Wikipédia 15/Site/Histórias/Chorobek Saandanbekov

This page is a translated version of the page Wikipedia 15/Site/Stories/Chorobek Saadanbekov and the translation is 92% complete.

Chorobek Saadanbekov

 
Born in Kyrgyzstan
Joined Wikipedia in 2010
Favorite article is about the peregrine falcon.

Preservar idiomas e culturas é algo incrível de se celebrar.

Desde 1991, o Quirguistão tem lutado contra o declínio de sua língua, o quirguiz. Quirguiz é um idioma turco falado por 4 milhões de pessoas em vários países. Historiador e ativista, Chorobek Saandanbekov, esteve escrevendo em quirguiz na Wikipédia, como uma maneira de sustentar o idioma no futuro.

Chorobek sabe que criar recursos educacionais em quirguiz melhora as oportunidades de aprendizagem para aqueles que não sabem falar russo, outro idioma geralmente falado no país. A população quirguiz é composta por cerca de 5,5 milhões de pessoas, e o quirguiz é o maior grupo étnico da nação.

“Devemos desenvolver o conhecimento livre e acessível para a maioria de nosso país”, explica.

Seu primeiro projeto envolver construir uma biblioteca de livros em quirguiz. Chorobek e outros digitalizaram quase 200 e os tornaram acessíveis online gratuitamente. Então, descobriu que adicionar tais livros à Wikipédia aumentaria as chances de serem lidos.

Devemos desenvolver o conhecimento livre e acessível para a maioria de nosso país.

Chorobek tem escrito mais de 1 600 artigos na Wikipédia quirguiz, que agora contém quase 50 000 artigos desde sua inauguração em 2011.

Crescido na zona rural do Quirguistão, Chorobek frequentou uma escola quirguiz na adolescência. Tem escrito numerosos artigos sobre o Épico de Manas, o patrimônio mais valioso dos quirguiz, e uma parte importante da tradição oral do país.

“Se [crio] um artigo muito bom em quirguiz sobre Manas, posso traduzi-lo para o inglês e colocá-lo na Wikipédia inglesa”, diz. “para que possamos conectar nossos conhecimentos [em] um bom sentido.”

Chorobek espera que a Wikipédia possa ser uma boa alternativa aos livros de papel, que já estão em escassez em muitas escolas.

“A chegada de tecnologias de informação dá-nos grande chance em prol de [nossa] qualidade e quantidade educacional”, diz.