Wikipédia 15/Site/Histórias/Equipe EVA da NASA

This page is a translated version of the page Wikipedia 15/Site/Stories/NASA EVA Team and the translation is 100% complete.

NASA EVA Team

 
Located in the United States
Favorite article is extravehicular activity.

Há muitas coisas que podem dar errado 400 mil metros acima da superfície terrestre. Lá em cima, na órbita terrestre baixa, simples manobras requerem máquinas avançadas e sequências perfeitamente executadas de missão. Uma caminhada espacial não é moleza, embora os engenheiros da NASA possam fazer parecê-lo desta maneira.

James Montalvo, Daren Welsh, e Scott Wray são alguns dos engenheiros da NASA no Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas, EUA. Sua equipe trabalha diretamente com caminhadas espaciais, também conhecidas como atividades extraveiculares (EVAs). Sempre que um astronauta sai da nave, eles e suas equipes trabalham duro.

Para obter sucesso, uma caminhada espacial requer a coleta e organização de uma infinidade de informações e detalhes que devem ser armazenados em um dos vários locais na internet ou fora dela. Os detalhes são essenciais às missões da equipe EVA, mas vasculhar por várias fontes de informação pode ser uma perda de tempo cara.

“Tivemos um grave problema de captação de conhecimento dentro de nosso grupo”, diz James. “Tínhamos arquivos espalhados entre [os drives de] compartilhamento único de arquivos […] Nenhum deles tinham controle de versão, [portanto] ficamo-nos perguntando: ‘Qual é a última versão?’ ou ‘É nisto que você está trabalhando’ e alguns foram acidentalmente excluídos.”

Encontramo-nos perguntando: “Bem, já estamos num emprego divertido, recompensador e legal, e aqui estamos tentando fazer algo completamente diferente”.

Daren tem sido um defensor do MediaWiki como plataforma há muito tempo. No final de 2011, persuadiu James para implementar uma wiki convertida num servidor web, fazendo com que a equipe começasse a discretamente expandir páginas como parte de um teste. Tinham receio de publicar a wiki em toda a organização, com medo de que fosse destituída por um gerente cético da estrutura wiki.

“Houve um período no final de 2012 que a gerência entrou a bordo, e tipo, do dia para a noite mudou sua decisão de ‘Não sabemos se faremos progresso nisto’ para ‘Vamos entrar com tudo na wiki’”, diz Daren.

“A palavra ‘wiki’ começou a ser [usada] por muitas vezes em todas as reuniões”, complementa James. “Estavam sempre discutindo sobre como tal conteúdo estava na wiki ou que deveria ser adicionado à wiki.”

A importância da wiki à equipe EVA justificou-se num dia que algo inimaginável aconteceu — seu servidor travou. Foi aí que, diz James, o grupo compreendeu o quão fundamental o projeto wiki, lançado por três engenheiros e expandido por muitos outros, havia se tornado em suas rotinas diárias.

Agora, James, Daren e Scott instalaram mais de dez wikis na NASA. Descobriram que fornecer uma “massa crítica” de materiais — a partir de documentos existentes, ou páginas da web que contêm grandes quantidades de informação — é necessário para realmente ter uma equipe comprometida com um projeto. As wikis também fornecem resumos dos aspectos mais complexos do MediaWiki, como ‘wikitexto’ e a sintaxe de predefinições.

O desenvolvimento do MediaWiki usado pela equipe EVA da NASA, nota James, se assemelha bastante com a Wikipédia. Ele diz que trabalhar com sites do MediaWiki em situações empresariais pode talvez tornar pessoas mais cientes na Wikipédia como ferramenta colaborativa.

“Acho que provavelmente é um dos maiores lugares onde o uso empresarial pode recompensar”, explica. “Simplesmente significa educar mais pessoas. Se criarem o hábito de pensar ‘Olhe só, um erro de escrita! Quero corrigi-lo!’, quando entram na Wikipédia e veem o mesmo […] agirão da mesma forma.”

“É um tanto quanto estranho estar numa posição onde você também quer trabalhar em implementar wikis”, complementa Daren. “Encontramo-nos perguntando: ‘Bem, já estamos num emprego divertido, recompensador e legal, e aqui estamos tentando fazer algo completamente diferente.’”

“É apenas o fato de estarmos tentando tornar nosso trabalho melhor, e usando uma wiki sentimo-nos recompensados. Ela torna nosso emprego mais fácil, além de fazer-nos mais eficientes.”