Grants:Programs/Wikimedia Community Fund/Wiki Movimento Brasil, 2023-2025

statusYear 2 plan funded
Wiki Movimento Brasil, 2023-2025
start date2023-01-012023-01-01T00:00:00Z
end date2025-12-312025-12-31T00:00:00Z
budget (local currency)8429271.07 BRL
amount requested (USD)1590529 USD
amount recommended (USD)1511109
grant typeWikimedia Affiliate (chapter, thematic org., or user group)
funding regionLAC
decision fiscal year2022-23
funding program roundRound 1
applicant and people related to proposalNomes e respectivas contas profissionais podem ser verificados em: https://w.wiki/4Lj9
organization (if applicable)Grupo de usuários Wiki Movimento Brasil

This is an automatically generated Meta-Wiki page. The page was copied from Fluxx, the grantmaking web service of Wikimedia Foundation where the user has submitted their application. Please do not make any changes to this page because all changes will be removed after the next update. Use the discussion page for your feedback. The page was created by CR-FluxxBot.

Applicant details edit

Wikimedia username(s):

Nomes e respectivas contas profissionais podem ser verificados em: https://w.wiki/4Lj9

Organization:

Grupo de usuários Wiki Movimento Brasil

G. Have you received grants from the Wikimedia Foundation before?

Applied previously and did receive a grant

H. Have you received grants from any non-wiki organization before?

Yes

H.1 Which organization(s) did you receive grants from?

O Wiki Movimento Brasil recebeu previamente financiamentos da Wikimedia Deutschland, Fundação Banco do Brasil, Creative Commons, My-D Foundation, Alfred P. Sloan Foundation, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Shuttleworth Foundation, Open Knowledge Foundation, Comitê Gestor da Internet no Brasil e SESC, entre outros.

M. Do you have a fiscal sponsor?

No

M1. Fiscal organization name.

N/A

Additional information edit

R. Where will this proposal be implemented?

Brazil

S. Please indicate whether your work will be focused on one country (local), more than one or several countries in your region (regional) or has a cross-regional (global) scope:

Local

S1. If you have answered regional or international, please write the country names and any other information that is useful for understanding your proposal.

T. If you would like, please share any websites or social media accounts that your group or organization has. (optional)

Em websites:

Em redes sociais:

M. Do you have a fiscal sponsor?

No

M1. Fiscal organization name.

N/A

Proposal edit

1. What is the overall vision of your organization and how does this proposal contribute to this? How does this proposal connect to past work and learning?

A visão do Wiki Movimento Brasil (WMB) é consolidar a equidade, a confiabilidade e a segurança da infraestrutura sociotécnica da internet livre. O nosso propósito é ser um agente wikimedista brasileiro de ativação, coordenação e transformação social em prol do conhecimento livre.

Temos experiência e capacidade organizacional reconhecida por meio de atividades de divulgação dos projetos Wikimedia, de capacitação e engajamento de editores (antigos e novos) e do desenvolvimento de parcerias GLAM e de Educação. Por exemplo, fomos responsáveis pelo carregamento de acervos culturais que correm o risco de extinção devido ao mau gerenciamento público da cultura e do conhecimento no país. Também atuamos para que a Wikipédia em português alcançasse mais de 1 milhão de artigos em 20 anos de história, através da realização de editatonas, parcerias educacionais, participação e realização de eventos. O WMB também pratica a descentralização e o apoio a lideranças locais, através da distribuição de microfinanciamentos para iniciativas da comunidade, parcerias com grupos wikimedistas formais e informais, formação de redes de parcerias culturais e educacionais no Wiki Loves Bahia e Wiki Loves Espírito Santo, por exemplo.

Mas ainda é preciso fazer mais.

Em 2021, organizamos a nossa Teoria da Mudança que incorporou aprendizados dos últimos anos, orientou nosso plano de equipe e identificou que o ecossistema da internet em português ainda é frágil e excludente e que o WMB pode atuar em diferentes frentes para melhorar esse cenário.

No último ano, produzimos o planejamento estratégico para 2023-2025, com base na Teoria da Mudança e na Estratégia do Movimento 2030. Estabelecemos cinco eixos estratégicos para orientar as atividades do período, em um processo estratégico colaborativo de um ano.

Para realizar a visão do WMB, estabelecemos os respectivos eixos estratégicos e intencionalidades:

  • (Re)imaginar a infraestrutura sociotécnica do Movimento Wikimedia: Liderar processos e desenvolver produtos e tecnologias em uma prática autônoma Sul-Sul.
  • Articular as agências wikimedistas brasileiras: Contextualizar os protagonismos brasileiros autônomos em redes, governança participativa e espaços seguros.
  • Fomentar e diversificar parcerias pelo conhecimento livre no Brasil: Tecer redes sustentáveis de cooperação e difusão entre pares do conhecimento livre e as agências wikimedistas brasileiras.
  • Promover a equidade do conhecimento: Reconhecer criticamente as ausências e ativar as emergências de comunidades e saberes marginalizados com metodologias justas e seguras.
  • Adensar e direcionar redes de governança no Movimento Wikimedia: Coordenar processos estratégicos da comunidade lusófona, afiliados parceiros e estruturas políticas emergentes no Movimento Wikimedia.

O plano de atividades 2023, um desdobramento operacional da estratégia 2023-2025, foi aprovado na Assembleia Geral do WMB. Busca traduzir as nossas direções estratégicas em ações, e inclui os seis programas abaixo, diretamente relacionados a pelo menos dois eixos estratégicos listados acima.

  • Campanhas
  • Eventos
  • Difusão & Educação
  • Processos Administrativos
  • Equidade, Diversidade & Decolonialidade
  • Governança Global & Iniciativas de Apoio Comunitário

As atividades planejadas para o próximo triênio dão continuidade a programas e parcerias bem sucedidos e abrem espaço para inovação de projetos e colaborações, com base em experiências e aprendizados de anos anteriores e em avaliações de riscos. A proposta inclui ainda o acompanhamento da implementação da Estratégia 2023-2025 por um comitê permanente e outros processos estratégicos decorrentes, como a elaboração de um Plano de Atuação Internacional e um Plano de Desenvolvimento Tecnológico Sul-Sul e a atualização do Plano de Diversidade.

2. What is the change that you are trying to bring about and why is this important?

A Teoria da Mudança do WMB, elaborada em 2021, diagnosticou que a internet em português é frágil e excludente, com informação acessível de má qualidade. Isso causa impactos sociais, culturais e políticos. Dentre as causas do problema, destacamos:

  • A proliferação de campanhas de desinformação, que faz do Brasil um dos países mais afetados por notícias falsas no mundo, com impacto deletério na cultura científica e democrática;
  • A sistemática exclusão de acesso a conteúdos de qualidade, por meio de muros de pagamento, e as limitadas práticas de difusão digital de instituições culturais e educacionais;
  • A falta de investimento público em educação, cultura e ciência; e
  • A falta de acesso a recursos necessários para grupos marginalizados e comunidades com saberes sub-representados atuarem efetivamente na produção de conteúdos independentes.

Entendemos que os projetos Wikimedia são uma infraestrutura sociotécnica fundamental para a melhoria da qualidade da informação disponível gratuitamente hoje na internet. Por isso, o Wiki Movimento Brasil busca contribuir para:

  • Ampliar, qualificar e diversificar o conteúdo nos projetos Wikimedia;
  • Ampliar, capacitar, diversificar, reter e acolher as comunidades nos projetos Wikimedia;
  • Fortalecer e consolidar o ecossistema do conhecimento livre no Brasil;
  • Defender a adoção e o aprofundamento de regras para a liberdade do conhecimento;
  • Atuar para o reconhecimento dos projetos colaborativos livres no Brasil;
  • Apoiar a integração das comunidades lusófonas em processos regionais e internacionais do Movimento Wikimedia;
  • Desenvolver e apoiar novas lideranças e processos estratégicos coletivos nas comunidades lusófonas dos projetos Wikimedia; e
  • Apoiar a entrada de organizações sociais nos projetos Wikimedia como infraestrutura básica de compartilhamento do conhecimento livre.

Para transformar esse cenário ao longo do próximo triênio, definiu-se linhas de atuação a partir de consulta à comunidade, alinhamento com os membros associados e análise de riscos e de capacidade organizacional. Assim, o WMB pretende:

  • Construir parcerias com instituições culturais e educacionais, e com organizações afins, com atuação sustentável nos projetos Wikimedia, desenvolvendo e dinamizando uma rede contínua em prol do conhecimento livre no Brasil;
  • Realizar atividades e programas para consolidar e diversificar a comunidade wikimedista voluntária no ecossistema do conhecimento livre, dinamizando programas sustentáveis na comunidade, em especial para a participação efetiva e com segurança de grupos e saberes sub-representados;
  • Organizar atividades e eventos para comunicar e discutir com a comunidade lusófona os processos estratégicos do Movimento Wikimedia;
  • Sustentar iniciativas de melhoria de conteúdos nos projetos da Wikimedia, com especial atenção para solucionar hiatos de conhecimento e para atuar em tópicos de impacto, promovendo continuamente campanhas contra a desinformação e a promoção da democracia, da cidadania e dos direitos humanos e climáticos;
  • Desenvolver soluções inovadoras, tanto de processos quanto de produtos e tecnologias do ecossistema do conhecimento livre, para a atuação efetiva nos projetos da Wikimedia e fomentar a cultura do desenvolvimento aberto e da inovação colaborativa, priorizando iniciativas Sul-Sul;
  • Atuar em prol da decolonialidade no ecossistema global do Movimento Wikimedia;
  • Documentar aprendizados e processos para facilitar a reprodução de iniciativas por outras organizações afins que atuam em prol do conhecimento livre;
  • Fomentar uma cultura organizacional de bem-estar, reflexão e acolhimento, desenvolvendo continuamente as capacidades internas, além de atuar em consonância com o Plano de Diversidade, as práticas colaborativas de Metodologia de Gestão e as normativas de Boa Governança; e
  • Atuar na integração internacional e temática no Movimento Wikimedia, em sintonia com o contexto e a agência wikimedista brasileira.

3. Describe your main approaches or strategies to achieve these changes and why you think they will be effective.

Para realizar a mudança pretendida, a Estratégia WMB 2023-2025 inclui uma intencionalidade e um conjunto de direcionamentos para ações em cada um dos eixos estratégicos, para orientar estrategicamente suas ações ao longo do triênio. Além disso, o WMB estabeleceu áreas de aprendizado para medir e avaliar qualitativamente seu progresso.

Destacamos três abordagens que perpassam a proposta, com uma lista não exaustiva de direcionamentos:

  • Descentralização e apoio a lideranças locais
    • Identificar necessidades da comunidade lusófona e organizar programas de acordo, buscando formas de gerar engajamento consistente nos projetos Wikimedia;
    • Capacitar pessoas de acordo com seus interesses e experiências, distribuindo lideranças pelo território brasileiro;
    • Apoiar uma governança comunitária descentralizada, para a criação de iniciativas e grupos que atuem no Brasil;
    • Articular pessoas e coletivos para atuar sobre brechas de conteúdo ou sobre conteúdos sistematicamente enviesados nos projetos Wikimedia; e
    • Reconhecer necessidades e dar suporte para que comunidades de conhecimentos e saberes marginalizados baseadas no Brasil possam atuar com autonomia e independência nos projetos Wikimedia.
  • Expansão da atuação internacional no Movimento Wikimedia
    • Organizar processos estratégicos coletivos para fortalecer e ampliar a cooperação internacional e temática do WMB;
    • Capilarizar e diversificar a rede de representantes da comunidade lusófona em espaços de discussão estratégica e tomada de decisão do Movimento Wikimedia;
    • Cooperar com afiliados e outras partes interessadas em discussões e decisões sobre estruturas de governança emergentes no Movimento Wikimedia.

Operacionalmente, o WMB está engajado em diversas iniciativas emergentes de cooperação internacional, incluindo propostas de hubs temáticos (Doação de Conteúdos, Lusofonia, Wiki-Educação, Rede de Troca de Capacidades e Infraestrutura de Desenvolvimento de Tecnologias Sul-Sul). Vale destacar que, em 2023, o WMB co-organiza a conferência global de wiki-educação e a GLAM-Wiki Con. Na América Latina e no Caribe, especificamente, pretendemos promover relações bilaterais com afiliados e grupos emergentes.

  • Instauração de Comitê de Estratégia permanente

A Estratégia 2023-2025 prevê a instauração de um Comitê de Estratégia permanente, responsável pela coordenação da implementação do planejamento estratégico. A composição e a governança do comitê serão definidas pela direção executiva do WMB, em delegação da Assembleia Geral, após receber nomeações e comentários em chamadas de participação regulares. Foi indicada a formação de subcomitês para cada um dos cinco eixos estratégicos do planejamento estratégico.

Em 8 de novembro, a equipe do WMB pôde expor seu processo estratégico e metodologia em reunião organizada pelo LAC. Também foram apresentados documentos centrais deste pedido de financiamento e o plano de atividades do próximo triênio (2013-2015).

4. What are the activities you will be developing and delivering as part of these approaches or strategies?

O plano de atividades do WMB está organizado de acordo com os cinco eixos do planejamento estratégico. Os eixos, que por sua vez traduzem os objetivos gerais em ações, são:

  • (Re)imaginar a infraestrutura sociotécnica do Movimento Wikimedia
  • Articular as agências wikimedistas brasileiras
  • Fomentar e diversificar parcerias pelo conhecimento livre no Brasil
  • Promover a equidade do conhecimento
  • Adensar e direcionar redes de governança no Movimento Wikimedia

Com base nas intencionalidades dos eixos estratégicos, o WMB elaborou seu plano de atividades, construído em consulta à comunidade e aprovado na Assembleia Geral do WMB. Linhas operacionais do plano de atividades incluem, de modo não exaustivo:

  • Campanhas: programas para alcançar e atuar em nichos de conteúdo sub-representados nos projetos Wikimedia e engajar comunidades locais. Em particular se destacam as atividades do Wiki Loves Pará em 2023, um programa transversal que centralizará nesse estado amazônico operações fundamentais da Wikimedia no Brasil, com o intuito de estabelecer parcerias sustentáveis e fomentar a atuação comunitária. O Wiki Loves Pará é a terceira iniciativa de recentralização regional realizada pelo WMB, após a Bahia (2021) e o Espírito Santo (2022). Há a expectativa de produzir uma documentação comparativa dessas iniciativas ainda em 2023. No caso do Pará, haverá uma linha de atuação piloto de engajamento de pelo menos uma comunidade indígena local e um plano de comunicação voltado à visibilidade de pautas das populações indígenas, seguindo a linha do que foi realizado no Wikiconcurso Direitos Humanos & Meio Ambiente, em 2022, em que os espaços da Wikimedia foram apropriados por discussões com a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira sobre a territorialização das reservas amazônicas.
  • Difusão & Educação: trata-se da promoção e atuação continuada nas plataformas Wikimedia por meio de parcerias e da ativação de multiplicadores da Wikimedia. Uma pesquisa recente realizada pelo WMB revela que o modo de engajamento de educadores no Brasil com a Wikimedia se modificou e exige de nós a criação de uma estrutura mais estável de capacitação e acompanhamento de programas mais curtos e diversos. Com isso, nosso foco em 2023 será na criação de um cMOOC para a introdução à wiki-educação e organização de programas de educação na Wikimedia. O WMB buscará em 2023 estruturar mais a coordenação da rede de parcerias culturais já constituída, além de focar na prospecção de novos parceiros no Pará. Um destaque na área tecnológica será o desenvolvimento do circuito de retroalimentação de metadados Tainacan - Wikidata, o que inserirá mais centralmente a Wikimedia na infraestrutura básica da difusão digital de acervos no Brasil.
  • Equidade, Diversidade e Decolonialidade: um desafio central para a atuação decolonial é o estabelecimento de protocolos seguros de contribuição para povos e saberes marginalizados e, em 2023, o WMB vai realizar uma pesquisa e um programa piloto para o estabelecimento de um modelo adequado de trabalho com populações indígenas no Brasil. Há especial interesse nessa linha de atuação na identificação de ontologias decoloniais para o Wikidata e na consolidação de estratégias seguras e participativas para o carregamento de acervos vinculados a saberes sub-representados no Wikimedia Commons.
  • Infraestrutura sociotécnica autônoma: temos hoje capacidade para o desenvolvimento de produtos e recursos baseados nas práticas e expectativas tecnológicas do Sul Global. O modo de desenvolvimento na Wikimedia foi geralmente do Norte para o Sul, o que faz com que as interfaces sejam pouco adequadas para nossos contextos. Em 2023, vamos coordenar um programa de desejos da comunidade (wishlist) e ampliar o uso das tecnologias que desenvolvemos para mais comunidades, por exemplo com a generalização de usos do aplicativo de baixo custo computacional e memória que estamos desenvolvendo para o Wiki Loves Monuments, testado por Peru, Portugal e Suriname, além do Brasil.

As atividades propostas no Plano de Atividades estão vinculadas a eixos estratégicos e áreas de aprendizado específicas, além de considerar com flexibilidade eventuais ajustes para imprevistos. Também estão sob a responsabilidade operacional de áreas definidas da equipe do WMB. Essas informações, além da lista completa de atividades para além das destacadas nesta resposta, estão no Plano de Atividades. Além disso, o Wiki Movimento Brasil estabeleceu um cronograma com os principais marcos de atividades para 2023 e um plano atualizado de mitigação de riscos, que orientam as operações idealizadas para o próximo ano.

5. Do you want to apply for multi-year funding?      

Yes, for 3 years

5.1 If yes, provide a brief overview of Year 2 and Year 3 of the proposed plan and how this relates to the current proposal and your strategic plan?

O Plano de Atividades do Wiki Movimento Brasil é um documento construído colaborativamente, em consulta aos membros do grupo de usuários e à comunidade lusófona de modo mais amplo. Após sua finalização, o plano é devidamente aprovado na Assembleia Geral Anual do WMB. Tal plano define o conjunto de atividades, eventos e projetos que serão executados no ano seguinte.

Nesse contexto, o WMB irá definir concretamente suas atividades específicas para os anos de 2024 e 2025 apenas em 2023 e 2024, respectivamente. Porém, é possível identificar um conjunto de atividades, ou marcos, que serão executados no período 2024 e 2025. Esse conjunto envolve projetos contínuos ou cíclicos de avaliação, iteração e adaptação e estão relacionados aos eixos estratégicos do WMB. Essas atividades estão presentes no cronograma de atividades 2023-2025 do WMB. O plano de atividades de 2024 e de 2025 serão acompanhados também por um plano de riscos. As atividades serão planejadas de acordo com parcerias em andamento, visando o seu fortalecimento e expansão, além de levarem em consideração processos de implementação da Estratégia do Movimento 2030 e prioridades comunitárias.

6. Please include a timeline (operational calendar) for your proposal.

Documento anexo

7. Do you have the team that is needed to implement this proposal?

O plano de equipe para 2023-2025 foi anexado a esta solicitação.

8. Please state if your proposal aims to work to bridge any of the identified CONTENT knowledge gaps (Knowledge Inequity)? Select up to THREE that most apply to your work.

Content Gender gap, Geography, Important Topics (topics considered to be of impact or important in the specific context)

8.1 In a few sentences, explain how your work is specifically addressing this content gap (or Knowledge inequity) to ensure a greater representation of knowledge.

O Plano de Diversidade orienta os programas do WMB de acordo com uma compreensão interseccional transversal, que inclui a participação efetiva e com segurança de grupos e saberes sub-representados. Um exemplo operacional em 2023 é o Wiki Loves Pará, que recentraliza o conhecimento livre na região amazônica e em pautas ainda marginalizadas na Wikimedia.

9. Please state if your proposal includes any of these areas or THEMATIC focus. Select up to THREE that most apply to your work and explain the rationale for identifying these themes.

Education, Culture, heritage or GLAM , Open Technology

10. Will your work focus on involving participants from any underrepresented communities? Please note, we had previously asked about inclusion and diversity in terms of CONTENTS, in this question we are asking about the diversity of PARTICIPANTS. Select up to THREE that most apply to your work.

Gender Identity, Geographic , Ethnic/racial/religious or cultural background

11. What are your strategies for engaging participants, particularly those that currently are non-Wikimedia?

A proposta do WMB inclui estratégias de engajamento da comunidade já estabelecida e para atrair e reter novos participantes na Wikimedia. Contamos com um plano de Comunicação, a ser revisado em 2023 de acordo com a nova estratégia e o plano de gestão de riscos, para ampliar o engajamento de diferentes públicos. A capacidade de comunicação foi um desafio identificado no último ano: desenvolvemos atividades diversas para públicos variados, a serem anunciadas em canais e formatos específicos para que haja o engajamento desejado. A expectativa é que o cargo de Gestão de Comunicação fortaleça a capacidade de engajamento a partir de 2023. Dentre as estratégias planejadas, estão:

  • Reposicionar e ampliar a efetividade de divulgação
    • Reformular a identidade visual do WMB nas redes e site
    • Aumentar a produção de tutoriais e conteúdos para redes sociais focados em pessoas
    • Usar canais de parceiros para a melhor difusão das atividades do WMB
    • Aumentar a interação com membros da comunidade e outras partes interessadas on e off-wiki
    • Difundir as plataformas Wikimedia na mídia
    • Criar podcast sobre os projetos Wikimedia
  • Manter a comunidade estabelecida
    • Desenvolver pesquisas na comunidade lusófona para compreender suas necessidades e tópicos de interesse
    • Incorporar feedbacks em atividades recorrentes
    • Desenvolver espaços de liderança e autonomia para membros da comunidade, apoiados por campanhas de microfinanciamento e outros recursos do WMB
  • Reter novos participantes
    • Produzir vídeos tutoriais e outros conteúdos para fácil compreensão do universo Wikimedia
    • Criar espaços de integração de novos membros com a comunidade estabelecida
    • Desenvolver ferramentas adequadas aos novos perfis, como aplicativos
    • Organizar campanhas e eventos com temas relevantes para os novos perfis identificados
    • Acompanhar de forma próxima e personalizada os parceiros, como Cultura e Educação
  • Incluir grupos sub-representados
    • Apresentar projetos Wikimedia como alternativa de baixo custo para a difusão do conhecimento
    • Criar protocolos de atuação decolonial, respeitosa e segura na formação de parcerias culturais e na doação de conteúdos, para os conhecimentos dos povos originários
    • Adotar contextos locais para a organização de atividades como oficinas e comunicações direcionadas
    • Difundir atividades e conteúdos sobre Wikimedia por canais de coletivos ativistas, organizações do conhecimento livre e outros parceiros locais

12. In what ways are you actively seeking to contribute towards creating a safer, supportive, more equitable environment for participants and promoting the UCOC and Friendly Space Policy, and/or equivalent local policies and processes?

Ante o avanço institucional de forças retrógradas em espaços de poder no Brasil, conforme a Teoria da Mudança do WMB, a segurança e o pertencimento de pessoas de diferentes origens em atividades do WMB são essenciais no seu processo de organização. Uma prática recorrente é elaborar planos de riscos contextualizados às atividades, que analisam possibilidades variadas de assédio e incluem protocolos claros para mitigar ou evitar riscos identificados. Um dos principais riscos é a exposição da identidade de participantes de grupos sub-representados que podem sofrer retaliações. Por isso, membros da equipe profissional e membros associados do WMB passam por treinamento de aplicação dos protocolos de segurança.

Desde 2019, o Wiki Movimento Brasil conta com um Plano de Diversidade, cuja implementação é supervisionada por um Comitê de Diversidade. O plano orienta não somente a organização de atividades que abordem pautas de diversidade, como também ações para a inclusão de pessoas de diferentes perfis em espaços de tomada de decisão do WMB. Com isso, esperamos reduzir as barreiras estruturais para a participação e apoiar a construção de um espaço inclusivo e equitativo no grupo.

Além disso, adotamos a Política de Espaço Amigável em todos os eventos WMB – presenciais e remotos – e um Código de Conduta. Os documentos foram elaborados de acordo com orientações da equipe de T&S da WMF e serão atualizados, no contexto da implementação da Estratégia 2023-2025. Como parte de ciclos de aprendizado, pretendemos capacitar nossa equipe e voluntários para garantir espaços seguros e inclusivos, na linha do que promovemos anteriormente para a WikiCon Brasil 2022, com apoio da WMF. Os liaisons do grupo de usuários monitoram as discussões sobre o Código Universal de Conduta e incentivamos a comunidade lusófona a conhecê-lo e discuti-lo.

13. Do you have plans to work with Wikimedia communities, groups, or affiliates in your country, or in other countries, to implement this proposal?

Yes

13.1 If yes, please tell us about these connections online and offline and how you have let Wikimedia communities know about this proposal.

Esta proposta foi construída a partir da nova estratégia para os anos 2023-2025, elaborada ao longo de um ano, em um processo consultivo e transparente, no qual foram envolvidas 65 pessoas, incluindo membros da comunidade brasileira, lideranças globais da Wikimedia e parceiros. A metodologia de elaboração desta proposta incluiu consultoria externa, entrevistas semi-estruturadas, grupos focais e o estudo de planos estratégicos de outros afiliados; o que o faz ser um documento representativo das expectativas e necessidades da nossa comunidade, que identifica afinidades temáticas e contextuais para a colaboração com afiliados variados. Além da integração lusófona, pretendemos colaborar bilateralmente com afiliados da América Latina e África.

Centralmente, são eixos estratégicos para o WMB: Articular as agências wikimedistas brasileiras; e Adensar e direcionar redes de governança no Movimento Wikimedia.

14. Will you be working with other external, non-Wikimedian partners to implement this proposal?

Yes

14.1 Please describe these partnerships and what motivates the potential partner to be part of the proposal and how they add value to your work.

O WMB pretende expandir sua atuação territorial para contemplar diferentes contextos brasileiros. Além de instituições de cultura e educação, vamos buscar instâncias governamentais (secretarias de cultura, por exemplo), organizações sem fins lucrativos e do conhecimento livre para parcerias estabelecidas a partir de afinidades de temas e valores. Para o projeto Wiki Loves Pará, que visa difundir os projetos Wikimedia na Amazônia, precisamos do apoio de parceiros para atuar na comunidade local, uma vez que ainda não há uma comunidade wikimedista coesa estabelecida ali. Aprendemos com o Wiki Loves Bahia e o Wiki Loves Espírito Santo Wiki Loves Espírito Santo que essas parcerias são valiosas para: desenhar ações de acordo com o contexto local; comunicar de forma eficiente; superar barreiras burocráticas e logísticas para a realização de atividades.

Na área de GLAM, temos 42 parceiros e os maiores são o Arquivo Nacional (26.559 mídias, 10.970.021 visualizações/mês) e o Museu Paulista (33.449 mídias, 2.187.882 visualizações/mês). A partir da experiência adquirida, nossa atuação para os próximos anos está focada na diversidade e na decolonialidade, buscando incluir instituições e conteúdos sub-representados. Além da diversidade geográfica já abordada pelas iniciativas “Wiki Loves Estado”, buscamos instituições fora do eixo RJ-SP, de diversos tamanhos, detentoras de acervos representativos de culturas invisibilizadas na Internet. Além disso, buscaremos sempre integrar as instituições GLAM em ações educativas e de disseminação dos acervos nas plataformas Wiki. Como a parceria com a “Rede de Historiadores Negros” que, além do upload de mídias, buscará formar wikimedistas negros sob orientação de instrutores negros. A maior vantagem para os parceiros é a visibilidade de acervos e de questões específicas em nível mundial.

Já na área de Educação, nosso objetivo é planejar, organizar e realizar parcerias educacionais e científicas, em especial com docentes em universidades e em conferências científicas. Estamos em contato com sociedades científicas brasileiras para apresentarmos as vantagens do uso dos projetos Wikimedia na docência e difusão científica para suas redes de educadores: ajudam a agregar conteúdo de qualidade em português produzido por estudantes, permitem ampliar a rede de editores brasileiros, apresentam ao exterior bons conteúdos sobre o Brasil e disseminam as vantagens da wiki ao redor do Brasil. A parceria é uma solução barata e acessível para o ensino de literacia digital e midiática, de habilidades para o século XXI, de escrita acadêmica e de referenciação de fontes confiáveis. Também buscaremos fornecer suporte tecnológico específico (um MOOC exclusivo) e metodológico individualizado para os educadores que já usam os projetos Wikimedia em sala de aula, buscando reforçar seu interesse e contribuição para o Movimento Wikimedia.

15. How do you hope to sustain or expand the work carried out in this proposal after the grant?

Em outubro de 2023, o Wiki Movimento Brasil completará 10 anos de atuação nos projetos Wikimedia. A organização construiu ao longo de quase uma década um longo e bem documentado histórico de atividades e programas em tópicos de impacto. As atividades do WMB estão atreladas a eixos estratégicos alinhados a áreas de aprendizado da nossa Teoria da Mudança (que incluem medidas e planos de sustentabilidade), ao Plano Estratégico do WMB para 2023-2025 e às recomendações e iniciativas da Estratégia do Movimento 2030.

O WMB possui comitês perenes de Diversidade, Comunicação e de Estratégia, além de uma estrutura administrativa e de governança flexível que permite que atividades e programas sejam avaliados constantemente e adaptados conforme as necessidades (vide análise de capacidades anexa). O WMB também busca ampliar e diversificar a obtenção de financiamentos e estamos em processo de estabelecer protocolos nesse processo. Um exemplo concreto de capacidade de execução dessa diversificação é a execução da WikiCon Brasil 2022, que teve apoio da Fundação Wikimedia, do Goethe-Institut, do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e do Comitê Gestor da Internet no Brasil, além dos demais projetos presentes nos relatórios de atividades da organização.

16. What kind of risks do you anticipate and how would you mitigate these. This can include factors such as external/contextual issues that may affect implementation, as well as internal issues, such as governance/leadership changes.

A análise de riscos está anexada nesta submissão.

17. In what ways do you think your proposal most contributes to the Movement Strategy 2030 recommendations. Select a maximum of three options that most apply.

Coordinate Across Stakeholders, Invest in Skills and Leadership Development, Innovate in Free Knowledge

18. Please state if your organization or group has a Strategic Plan that can help us further understand your proposal. You can also upload it here.  

Yes
https://br.wikimedia.org/wiki/Estrat%C3%A9gia_Wiki_Movimento_Brasil_2023-2025

Learning, Sharing, and Evaluation edit

19. What do you hope to learn from your work in this fund proposal?

O plano de implementação da Estratégia 2023-2025 prevê ciclos de avaliação e aprendizado baseados na Teoria da Mudança WMB. Nela, foram estabelecidas seis áreas de aprendizado, cada uma com um conjunto de questões de aprendizado estratégico, objetivos de avaliação e métodos.

As questões, processos e sistematização de aprendizados atrelados à Teoria da Mudança são revisados e eventualmente modificados com periodicidade pelo WMB, uma vez que esta se dá em um ecossistema social, dinâmico e coevolutivo. Destacamos abaixo as áreas de aprendizado, com uma seleção de algumas das perguntas estratégicas:

  1. Bem-estar, liderança e diversidade nos projetos e na comunidade Wikimedia lusófona

Como contribuímos para ampliar, qualificar e diversificar comunidades e conteúdos sub-representados na Wikimedia lusófona?

  1. Sustentabilidade e processos estratégicos no ecossistema do conhecimento livre

Quais processos estratégicos para o ecossistema do conhecimento livre locais e globais emergiram ou se fortaleceram no contexto das nossas atividades? Em que medida facilitamos o engajamento da comunidade lusófona nas discussões prioritárias e estratégicas do Movimento Wikimedia?

  1. Inovação de processos e produtos

Como as soluções desenvolvidas pelo WMB foram compartilhadas com a comunidade durante e após o seu desenvolvimento e como inovamos na entrega de programas?

  1. Parcerias para a infraestrutura sustentável do conhecimento livre

Em que medida a Wikimedia no Brasil se consolidou como uma infraestrutura básica de compartilhamento e difusão de conhecimento livre para organizações sociais? O que se aprende com as semelhanças e diferenças identificadas nas parcerias desenvolvidas e que tipo de contribuições a curto e longo prazo oferecem para os projetos Wikimedia?

  1. Cultura organizacional e processos integrados de documentação e aprendizado

Como os princípios da Teoria da Mudança permearam transversalmente nossos processos e como o Plano de Diversidade foi integrado às atividades e implementado na organização da equipe profissional?

  1. Notoriedade e reconhecimento da Wikimedia

Em que medida se avançou no diagnóstico de causas e consequências em relação à baixa notoriedade e reconhecimento da Wikimedia no Brasil? Como nossa atuação contribuiu para ampliar e difundir uma prática de contribuição voluntária e uma cultura colaborativa na Wikimedia no Brasil?

20. Based on these learning questions, what is the information or data you need to collect to answer these questions? Please register this information (as metric description) in the following space provided.

Main Metrics Description Target
Number of resources Número de recursos produzidos, incluindo vídeos, apresentações e outras documentações

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.4

50
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A
N/A N/A N/A

Here are some additional metrics that you can use if they are relevant to your work. Please note that this is just an optional list, mostly of quantitative metrics. They may complement the qualitative metrics you have defined in the previous boxes.

Additional Metrics Description Target
Number of editors that continue to participate/retained after activities Número de editores que participam de outras atividades promovidas pelo WMB.

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.2

100
Number of organizers that continue to participate/retained after activities Pessoas inscritas que contribuíram com edições de conteúdos em editatonas, concursos de edição e/ou concursos fotográficos.

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.2

50
Number of strategic partnerships that contribute to longer term growth, diversity and sustainability Número de ativações de parcerias com instituições GLAM; organizações do conhecimento livre; afiliados e iniciativas wikimedistas.

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.2

30
Feedback from participants on effective strategies for attracting and retaining contributors Respostas de participantes de conferências organizadas pelo WMB, de outros processos estratégicos do WMB, incluindo respostas de membros associados, membros da comunidade lusófona e parceiros.

Para 2024-25: Similar

100
Diversity of participants brought in by grantees N/A N/A
Number of people reached through social media publications Número de visualizações de vídeos tutoriais, palestras e eventos transmitidos online após a exibição ao vivo.

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.3

12000
Number of activities developed N/A N/A
Number of volunteer hours N/A N/A

21. Additional core quantitative metrics. These core metrics will not tell the whole story about your work, but they are important for measuring some Movement-wide changes. Please try to include these core metrics if they are relevant to your work. If they are not, please use the space provided to explain why they are not relevant or why you can not capture this data. Your explanation will help us review our core metrics and make sure we are using the best ones for the movement as a whole.

Core Metrics Summary
Core metrics Description Target
Number of participants Pessoas assistindo aos eventos remotos ou presenciais; pessoas participando presencialmente de reuniões, programas e capacitações.

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.4

4300
Number of editors N/A 1000
Number of organizers Equipe profissional WMB; voluntários ministrando atividades; palestrantes convidados; jurados de concursos.

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.5

200
Number of new content contributions per Wikimedia project
Wikimedia Project Description Target
Wikipedia Número de páginas melhoradas ou criadas na Wikipédia

Para 2024-2025: Aumento anual em fator de 1.4

3000
Wikimedia Commons Arquivos de mídia carregados no Wikimedia Commons

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.2

45000
Wikidata Itens criados ou melhorados no Wikidata

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.3

20000
Wikiversity Número de páginas ou materiais criados ou editados na Wikiversidade

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.3

100
Wikisource Número de páginas criadas ou melhoradas no Wikisource

Para 2024-25: Aumento anual em fator de 1.3

50

21.1 If for some reason your proposal will not measure these core metrics please provide an explanation.

N/A

22. What tools would you use to measure each metric selected?

As áreas de aprendizado do WMB, indicadas na Teoria da Mudança, incluem de modo detalhado questões, métricas e formas de mensuração em relação à mudança que pretendemos realizar. As avaliações combinam metodologias quantitativas e qualitativas, orientadas à elaboração de documentações transparentes e à organização de modelos participativos e equitativos de consulta comunitária sobre programas e atividades.

Nota-se que, no contexto da implementação estratégica do WMB, o Comitê de Estratégia manterá ciclos de avaliação. Foi definido que a avaliação da implementação do planejamento estratégico do Wiki Movimento Brasil deverá considerar, entre outros pontos, as seis áreas de aprendizado listados na Teoria da Mudança do Wiki Movimento Brasil:

  • Bem-estar, liderança e diversidade nos projetos e na comunidade Wikimedia lusófona;
  • Sustentabilidade e processos estratégicos no ecossistema do conhecimento livre;
  • Notoriedade e reconhecimento da Wikimedia;
  • Parcerias para a infraestrutura sustentável do conhecimento livre;
  • Inovação de processos e produtos; e
  • Cultura organizacional e processos integrados de documentação e aprendizado.

Para medidas quantitativas, utilizaremos para a coleta:

  • Outreach Dashboard
  • GLAM Wiki Dashboard
  • Listeria
  • tGLAM
  • EditGroups
  • Wiki Loves Competitions
  • Google Spreadsheets
  • Youtube Analytics
  • Twitter Analytics
  • Facebook Insights

Para medidas qualitativas, utilizaremos para a coleta:

  • Google Forms
  • JAM Board
  • Google Meets
  • Reuniões de avaliação pelos comitês e diretoria

Para medidas mistas, quali-quanti, utilizaremos para a coleta:

  • Google Forms
  • Youtube Analytics
  • Twitter Analytics
  • Facebook Insights
  • Instagram Insights

Consideramos períodos de avaliação para lidar com eventuais estratégias de mitigação de riscos, em especial para questões relacionadas a retenção, segurança e inclusão, como indicado em nosso plano de gestão de riscos e nossa análise de capacidade organizacional.

Financial Proposal edit

23. & 23.1 What is the amount you are requesting from WMF? Please provide this amount in your local currency. If you are thinking about a multi-year fund, please provide the amount for the first year.

8429271.07 BRL

23.2 What is this amount in US Currency (to the best of your knowledge)?

1590529 USD

23.3 Please upload your budget for this proposal or indicate the link to it.

23.4 Please include any additional observations or comments you would like to include about your budget.

N/A

Please use this optional space to upload any documents that you feel are important for further understanding your proposal.

Other public document(s): * Plano de atividades: https://meta.wikimedia.org/wiki/Wiki_Movement_Brazil_User_Group/Activities_Plan_2023

Final Message edit

By submitting your proposal/funding request you agree that you are in agreement with the Application Privacy Statement, WMF Friendly Space Policy and the Universal Code of Conduct.

We/I have read the Application Privacy Statement, WMF Friendly Space Policy and Universal Code of Conduct.

Yes

Year 2 Plan

Annual Plan for Year 2

1.1. Please upload or indicate a link for Year 2 Annual Plan. (required)


1.2. Please describe any major changes in your Annual Plan. If there are changes that require a budget change, please specify. (required)

This yearly plan of activities, also referred to as annual plan, outlines a comprehensive set of activities, goals, and objectives for Wiki Movimento Brasil. It serves as a roadmap, providing direction and structure to guide decision-making and progress tracking.

The plan of activities for 2024 serves as a tangible manifestation of Wiki Movimento Brasil's overarching mission and strategic objectives. It is designed not only to align with our Strategic Manifesto core principles but also to embody them in actionable, day-to-day operations. This plan underscores WMB's commitment to purposeful, goal-driven activities that directly contribute to its mission's fulfillment.

A key emphasis is placed on adaptability, recognizing the dynamic nature of the operating environment. WMB acknowledges the need to remain responsive to evolving circumstances, whether they be related to new projects, shifts in community needs, or external factors that may impact its work.

The plan of activities for 2024 will undergo quarterly reviews by Wiki Movimento Brasil's management team. These reviews are integral to our organizational culture, providing a structured mechanism for assessing the plan's execution and progress. They serve as vital checkpoints to ensure that we remain on track in fulfilling our mission and objectives. Furthermore, the insights gained from these reviews will directly inform the refinement of our key performance indicators and the enhancement of our progress tracking tool.

Our annual plan has not been changed.

Budget for Year 2

2.1. Do you request an increase or decrease from what has been approved for Year 2? (required)

No, my budget request for Year 2 has not changed

2.2. Please upload a detailed budget file or indicate a link to it for the Year 2 proposal. The revised budget should show your anticipated yearly budget from the beginning of Year 2 through the end date of the grant. (required)


Metrics for Year 2

3.1. Main open metrics (required)

Main Open Metrics
Metrics Name Description Target
Community Sessions meetings or gatherings within the community where participants discuss, collaborate on Wikimedia, and share ideas and experiences 30
Capacity Building activities that enhance the knowledge, skills, and capabilities of individuals or groups, enabling them to be more effective and self-reliant in the Wikimedia Movement or open-knowledge ecosystem 10
Partnerships formal collaborative relationships between different entities and WMB, working together to achieve shared goals or initiatives, especially around content donation 10
Programs and Campaigns organized efforts with specific objectives, with a focus on community engagement and content production 20
Governance Sessions scheduled gatherings, including board meetings, council sessions, committee meetings, general assemblies, and working groups, aimed at addressing WMB's organizational matters and making decisions within WMB's governance structure 10

3.2. Core metrics (required)

Core Metrics Summary
Core metrics Description Target
Number of participants People attending remote or in-person events; people participating in face-to-face meetings, programs, and training 6020
Number of editors People contributing to Wikimedia in the context of activities promoted or supported by WMB 1400
Number of organizers People engaged in the organization of activities promoted or supported by WMB 300
Number of new content contributions to Wikimedia projects
Wikimedia Project Description Target
Wikipedia Number of Wikipedia pages improved or created 4200
Wikimedia Commons Media files uploaded to Wikimedia Commons 54000
Wikidata Items created or improved on Wikidata 26000
Wikiversity Number of pages or materials created or edited on Wikiversity 130
Wikisource Number of pages created or improved on Wikisource 65

3.4. If you are introducing new metrics related to a major change in your budget or programmatic plans, please describe them below. (optional)

N/A

Additional information for Year 2

4.2. If there are additional links, files, or information you would like to share related to Year 2 planning, please add them here. (optional)

We were not approved for our whole budget for this grant request and in order to keep our annual plan as is we will rely on an additional funding source to cover the difference.


Feedback edit