A história do Movimento Wikimedia começa oficialmente com a criação da Wikipédia em Inglês em 15 de janeiro de 2001. Outras versões de idioma (alemão, francês e espanhol) e projetos-irmãos foram fundados nos meses e anos seguintes.
Em 2003, Jimmy Wales anunciou a criação da "Fundação Wikimedia", o organismo oficial que mantém fomenta os projetos da Wikimedia. Em 2004, quando a comunidade elegeu os seus primeiros representantes do Conselho.
Em 2004, os wikipedistas alemães fundaram uma associação chamada "Wikimedia Deutschland" para apoiar a comunidade Wikimedia local e promover o Conhecimento Livre na Alemanha. Assim, nasceu o prmeiro Capítulo Wikimedia.
Os capítulos são organizações independentes fundadas para apoiar e promover os projetos da Wikimedia em uma determinada região geográfica (país). Assim como a Fundação Wikimedia, eles visam "capacitar e envolver as pessoas ao redor do mundo para coletar e desenvolver conteúdos educacionais sob uma licença livre ou no domínio público e para divulgação de forma eficaz e globalmente". Atualmente existem 40 capítulos, com pelo menos um capítulo em todos os continentes habitados.
Em 2012, o Conselho de Administradores da Fundação Wikimedia aprovou a criação de Grupos de Usuários e Organizações temáticas como modelos adicionais de grupos da Wikimedia. Desde de julho de 2014, existem 40 capítulos, uma Organização Temática e 12 grupos de usuários reconhecidos oficialmente como afiliados Wikimedia.
Hoje, quase 500 milhões de pessoas visitam os projetos da Wikimedia e mais de 80.000 pessoas estão contribuindo ativamente para esses projetos a cada mês.
Links e documentos
O seguinte conjunto de links e documentos oferecem uma visão geral sobre o contexto, a história e o desenvolvimento do movimento Wikimedia.
Relatório anual sobre o processo do Comitê de Disseminição de Fundos 2012-2013, capítulo "Reflexões do Director Executivo WMF sobre o Processo FDC", por Sue Gardner (WMF)