Movement Strategy/Recommendations/Invest in Skills and Leadership Development/pt

This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Invest in Skills and Leadership Development and the translation is 100% complete.
Investir no desenvolvimento de habilidades e liderança

O quê?

Um breve video sobre esta recomendação (em inglês).

Nós investiremos em indivíduos e organizações do nosso Movimento e em parceiros alinhados para desenvolvermos as habilidades técnicas e de pessoas cruciais para a saúde e o crescimento do Movimento. Faremos isso combinando o desenvolvimento de habilidades locais com coordenação global para que as comunidades possam aprender umas com as outras, desenvolver conhecimentos especializados existentes e aumentar as habilidades locais para atividades online e offline. Essas atividades incluem edição e qualquer outra forma de participação na wiki, alcance comunitário, gestão e reconhecimento de voluntários, defesa e política pública, resolução de conflitos, desenvolvimento de parcerias, captação de recursos, desenvolvimento organizacional, gestão de projetos e comunicação, entre outros.

Também investiremos em indivíduos para que desenvolvam as habilidades necessárias para efetuar a mudança no Movimento rumo à direção estratégica. Imaginamos um Movimento construído por pessoas comprometidas, bem treinadas, social e tecnicamente qualificadas e de diferentes formações que reflitam a diversidade das comunidades globais. Investir no desenvolvimento de habilidades e de liderança nos permitirá intencionalmente tornar o nosso Movimento melhor distribuído e mais sustentável.

Alterações e ações

  • Criar uma abordagem sistemática e global para o desenvolvimento de habilidades para comunidades locais e seus respectivos funcionários e organizações. Isso exige:
    • O estabelecimento de uma metodologia que mapeie ativos e necessidades, e gere dados agregados para implementar iniciativas de desenvolvimento de habilidades com base em necessidades reais.
    • O estabelecimento de um serviço que facilite a ligação/correlação de pares em todo o Movimento para o ensino e a aprendizagem de habilidades (por exemplo: formação de pares, networking e agrupamento de informações de parceiros e aliados).
    • O incentivo a uma diversidade de métodos, inclusive treinamento, mentoria, consultoria, aprendizagem online, suporte a pares e eventos.
    • Criação de incentivos para desenvolvimento de habilidades (online e offline) por meio do reconhecimento de habilidades (por exemplo, por meio de distintivos abertos).
  • Criação de um plano de desenvolvimento de liderança sistemático e coordenado globalmente. Isso exige:
    • O estabelecimento de um processo para compreensão e criação de um modelo de liderança de acordo com as habilidades necessárias em cada contexto.
    • A implementação de ferramentas ou processos com base no envolvimento voluntário existente que apoie comunidades na identificação de possíveis líderes.
    • O convite de possíveis líderes de outros movimentos sociais para diversificar e enriquecer o Movimento por meio de experiências de compartilhamento.
    • A possibilidade de opções de treinamento (por exemplo: online, pessoalmente) em níveis locais e regionais para permitir que as pessoas adquiram habilidades de liderança que sejam relevantes para as suas comunidades.
    • A criação de um perfil das funções e habilidades que incentive contextualmente a autogovernança e assegure a subsidiariedade para capacitar comunidades.
  • Investir em infraestrutura tecnológica nova ou existente que facilite o aprendizado de habilidades por meio de ferramentas funcionais, colaborativas e em tempo real, e conteúdo de qualidade. Isso exige:
    • Uma plataforma de fácil utilização, pesquisável, multilíngue, de vários formatos e com curadoria para hospedar recursos de aprendizagem (por exemplo: tutoriais, vídeos, treinamento online, etc.).
    • Recursos de aprendizagem (por exemplo: “pacotes de aprendizagem”) direcionados a indivíduos e organizações que se juntem ao Movimento para incentivar a aquisição de conhecimento autodirigido e o desenvolvimento de habilidades dentro das nossas práticas e funções.
    • Pacotes de aprendizagem necessários para entender os problemas relacionados a escalabilidade, sustentabilidade e outras áreas consideradas nas recomendações da Estratégia de Movimento da Wikimedia.

Procedimentos para avaliar a qualidade do conteúdo da aprendizagem e facilitar a transferência de conhecimento em níveis globais e locais.

Justificativa

Os projetos e grupos bem organizados e bem estabelecidos têm maior acesso a recursos do que outros no nosso Movimento. Barreiras linguísticas, tecnológicas, culturais, econômicas, sociais e outras barreiras impedem que muitas partes interessadas tenham acesso equitativo a oportunidades e recursos. Os tópicos de treinamento no passado nem sempre foram selecionados com base nas necessidades das comunidades e muitos métodos comprovados e práticas recomendadas de desenvolvimento de capacidade não foram empregados no nosso Movimento. Grande parte do conhecimento que existe nas pessoas e organizações do nosso Movimento não é explorado em benefício dos pares em outro lugar, enquanto que a mentoria, coaching, aprendizagem online e o aproveitamento de conhecimento especializado externo permanecem subutilizados.

Desenvolver habilidades também é uma questão de gestão de conhecimento interno. Até hoje, a plataforma MetaWiki não foi eficaz para permitir que todos acessem materiais de aprendizagem de alta qualidade e para conectar colegas em todo o Movimento de forma a obterem aprendizado e suporte mútuos. Os recém-chegados enfrentam uma curva de aprendizado íngreme e, muitas vezes, se sentem desanimados e desistem, enquanto os usuários da Wikimedia experientes não recebem nem incentivo nem capacitação para escalarem suas contribuições ou compartilharem suas experiências. As partes interessadas são frequentemente isoladas e forçadas a recriar o trabalho, em vez de acessar, aproveitar e construir com base nas capacidades existentes.

As habilidades de liderança são fundamentais para construir um Movimento representativo da diversidade global. As pessoas que são participantes ativos em várias regiões e contextos sabem o que funciona bem em suas configurações socioeconômicas, políticas e culturais, e são fundamentais para o desenvolvimento de suas comunidades. No entanto, até hoje, não investimos em programas formais de treinamento de desenvolvimento de liderança voluntária. Isso também agrava a desigualdade de acesso a posições de responsabilidade no Movimento e dificulta, para indivíduos de grupos sub-representados, o desenvolvimento de capacidades. Novos líderes podem trazer um rejuvenescimento saudável para o Movimento, evitar a concentração de poder em poucas mãos, evitar problemas de esgotamento e abandono, e representar melhor a nossa diversidade geral.