A NaPupila é uma coletiva curatorial independente em artes visuais formada no Rio de Janeiro por três curadoras-pesquisadoras, em 2016. O grupo surgiu do interesse das fundadoras de atualizarem noções gerais sobre o ofício e as responsabilidades da curadoria em arte contemporânea no contexto social e cultural do Brasil atual através da internet, e particularmente da Wikipédia.

Atuação edit

A NaPupila funciona como um hub de pesquisa curatorial e produção de textos atuante de modo online e presencial e tem como preocupação criar espaços de visibilidade para artistas, pesquisadoras/es, profissionais de museus, das artes e da cultura. Organizam projetos de exposições, grupos de estudos, publicações, planos educativos e programações públicas como: rodas de conversa, relatorias de eventos culturais e acadêmicos, campanhas e ações online, incluindo as Edit-a-thons Art+Feminism para pessoas falantes da língua portuguesa em diferentes lugares do mundo.

Metodologias edit

A NaPupila tem como agenda, entre outras questões, a análise de movimentos liderados ou não por mulheres e pessoas não binárias na história da arte e faz isso por intermédio de uma reparação histórica e revisão mais rigorosa dos fatos. O intuito é atrair e treinar novas editoras através dos eventos Edit-a-thons para atuarem sobre temas específicos na Wikipédia. Os temas são escolhidos a partir de pesquisas da coletiva e do diálogo com nossa comunidade de pesquisadoras.

Editatonas edit

A NaPupila integra, de modo voluntário, a campanha da organização sem fins lucrativos Art+Feminism no Brasil desde 2019, tendo apresentado sete Editatonas Art+Feminism e formado dezenas de novas editoras e editores no âmbito das celebrações do Mês Internacional das Mulheres e efemérides relacionadas como o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Editatonas passadas edit

Prêmios edit

Em 2020 e 2021 a coletiva foi agraciada com o Microfunding Award da orgnaização sem fins lucrativos Art+Feminism. Em 2021, a NaPupila recebeu o Rapid Grant da Fundação Wikimedia para dar continuidade a série de editatonas online iniciada no período da pandemia de Covid-19 para editoras e editores da Wikipédia PT.

Colaborações edit

A NaPupila trabalha em colaboração com organizações e instituições culturais em todas as suas editatonas. Em 2020 foi lançada a parceria com o grupo de usuários Wiki Movimento Brasil, que ministra os workshops de edição em nossas eventos. Em editatonas passadas contribuíram o Centro Municipal de Artes Helio Oiticica, Rio de Janeiro; Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro; Instituto Moreira Salles, Rio e São Paulo; Revista Caju, Rio de Janeiro; a pesquisadora Brume Dezembro Iazzetti, entre outras. Do conjunto de Editatonas, duas delas foram colaborações internacionais que ocorreram remotamente em 2021; uma delas aconteceu em correspondência com o Asian Art Archive in America, em Nova York e em Hong Kong, e a segunda com o grupo Wiki Editoras Lx, em Portugal.

Em maio de 2021, a NaPupila foi convidada a integrar a Mesa-Redonda: Wikipédia e Diversidade, parte da programação da Festa da Wiki-Lusofonia em celebração aos 20 anos da Wikipédia PT.

Artistas edit

Desde a primeira edição da série de editatonas, a NaPupila convida sempre uma artista contemporânea para interpretar o tema e compor a peça grafica de divulgacao do evento. Muitas destas imagens são disponibilizadas em Creative Commons. Já participaram Ingrid Bittar, Aline Besouro, Fernanda Grigolin, Silvana Mendes, Élle de Bernardini, Sophia Pinheiro.

Notícias edit

Contatos edit

A NaPupila se corresponde através do endereço de email napupila@gmail.com, pela página de discussão ou via mensagens diretas no site e redes sociais. https://napupila.com.br/ https://www.instagram.com/napupila/ https://www.facebook.com/napupila