade para o desenvolvimento de análise de dados apoiando localização de novas ferramentas que possam melhorar a experiência de edição nos projetos Wikimedia. Aumentar participação Desenvolver parcerias; organizar hackathons; criar tutoriais online e oferecer suporte regular para desenvolvedores e analistas através de nossa equipe junto de um pequeno grupo de voluntários que já desenvolvem ferramentas para os projetos Wikimedia. A equipe brasileira já está em contato com grupos como os organizadores do Fórum Internacional de Software Livre (FISL) e o Garoa Hacker Clube, uma organização não-governamental de desenvolvedores, para organizar hackathons em parceria. Oferecer suporte onlien também será parte de nosso trabalho, assim como encorajar e guiar pesquisadores para utilizarem nossos dados disponíveis. Aumentar o número de desenvolvedores e pesquisadores realmente engajados de aproximadamente 6 para pelo menos 10 (com pespectivas de aumentar esse número no ano seguinte novamente). Ter melhores ferramentas para previnir edições de baixa qualidade.
Auxiliar a comunidade a organizar um concurso fotográfico. A comunidade brasileira já discutiu a possibilidade de participar do concurso global de fotografia do Wikimedia Commons; Wikimedia Loves Monuments. Porém, varias razões a impediram de organizar uma versão brasileira do concurso. Nós pretendemos criar um concurso nacional, com uma variedade de categorias que são comumente fotografadas no Brasil, como natureza, problemas urbanos, animais, e outros, convidando a comunidade a tomar a frente, criando experiência para futura organização de concurso atraves de esforços conjuntos. Aumentar participação. Estruturar o concurso, convidar a comunidade a decidir como ele deve acontecer, auxiliar a adaptar regras e a monitorar resultados do concurso. Aprender com o modelo internacional do Wiki Loves Monuments, adaptar onde necessário, lançar o concurso e documentar aprendizados. 1500 fotos carregadas no Commons, participação de pelo menos 800 pessoas, retenção de 10% dos usuários, participação em concursos globais futuros.
Criar um programa de micro grants para apoiar a comunidade a desenvolver atividades e se fortalecer no Brasil. Apoiar atividades propostas por voluntários. Aumentar participação. Desenvolver um piloto em parceria com a comunidade; executar o programa; documentar aprendizados e resultados. Discutir com a comunidade para definir o funcionamento do programa; lançar o programa; apoiar atividades; documentar aprendizados e resultados. Realização pela comunidade de pelo menos 5 projetos que visem o crescimento e o fortalecimento dos Projetos Wikimedia.
Monitorar o desenvolvimento das ações lideradas pelo Projeto Catalisador do Brasil para permitir acompanhamento geral pela comunidade do alcance dos objetivos do programa. Permitir que qualquer um acompanhe os resultados do projeto, os analisando e propondo melhorias baseado nos resultados. Tendo uma avaliação pública e contínua do alcance dos objetivos do programa permitiremos que a comunidade global possa acompanhar de forma transparente o que está acontecendo no programa e também possibilitaremos a nós mesmos a realização de correções no programa em busca de atingir os objetivos planejados. Melhorar a qualidade (do próprio projeto). Criar uma página com métricas, objetivos e dados correspondentes a cada atividade desenvolvida; acompanhamento regular dos resultados; publicar os resultados. Vamos medir as atividades das atividades do projeto (como a produção dos estudantes no programa educacional, o progresso de páginas sendo traduzidas) durante sua execução e ter esses dados publicados. Vamos também monitorar cada uma das atividades listadas acima e publicar os resultados de nossas atividades (estamos alcançando nossos resultados e métricas esperados?). Vamos criar uma página de monitoramento geral do projeto com os objetivos quantitativos apresentados nesse planejamento e a evolução diária dos dados que podem ter sua obtenção automatizada. Ter as ações do programa propriamente mensuradas e ter uma página com os objetivos esperados e dados sobre eles publicados enquanto as atividades são desenvolvidas.
Apoiar a comunidade a construir uma estratégia para reter usuários ativos e usuários novos através de um experimento monitorado propriamente. Ajuda a comunidade a tirar conclusões sobre as melhores formas de promover retenção de novos usuários e de gerar edições de melhor qualidade. Aumentar participação, melhorar qualidade. Decisão sobre experimentos a serem realizados; realizá-los; publicar resultados e análises. Vamos discutir com a comunidade quais experimentos devem ser realizados (campanha para criação de contas por IPs, para uso de páginas de testes, para o programa de tutoria, uso da extensão getting started) e vamos mensurar o impacto comparando grupos focais e grupos de controle. Ter dois experimentos realizados e documentados para auxiliar o entendimento de quando essas atividades podem impactar a retenção e o crescimento da comunidade de editores e a melhoria de qualidade do conteúdo.
Apoiar a comunidade na localização de ferramentas para gerenciar e previnir edições de baixa qualidade e vandalismo. Auxiliar a comunidade a gerenciar edições de baixa qualidade e vandalismo. Melhorar qualidade. Decidir prioridades; desenvolver filtros e ferramentas. Já existe uma força tarefa para melhorar o combate ao vandalismo acontecendo na ptwiki. Vamos auxiliar esse trabalho focados em avaliar a efetividade dos filtors e suas melhorias assim como localizar ferramentas que auxiliem a avaliação de revisões, como Snuggle e Stiki. Ter mais filtros no Abuse Filter previnindo edições e ter pelo menos uma ferramenta a mais na ptwiki para auxiliar o trabalho de categorizar e avaliar revisões.
Auxiliar a comunidade a analisar seus projetos através de análises de dados regulares sobre o desenvolvimento da comunidade e sobre o conteúdo dos websites. Para garantir a sustentabilidade do projeto nossa equipe deve apoiar o desenvolvimento de habilidades de análise de dados dentro da comunidade, auxiliando voluntários a criarem suas próprias análises assim como utilizando espaços colaborativos para desenvolvimento de nossas próprias análises. Melhorar qualidade, aumentar participação. Apoio regular a atividades, melhora do Portal de Dados, adicionar nossas análises no espaço colaborativo de análises da ptwiki no tool labs. Nossa equipe utilizará o espaço colaborativo "ptwikis" no tool labs para publicar sua análises de dados regulares, como acessos geolocalizados, estatísticas de edições, dados do qualtrics, linha do tempo, auxiliando membros da comunidade interessados a entender o funcionamento do processo, dando acesso a dados brutos (anonimizados) e estruturando nossas análises para internacionalização, possibilitando que a comunidade global também possa somar esforços conosco. Ter os dados das pesquisas e análises feitas pelo programa atualizadas automaticamente no toll labs e ter mais volutários analisando dados.

Avaliando êxitos edit

É importante ter em mente que alguns dos resultados de nossas ações são previsíveis e estarão sob controle, estando diretamente relacionados aos esforços empregados. Outros resultados, no entanto, podem depender de fatores externos e, além disso, pode ser inviável estabelecer uma relação direta de causa e efeito entre eles e as atividades do Programa Catalisador.

Os indicadores para o sucesso deste projeto incluem, ainda que não estejam limitados a (à):

  • continuidade do trabalho da Ação Educativa com os projetos, mesmo após o término da parceria.
  • outras organizações, movimentos e voluntários se engajarem ao movimento Wikimedia.
  • possibilitar a atuação da comunidade Wikimedia como liderança do maior número de atividades possível.
  • ver a comunidade estabelecendo objetivos estratégicos e prioridades
  • tornar os projetos Wikimedia mais conhecidos, lidos e utilizados em diversos contextos no Brasil.
  • obter ao mínimo 30 professores capacitados a continuar com as "tarefas de curso" do Programa de Educação e perpetuar a utilização de wikis em sala de aula.
  • produzir e/ou aprimorar ao menos 200 artigos durante o primeiro semestre de 2014, sob o contexto do Programa de Educação.
  • envolver ao menos 300 estudantes no Programa de Educação.
  • permitir que professores assumam um papel de liderança e autonomia para conduzir o Programa de Educação, coordenando as ações, parcerias e mantendo a rede de colaboradores viva e ativa.
  • aumentar as taxas de retenção de novos usuários em 5% ao ano.
  • haver crescimento consistente anual de 10% no número médio de editores ativos na Wikipédia.
  • haver crescimento consistente anual de 20% no número médio de novos artigos na Wikipédia.
  • obter ao menos 150 obras / conteúdos em domínio público ou licenças abertas a partir de bibliotecas públicas e parceiros afins com o Wikisource.
  • possibilidade da participação da comunidade em futuros concursos fotográficos.
  • o concurso fotográfico brasileiro resultar no upload de 1500 novas imagens no Commons.
  • envolver parte dos voluntários na questão da análise de dados, bem como no desenvolvimento de ferramentas para os projetos Wikimedia, aumentando o número atual desses voluntários em 50% (de 5/6 para 8/9).

Algumas das bases para esses indicadores quantitativos podem ser encontrados em ”About_the_Brazilian_Catalyst_Program:_opportunities,_challenges_and_the_state_of_art” section. Os dados ainda indisponíveis serão liberados até o momento do início da parceria.

Orçamento edit

  • Orçamento: U$ 557,863 (R$ 1.115.726)
Para um detalhamento do orçamento, consulte aqui.

Equipe edit

Apoio edit

Agradecimento edit

Um muitíssimo obrigado a todos envolvidos no desenvolvimento do Programa Catalisador do Brasil. Esta proposta só foi possível com a ajuda de: equipe de grantmaking da WMF, que acredita no potencial do Brasil; à comunidade brasileira e portuguesa, especialmente àqueles que participaram de modo ativo de todo o planejamento; à equipe brasileira e à Ação Educativa.

Obs: Esta predefinição foi criada pela India Access to Knowledge Program, a quem agradecemos por todo o suporte prestado.