Festa da Wiki-Lusofonia/Eventos/WikimediaNasBibliotecas

Ferramentas da Wikimedia nas Bibliotecas e Potenciais de Uso edit

 

O evento objetiva o engajamento de bibliotecários dos países lusófonos nos projetos da Wikimedia e integra as comemorações dos 20 anos da Wikipédia. É organizado pelo GLAM Bibliotecas USP, projeto associado a uma parceria entre o Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil e as bibliotecas do IME, da ECA e da FAU, unidades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade de São Paulo.

Data e local edit

  • Data: 10 de março de 2021, das 14h às 16h
  • Local: Canal do YouTube Bibliotecadaeca


Programação edit

14:00 - 14:20 Apresentação do Projeto GLAM Bibliotecas USP

 
Apresentação Projeto GLAM-Wiki Bibliotecas USP

Stela do Nascimento Madruga - bibliotecária, chefe técnica da biblioteca do IME-USP e coordenadora do GLAM IME-USP.

O GLAM das Bibliotecas da Universidade de São Paulo tem como objetivo utilizar o conteúdo de seus acervos para estruturar e melhorar a qualidade das informações educacionais e bibliográficas disponíveis das plataformas Wikimedia, sobretudo nos projetos em português. As contribuições ocorrem em vários projetos, tais como: Wikipédia, Wikimedia Commons e Wikidata.


14:20 - 14:40 As mídias no ecossistema digital colaborativo

 
As mídias no ecossistema digital colaborativo

Prof. Dr. João Peschanski - professor de Jornalismo Multimídia na Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Sociologia pela Universidade de Wisconsin-Madison, é presidente do Wiki Movimento Brasil. É pesquisador associado do CEPID NeuroMat/FAPESP, onde supervisiona a equipe de pesquisa e experimentação em comunicação científica.

As instituições culturais, em especial as bibliotecas, assumem um papel central na curadoria da informação na internet. A curadoria envolve garantir eficiência na organização e diversidade no acesso a conteúdos digitais. Na palestra será apresentado o funcionamento do ecossistema digital colaborativo, como da Wikipédia e dos demais projetos Wikimedia, e discutido o papel das instituições culturais na curadoria de mídias nesse ecossistema. Serão também discutidas iniciativas dessas instituições nos projetos wiki, realizadas ou em realização no Brasil.


14:45 - 15:05 Palestra sobre dados abertos estruturados e conectados

Prof. Dr. José Eduardo Santarém Segundo - docente e pesquisador vinculado à USP e à UNESP.

O Prof. José Santarém abordará os dados estruturados abertos e a web semântica, apresentando essas tecnologias como um caminho a ser explorado pelos bibliotecários. O tema relaciona-se à ferramenta Wikidata, base para conteúdos livres e abertos que é disponibilizada pela Wikimedia.


15:10 - 15:30 Implementação de projectos GLAM/Wikimedia em Portugal

Miguel Mimoso Correia - bibliotecário na Biblioteca Nacional de Portugal.

Em Portugal, as iniciativas de instituições de memória com projetos Wikimédia são praticamente inexistentes. Em 2017, a Biblioteca Nacional de Portugal, em colaboração com a Wikimédia Portugal (WMPT), iniciou um projeto com o objetivo de dar visibilidade às suas coleções e, ao mesmo tempo, trabalhar com os seus dados abertos e ligá-los ao contexto da web semântica, nomeadamente pela exploração e utilização do Wikidata como ferramenta LoD. Outro projeto significativo desenvolvido foi a criação e visualização de perfis acadêmicos, realizada pela biblioteca da Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa com o Scholia.


Organização edit

GLAM Bibliotecas da USP

Apoio edit


Contatos edit

GLAM Biblioteca ECA

  • Lilian Viana - ECA: lilianviana@usp.br (coordenação)
  • Marina Macambyra - ECA: maca@usp.br

GLAM Biblioteca IME

  • Stela Madruga - IME: stela.madruga@usp.br (coordenação)
  • Ana Cristina Dudziak Guimarães : anacrisdg@usp.br
  • Eliana Ramalho - IME: emmr@usp.br
  • Eunice dos Santos Rosa - IME: eunice@ime.usp.br
  • Maria Lucia Ribeiro - IME: malucia@ime.usp.br

GLAM Biblioteca FAU

  • Amarílis Corrêa - FAU: amgc@usp.br (coordenação)
  • Gisele Ferreira de Brito: gisele.brito@usp.br

GLAM Bibliotecas USP

  • Sarah Lorenzon - AGUIA: sarah.ferreira@aguia.usp.br


Acompanhe a programação da Festa da Wiki-Lusofonia.