Community Insights/Frequent questions/pt-br

Sobre o EC Insights edit

Insights de envolvimento com a comunidade são um novo sistema das equipas da Fundação Wikimedia (FWM) para reunir informação sobre as comunidades às que servem. Como indica o princípio de poder compartilhado da FWM, «...a fundação Wikimedia trabalha em equipa com uma comunidade global de voluntários formado por redatores, corretores, fotógrafos, administradores, supervisores de artigos, avaliadores de qualidade, tradutores, wiki-gnomos, assessores de utentes, desenvolvedores, criadores de bots, editores especializados e muitos outros.» Insights de envolvimento com a comunidade são um médio para conseguir o objectivo de trabalhar em equipa com as diferentes comunidades medindo, ano após ano, como marcha a relação com nossa comunidade global e o trabalho que fazemos, medindo o impacto do trabalho da FWM.

Objetivos edit

As Insights EC tem 4 objetivos:

  • Objetivo 1: Melhorar o alineamento com as comunidades Wikimedia globais - Utilizando as Insights como médios para melhorar o alineamento entre o FWM e as comunidades, através da valoração das necessidades e a avaliação dos programas ou projetos.
  • Objetivo 2: Colectar e processar a informação das encuestas para realizar o planejamento anual - Reunindo ano após ano a informação mais útil das comunidades, especialmente daqueles que usam os produtos da FWM e o suporte do pessoal.
  • Objetivo 3: Reduzir a sobrecarga das equipas individuais mediante o trabalho colaborativo - Oferecendo suporte centralizado às equipas mediante a FWM, e com o trabalho colaborativo, reduzir a sobrecarga das equipas.
  • Objetivo 4: Evitar que as pesquisa resultem pesadas - Coordenando os esforços de coleta de informação entre as equipas para evitar que as Insights entre vários projetos resultem pesadas.

Em resumo, o projeto pretende recopilar a retroalimentação e opiniões das comunidades que podem afetar diretamente ao trabalho da Fundação Wikimedia.

Sobre as pesquisas edit

Pesquisa Anual de Desempenho WMF edit

A pesquisa anual é a maior das três pesquisas. Esta pesquisa se concentrará fortemente em informações que possam apoiar equipes no planejamento anual; muitas vezes amarrado com KPIs. A pesquisa de desempenho se concentrará em apenas cinco audiências principais ou audiências nesses cinco principais públicos-alvo. Mais importante ainda, a pesquisa emprega um processo colaborativo - se uma equipe da WMF fizer perguntas, essa equipe também precisaria apoiar o processo de pesquisa de alguma forma.

Saiba mais sobre a pesquisa de desempenho da WMF >>

Pesquisas de pulso edit

Pesquisas de pulso foram uma ideia para ter pesquisas mais curtas disponíveis ao longo do ano. Ainda não temos capacidade para fazer mais de uma pesquisa no momento.

Avaliação edit

A avaliação das Insights EC realizar-se-ão de duas formas. Em primeiro lugar, empregar-se-ão as Insights de EC bem como as encuestas anuais do pessoal da FWM para avaliar o projeto. Aparte destes métodos, desenvolver-se-á um processo de avaliação para determinar quanto é útil é o procedimento para o pessoal e os membros da comunidade implicados. O processo de avaliação e as Insights produzirão uma série de recomendações anuais para a melhora que publicar-se-ão em junho ou julho da cada ano, durante o desenho do processo do próximo ano.

Os objectivo serão medidos mediante as duas Pesquisa seguintes:

  • Pesquisa do pessoal das Insights EC anuais: Objetivos 1, 2 e 3
  • Pesquisa de rendimento da FWM: Objetivos 1 e 4

Para mais informações, consulte a seção Avaliação.

Perguntas mais frequentes edit

Os membros da comunidade não gostam de fazer pesquisas realmente longas. Estas serão pesquisas muito longas? edit

Existem três maneiras principais de manter essas pesquisas breves:

  • Vamos nos concentrar nas questões mais importantes que precisamos para tomar decisões como uma organização.
  • As pesquisas serão divididas pelo público, por isso manteremos as pesquisas específicas para o público de interesse. Faremos isso usando caminhos específicos para alcançar os usuários.
  • Usaremos muitas perguntas de triagem para os usuários responderem às perguntas mais relevantes para eles. Por exemplo, se alguém não se engajou no processo de estratégia da WMF, não será perguntado sobre o processo da estratégia.


Como podemos garantir que os usuários respondam às perguntas mais relevantes para eles? edit

Existem duas maneiras de fazer isso. Primeiro, haverá pesquisas separadas para cada público e chegaremos a esses públicos de uma maneira específica. Por exemplo, para alcançar colaboradores desenvolvedores/técnicos, podemos pesquisá-los em laboratórios, mediawiki wiki, phabricator e outros espaços técnicos.

Um segundo método será o uso intensivo de "perguntas de triagem" para que elas não respondam a perguntas sobre tudo. Solicitaremos apenas que os usuários revisem/forneçam feedback sobre atividades das quais participaram. Por exemplo, eles escolherão se envolveram com processos de software, ferramentas de desenvolvimento, participação em hackathons hospedados pela WMF, etc. Eles provavelmente terão que escolher 3 áreas que são mais importantes para eles e, em seguida, eles receberão um conjunto de perguntas relacionadas a essas áreas.

Se a nossa equipe quiser fazer mais pesquisas sobre um resultado de uma pesquisa, a equipe de Aprendizado e Avaliação poderá ajudar? edit

A equipe de Aprendizado e Avaliação terá prazer em ajudá-lo a projetar e planejar quaisquer estudos de acompanhamento que você gostaria de fazer com base nos resultados do CE Insights. Os projetos de pesquisa são uma ótima oportunidade de aprendizado para a sua equipe se engajar em aprender como conduzir entrevistas, grupos focais, pesquisas ou outros estudos. A L & E manteria um papel consultivo. Nós temos outras equipes provavelmente poderiam ajudar também, como as equipes de Pesquisa ou Design Research.