This page is a translated version of the page Grants:Start/About and the translation is 100% complete.
Subsídios da Fundação Wikimedia

Apoiar pessoas e organizações alinhadas pela missão de aumentar a quantidade, qualidade, diversidade e alcance do conhecimento gratuito ao redor do mundo.

Por favor, consulte Relançamento de subsídios para Estratégia 2020-2021

Nossa abordagem

A equipe de Recursos Comunitários da Fundação Wikimedia, colaboradores e organizações afiliadas trabalham juntos para descobrir e financiar projetos importantes e de inovação bem como para avaliar e compartilhar o impacto do trabalho sendo feito pelo movimento. Em adição ao suporte financeiro, fornecemos ferramentas, orientação e oportunidades aos subsidiários para poderem contar suas próprias histórias e compartilhar seu conhecimento.

'Nosso processo de concessão de subsídios é fundado nos princípios da wiki.'
As metas da equipe de Recursos Comunitários são desenvolvidas em colaboração com as comunidades voluntárias as quais servimos. Decisões sobre quais propostas serão financiadas são feitas em wikis públicas e em cooperação com voluntários e afiliadas.

Nós apoiamos projetos impulsionados pelo impacto.
A fundação sem fins lucrativos Wikimedia é apoiada principalmente por indivíduos doadores — leitores e colaboradores que acreditam em nossa missão e dependem do nosso conteúdo livre de alta qualidade. O papel da equipe de Recursos Comunitários é reinvestir uma porção substancial daquele orçamento no nosso movimento, solicitando e apoiando projetos e iniciativas que promovem nossa misssão. Desenvolvemos rígidas bibliotecas de avaliação e estratégias efetivas para subsídios e parceiros subsidiários, com a finalidade de nos basear em sucessos passados e aprendermos com nossos erros. Nossas pesquisas usam elementos de medida de resultado e impacto tanto quantitativos quanto qualitativos para os projetos financiados por subsídios. Nossa equipe de Aprendizagem e Avaliação ajuda o nosso movimento como um todo a entender melhor como realizar nossas metas e como desenvolver uma cultura mais ampla de auto avaliação, pensamento crítico e compartilhamento de conhecimento dentro do movimento Wikimedia.

Nossas metas

Nós encorajamos projetos que oferecem oportunidades para alcançar o objetivo do movimento Wikimedia de divulgar a participação na cultura livre através dos limites de linguagem, gênero e geografia. Buscamos oportunidades de crescimento em dados demográficos sub-representados, projetos mais pequenos e mais recentes da Wikimedia e comunidades emergentes. Nos concentramos em fornecer aos indivíduos dessas comunidades informações e ferramentas para ajudá-los a ter sucesso.

Acreditamos que uma diversidade de perspectivas é crucial para aumentar a qualidade dos recursos de conhecimento gratuitos que nosso movimento oferece. As subvenções podem ser uma ferramenta poderosa para incentivar o crescimento de novos projetos, apoiando a participação de novos Wikimediantes de mais países e culturas, e para aumentar a diversidade de contribuições em projetos maduros e em geografias com comunidades estabelecidas de contribuintes. Nosso objetivo é desenvolver e executar uma estratégia inovadora de concessão de subvenções que promova o crescimento entre as regiões, línguas e comunidades emergentes e subdesludadas de recursos em nosso movimento. Nós apoiamos estratégias para reduzir a diferença de gênero em termos de conteúdo e contribuintes.

Wikipedia e o movimento Wikimedia mostraram ao mundo o que os indivíduos podem alcançar. A concessão de subvenções na WMF segue o paradigma de nossos projetos de cultura livre de capacitar os indivíduos a trabalhar em colaboração para fazer mudanças positivas em suas próprias comunidades. Confiamos aos nossos beneficiários a responsabilidade de projetar e liderar seus próprios projetos, fornecendo-lhes recursos para ajudar esses projetos a ter sucesso.

Quem somos

Wikimedia Grantmaking é uma colaboração entre donatários, funcionários da WMF, comitês de voluntários e Wikimediantes de todo o mundo. Conectamos pessoas de dezenas de Projetos Wikimedia e geografias dentro de nosso movimento de cultura livre mundial.

Os beneficiários são os principais motores da Wikimedia Grantmaking. Eles identificam novas oportunidades e necessidades não atendidas em suas comunidades locais e projetos de wiki, propõem projetos e vê-los até a conclusão. Os beneficiários trabalham com funcionários do WMF, membros do comitê e outros voluntários da comunidade para planejar seus projetos, implementar suas idéias, medir o impacto e compartilhar o que aprenderam.

A equipe de recursos da comunidade da Fundação Wikimedia apoia seis fluxos de doações e bolsas de estudo da Wikimania - Apoio para conferências e viagens, Projeto, Rápido Subsídios, Simples, Plano de subsídios anual FDC. Há seis oficiais do programa de subsídios, um administrador de subsídios, um organizador de conferências e um organizador de comunidade. A equipe de Recursos da Comunidade trabalha em estreita colaboração com as equipes de Aprendizagem e Avaliação, Educação, Biblioteca da Wikipédia, Ligação com a comunidade, Defesa da comunidade, Análise, Jurídico, Finanças e Executivas do WMF.

Os membros do comitê de outorga são os principais conselheiros e decisores dentro dos nossos programas de bolsas. Nossos cinco comitês são constituídos por contribuidores de diferentes projetos de Wikipedia e irmã, e incluem participantes voluntários de todo o mundo. Os membros do comitê fornecem orientação e feedback para conceder candidatos, apoiando potenciais beneficiários ao longo da proposta e processo de revisão. Os comitês de concessão de subvenções trabalham com a equipe do WMF para desembolsar mais de US$ 8 milhões em fundos anuais.

A forte participação da comunidade é crítica para o nosso sucesso. A comunidade mais ampla da Wikimedia participa dos processos de doações de maneiras importantes. Os membros da comunidade endossam e comentam as propostas de subsídios, discutem novas iniciativas ousadas no IdeaLab e compartilham conhecimento por meio do Padrões de aprendizagem. Freqüentemente, participam de projetos específicos, oferecendo sua experiência, como suporte para avaliação ou ajuda no design. Wikimedistas multilíngues assumem a liderança em traduzindo e localizando portais de doações, documentação instrutiva, relatórios de projetos e postagens em blogs, tornando o processo e os resultados das doações do WMF mais acessíveis e envolventes para quem não fala inglês.


Compartilhando conhecimento

Nós valorizamos ideias arrojadas e inovação baseada em dados. A concessão eficaz de subsídios requer envolvimento da comunidade em todos os pontos do processo. Nossos portais da comunidade fornecem espaços de trabalho compartilhados para propor e refinar novas idéias, fazer perguntas e compartilhar lições valiosas.