Programa Catalisador do Brasil/Planejamento 2012-2013/Data analyst consultant/Tarefa

Os três finalistas para a vaga de data analyst foram convocados para uma tarefa online. A ideia é que possamos testar suas capacidades de buscar informações e se relacionar com a comunidade. Cabe ressaltar que eles já foram entrevistados por três pessoas (Oona Castro, consultora e coordenadora do projeto Catalisador do Brasil, Steph Tommem, da área de recursos humanos da Wikimedia Foundation e Evan Rosen, Research & Evaluation Analyst do setor de Grantmaking and Programs) e a decisão final será tomada com base no conjunto das etapas e entrevistas - e não apenas na tarefa.

A proposta inicial da tarefa consiste em apresentar um problema atual da Wikipédia e solicitar do candidato que apresente um processo, uma forma de obter dados daquilo que contribuam para o diagnóstico mais preciso para que possamos pensar a solução do problema. Ou seja, o candidato não deve apresentar a solução ao problema. Sabemos que é deveras complexo e nem nós temos isso claro ainda.

O importante é o candidato mostras suas habilidades para:

  • Buscar informação
  • Perguntar para a comunidade / interagir com ela para obter referências de história, dados já obtidos etc.
  • Formular experimentos criativos e formas de cruzar as informações disponíveis para obter informações
  • Criar novas hipóteses específicas que possam ser checadas por meio de levantamento de dados
  • Desenvolver de ferramentas para geração de dados
  • Analisar o quadro geral (embora não esperemos que ele apresente uma análise precisa na fase de testes)

Obs: Nós NÃO esperamos que vocês criem soluções neste momento.

Objetivo da tarefa edit

O objetivo geral é avaliar o quão confortável os candidatos estão em interagir com a nossa comunidade em pontos críticos que simulam o seu futuro trabalho. Nós queremos ver se os candidatos estão:

  • Confortáveis em expor seus pensamentos e perspectivas para a comunidade de uma maneira transparente sem medo de serem criticados e/ou medo de serem confrontados, com boa fé, ao ponto de vista de um membro da comunidade.
  • Capazes de interagir com os membros da comunidade com um diálogo aberto que seja mutuamente respeitoso, e para obter referências de história, dados já obtidos etc. junto à comunidade.

Bem como conhecer suas habilidades para:

  • Buscar informação
  • Formular experimentos criativos e formas de cruzar as informações disponíveis para obter informações
  • Criar hipóteses específicas que possam ser checadas por meio de levantamento de dados
  • Conceber ferramentas para geração de dados
  • Analisar o quadro geral (embora não esperemos que ele apresente uma análise precisa na fase de testes)

Além disso, a tarefa é uma grande oportunidade para os candidatos aprenderem sobre nós e verem como a comunidade trabalha!

Pontos de avaliação
  • Nós avaliaremos como eles se engajaram e se eles adicionaram valor ao processo de discussão da comunidade (por fazer questões ponderadas, desafiando suposições, sintetizando discussões, mudar de opinião baseada na qualidade dos argumentos etc.).
  • Avaliaremos as linhas de raciocínio e a capacidade de lidar com problemas de diferentes naturezas, propondo formas de obter e analisar os dados.

Processo edit

Abaixo encontra-se a descrição do processo para a tarefa:

  • Criar um nome de usuário no site br.wikimedia.org e informar abaixo quais são seus usuários: Os candidatos podem optar por criar uma conta anônima, para preservar sua identidade, ou editarem com sua própria conta (caso já tenham), ou com uma conta que os identifique (caso queiram).
  • Tutor para contato: Se tiverem alguma dificuldade específica, o candidato deverá procurar tutoria e auxílio nos canais públicos para isso indicados nos links.
  • Facilitar a discussão: Os candidatos fazem questões ou pensamentos na página de discussão para semear discussões para solicitar informações e promover discussão. Eles ou os membros da comunidade também devem postar links para pesquisas ou dados que são úteis e devem semear discussão.
  • Os candidatos devem estar certos de consultar os recursos recomendados e são encorajados a explorar além disso.
    • Os candidatos devem ser livres para entrarem em contato diretamente com os membros da comunidade através de suas páginas de discussão.
  • Resumir as recomendações: Cada candidato irá desenvolver uma subpágina (Usuário:nome do usuário/tarefa) separada com suas respostas para a questão, documentando suas propostas, observações e pesquisa, bem como informações que considere relevantes. Membros da comunidade devem ser livres para editar as propostas e comentar nas páginas de discussão.

Nota: a tarefa deverá ser feita em português.

Usuários edit

Cronograma edit

19 Dez: A tarefa é aberta.
26 Dez: A tarefa é fechada.
27-31 Dez: A comunidade avalia sobre a qualidade do trabalho, ambos em termo do processo e da entrada (veja "Objetivos").
03 Jan: O primeiro candidato é notificado
04-06 Jan: Candidato conversa por skype com coordenação do setor do Grantmaking and Programs para aprovação final

A tarefa edit

Por favor, escolha uma das tarefas a seguir para desenvolver análises de dados na sua subpágina tarefa (usuário:nome_do_usuário/tarefa):

1) A Wikipédia em português tem 39 administradores, cerca de 1500 usuários ativos, e a cada mês entram entre 200 e 300 novos usuários. Nos últimos anos, no entanto, tem-se visto a uma queda no crescimento de novos usuários[1]. Que outros dados você precisaria obter para fazer uma análise de causas e consequências dessa tendência? Que método para obtenção e análise de dados você usaria para estabelecer hipóteses de causa e consequência e como faria para testar suas hipóteses? O que afeta a retenção de usuários?

2) Entre abril e junho de 2012, a comunidade fez um experimento: atribuiu aos reversores ferramentas e autorização para bloquearem vândalos. Que dados você coletaria e como para fazer uma análise sobre as vantagens e/ou desvantagens dessa possível mudança nas regras da Wikipédia?

Dados brutos edit

Edições Reversões
2011 2012 2011 2012
Grupo 1º Trimestre 2º Trimestre 1º Trimestre 2º Trimestre 1º Trimestre 2º Trimestre 1º Trimestre 2º Trimestre
Reversores (114) 128098 87810 121970 131804 17364 16405 22034 22496
Administradores (37) 84019 70864 75716 74461 15883 17163 14939 14240
Total 212117 158674 197686 206265 33247 33568 36973 36736

Compilada por pt:Usuário:OTAVIO1981

Aqui você pode ter acesso a outros dados brutos coletados, compilados da seguinte maneira:

12 Jan 2011 – 11 abril 2011 84593 reversões
12 Jan 2012 – 11 Abril 2012 78007 reversões
12 abril – 11 de julho 2011 78959 reversões
12 de abril – 11 julho 2012 83026 reversões

Outra planilha, feita por pt:Usuário:Rjclaudio compila dados que podem ser acessados para a análise.

Outras referências pt:Wikipédia:Central_de_pesquisas/Tendências_e_comportamento_de_editores/Panorama_das_reversões_e_deleções


Recursos edit

Recursos recomendados edit

Pesquisas sobre a web e comunidades virtuais em geral edit

Pesquisas e dados sobre a Wikipédia ou sobre o Brasil edit

Páginas na Wikipédia edit

Discussões sobre como atrair mais editores

Pesquisas e projetos

Ideais do projeto e motivação

Edição de artigos

Relacionamento com usuários

Usuários

Arquivo de discussões

Wikimedia Brasil

Blogs

Avaliação edit

Foi criada uma página para avaliação dos candidatos na wiki da Wikimedia Brasil. Estão todos convidados a avaliar por lá.

Notas edit

<references>

Categoria:Wikimedia Foundation