Wikipédia 15/Site/Histórias/Lionel Allorge

This page is a translated version of the page Wikipedia 15/Site/Stories/Lionel Allorge and the translation is 100% complete.

Lionel Allorge

 
Born in France
Joined Wikipedia in 2006
Favorite article is aerial photography.

Com milhões de imagens disponíveis online, é fácil pensar que para as compartilhar e usar, basta um simples clique. Porém, os direitos de muitas destas fotos continuam a pertencer ao(à) fotógrafo(a), assim precisando de permissão ou pagamento para usar. Isto acontece até com imagens icônicas, como imagens de monumentos nacionais ou acontecimentos históricos.

Por isso que o fotógrafo e programador francês Lionel Allorge começou a publicar suas fotografias sob licenças livres ao Wikimedia Commons. Ao contrário de tradicionais imagens protegidas por direitos autorais, imagens publicadas sob as licenças Creative Commons não necessitam de permissão para cada uso.

“Tirei fotos para o Wiki Loves Monuments, um evento anual onde pessoas tentam fotografar locais de interesse históricos”, diz. “Na França, temos muitos destes monumentos, virou um tipo de jogo de tentar fotografar o máximo possível.”

Recentemente, Lionel trabalhou com a equipe da ToucanWings para fotografar aereamente o Palácio de Versalhes, um grande marco parisiense. Outras fotografias aéreas do palácio existem, mas requerem permissão para o uso.

Acho que o principal fator que fez a Wikipédia bem sucedida é o fato de ser livre e gratuita.

“Todos estavam maravilhados com o que fizemos, especialmente eles [que trabalhavam para o Palácio]”, diz. “Antes, tínhamos que pagar para usar as fotos aéreas tiradas por profissionais. Agora, pelo fato das fotos [que tiramos] serem livres de licenças, podemos reusá-las quando quisermos”.

Mais recentemente, Allorge participou do projeto GLAM, onde filma e fotografa quem trabalha em museus.

“Estamos trabalhando com a fábrica de cerâmicas Sèvres, próxima à cidade de Paris, muito conhecida por suas cerâmicas francesas tradicionais”, explica. “Estamos filmando pessoas fazendo cerâmicas para transferir tal conhecimento às futuras gerações”.

Ele diz que poder contribuir à Wikipédia numa área que não faz parte de sua profissão foi prazeroso. O mais incrível para Lionel é o quão grande as percepções da Wikipédia cresceram ao longo do tempo.

“Antigamente, muitas pessoas suspeitavam da Wikipédia por não saber se era confiável. Agora, a maioria das pessoas de conheço a consideram o primeiro lugar para descobrir algo”, diz. “Acho que o principal fator que fez a Wikipédia bem sucedida é o fato de ser livre e gratuita.”