Segurança da Comunidade
Bem-vindo(a)!
O inquérito de Segurança da Comunidade está a ser realizado para compreender o sentido de segurança dos contribuintes em diferentes espaços wiki e de que forma este muda ao longo do tempo. Este inquérito anónimo irá fornecer às comunidades e à Fundação Wikimedia dados trimestrais (quatro vezes por ano) para apoiar e medir se as atividades relacionadas com a recomendação da Estratégia de Movimento de 2030 para “Assegurar a segurança e inclusão” e para 2021-22 Objetivos dinâmicos do movimento são eficazes na mudança de experiências de segurança nos espaços Wikimedia.
Está a ser realizado em resposta a uma ideia proposta no esboço de aplicação do comité de redação liderado pela comunidade para as UCoC para fortalecer a autogovernança da comunidade local, especificamente:
Recomendamos que a Fundação trabalhe para criar um sistema em que os contribuintes possam ter segurança ao expressar um eventual desconforto num projeto específico.
Serão comunicados às comunidades inquiridas todos os dados dos trimestres no separador Relatórios, deste portal Meta.
O inquérito está a ser administrado pela equipa de Dados e Opiniões Globais, com apoio técnico para os Inquéritos Rápidos da a equipa de ferramentas de Confiança e Segurança. Ao utilizar os Inquéritos Rápidos, o nosso objetivo é tornar este inquérito anónimo, para que ninguém saiba quem foi questionado, quem respondeu ou como responderam, quer individualmente, quer em pequenos grupos. O inquérito declaração de privacidade e o separador Perguntas frequentes fornecem mais informações sobre os dados que recolhemos, partilhamos, administramos e comunicamos.
Cronologia
Em janeiro de 2022, o inquérito entrará na fase de teste, começando por:
- Wikipedia catalã
- Wikipedia persa
No Q1 de 2022, esperamos recolher dados da situação base de:
- Wikipedia inglesa
- Wikipedia francesa
- Wikipedia espanhola
- Wikipedia portuguesa
Leia as Perguntas frequentes para saber mais sobre este inquérito; faça perguntas e dê o seu feedback sobre a nossa Página de Conversação!
O que significa sentir-se inseguro(a) ou desconfortável ao contribuir?
A Fundação reconhece que a insegurança é moldada pela cultura, linguagem e contexto. Sendo um movimento complexo, não podemos definir para uma única pessoa o que significa sentir-se inseguro, porque não podemos dizer a ninguém como se sente.
Basicamente, podemos dizer que sentir-se inseguro(a) é a sensação de que o seu bem-estar físico, mental ou geral esteja ameaçado como resultado do seu envolvimento ou suas contribuições para uma determinada comunidade.
Motivos que podem gerar insegurança incluem (mas não se limitam a):
- Receio ou prejuízo resultante de doxxing (ter a sua identidade revelada) praticado por outro utilizador ou grupo de utilizadores atuais ou anteriores.
- Receio ou prejuízo resultante de assédio ou ameaças praticadas por outro utilizador ou grupo, quer online, quer offline.
- Medo de que as suas contribuições para páginas ou discussões controversas possam resultar, ou tenham resultado, em repercussões pessoais, sociais ou políticas negativas.
- Medo de que as suas contribuições para páginas ou discussões controversas possam resultar, ou tenham resultado, em retaliação vinda de uma pessoa, grupo, organização e/ou estado.
- Medo de que a divulgação de uma categoria de identidade específica (por exemplo, identidade de género, etnia, nacionalidade, raça, etc.) possa resultar em, ou tenha resultado em, assédio por outros utilizadores.
Sentir-se inseguro(a) ou desconfortável também pode incluir outros aspetos de contribuição que causem receio ou afastamento, como conflitos frequentes na página de discussão, que tragam estresse, ansiedade e riscos ao bem-estar mental e levem a pessoa a fugir da situação.
Se você sofreu assédio e gostaria de comunicar o incidente, ou precisa de mais recursos, consulte os processos da comunidade local no seu wiki. Para mais informações sobre os serviços de T&S da Fundação, consulte o portal Confiança e Segurança.
Lembre-se de não publicar experiências pessoais relativas a segurança e assédio na página de conversa do inquérito de Segurança da Comunidade. Em vez disso, chame a atenção para os processos locais relevantes de autogovernança.