Segurança da Comunidade / Metodologia

This page is a translated version of the page Community Safety/Methodology and the translation is 100% complete.
Community Safety - Quarterly Data from the Wikimedia Movement

Pontos Chave

O inquérito está atualmente na fase piloto (2022).

Isto significa que a metodologia está a ser atualizada com base no que descobrimos a partir das nossas primeiras recolhas de dados. Isto é necessário porque é a primeira vez que conduzimos um inquérito sobre segurança em tantos projetos Wikimedia. Compreendemos que esta é uma questão difícil de servir de “teste”, mas temos de começar por algum lado. Valorizamos o feedback dos espaços participantes para que possamos trabalhar para tornar o inquérito melhor e mais útil ao longo do tempo. Agradecemos especialmente aos utilizadores da Wikipedia catalã por serem o primeiro teste e por terem lidado com quaisquer erros que tenhamos cometido.

Este inquérito baseia-se em amostragem aleatória simples pela ferramenta QuickSurveys.

Isto significa que o inquérito é mostrado a uma percentagem de utilizadores quando iniciam sessão num site específico (por exemplo, fa.wikipedia.org). Todos os utilizadores que tenham pelo menos 5 edições e tenham sessão iniciada são elegíveis para serem selecionados aleatoriamente pela ferramenta quando o inquérito estiver ativo.

  • Como não há forma de fazer esta pergunta a todos os utilizadores, é usada uma amostragem aleatória para garantir que:
    • As respostas não são tendenciosas, pelo que todos aqueles que iniciarem sessão no site têm uma probabilidade igual de participar, sendo selecionados aleatoriamente
    • Isto evita, por exemplo, a parcialidade por parte dos utilizadores que estão mais envolvidos nos canais de comunicação
    • As respostas não podem ser tendenciosas por parte de utilizadores que, de uma forma ou de outra, tenham interesse nos resultados
    • Não cansamos os contribuintes, fazendo-lhes repetidamente a mesma pergunta

Cada inquérito terá de estar ativo até haver respostas suficientes.

Para a maioria dos grandes projetos da Wikimedia, a quantidade de respostas necessárias para conseguir fazer uma avaliação estatisticamente válida 99% de confiança relativamente aos resultados situa-se entre 260 e 274. Para uma confiança de 95 % nos resultados, precisamos de cerca de 200 respostas de cada grande projeto. Estes números de respostas baseiam-se em inquéritos destinados a medir alterações ao longo do tempo. Seriam diferentes se o inquérito se destinasse a ter lugar apenas uma vez.

A pergunta que usa as palavras “inseguro” e “desconfortável” está propositadamente aberta a interpretação.

Mesmo num só idioma e numa só localização geográfica, é difícil ter a certeza de que uma pergunta sobre os sentimentos significará o mesmo para apenas duas pessoas. Acreditamos que é melhor correr o risco de sobredimensionar estes conceitos do que subdimensioná-los. Uma vez que o objetivo do inquérito é medir a mudança ao longo do tempo, devemos ainda ser capazes de ver se existem diferenças na forma como os utilizadores se sentem em meses diferentes. No entanto, continuamos a querer saber quaisquer variações nos idiomas específicos de que devemos estar cientes. Temos sempre o prazer de aceitar uma tradução melhor, caso exista uma.

Metodologia

Esta secção será atualizada com métodos à medida que descobrirmos mais com os nossos estudos-piloto.

Para quaisquer questões detalhadas antes de os relatórios ficarem acessíveis, publique no nosso Página de conversação ou escreva para surveys wikimedia.org.