Wikipédia 15/Site/Histórias/Bobby Shabangu

This page is a translated version of the page Wikipedia 15/Site/Stories/Bobby Shabangu and the translation is 100% complete.

Bobby Shabangu

 
Born in South Africa
Joined Wikipedia in 2011
Favorite article is Shaka.

Bobby Shabangu primeiramente descobriu a Wikipédia enquanto recolhia informações sobre programas que ele produzia numa estação de rádio suázi.

A Wikipédia aparecia muitas vezes entre os resultados principais de suas buscas — mas na maioria das vezes, em inglês.

“Ao longo do tempo, conheci [o sul-africano] Dumisani Ndubane”, recorda. “[Ele] me apresentou a Wikipédia e me contou […] é deste jeito que editamos etc.”

Ele ansiava por artigos nativos às pessoas e tradições africanas. Então, no final de 2012, ele começou a editar tanto a Wikipédia suázi quanto a inglesa.

“Descobri que se não editasse, ninguém mais iria”, diz. “[Quis] ensinar às pessoas em minhas discussões sobre a Wikipédia e sobre o trabalho que fazem e etc […] foi assim que me envolvi com toda essa coisa.”

Bobby vem de uma vila em Mpumalanga, uma grande região no nordeste da África do Sul. Ele fala cinco idiomas fluentemente: sua língua materna é o suázi, embora também seja proficiente em africâner, inglês, tsuana e — graças a dois anos de estudo na Indonésia — indonésio.

Vejo os pequenos idiomas crescendo e tendo uma representação globalmente completa […] Estamos chegando a algum lugar.

A vila de Bobby é muito tradicional e conservadora. A Wikipédia ajuda a manter um registro de seus costumes que nem os antigos colonos europeus conseguiram registrar.

“É uma área muito montanhosa […] uma área onde a vida e os costumes tradicionais foram intocados”, diz. “Os colonizadores […] quando vieram aqui, não registraram [estas coisas]. Estes fatos não estão armazenados nos arquivos e você não pode referenciar-se com estes arquivos […] [Porém,] se você referenciar-se com seu avô […] [o artigo] será detalhado.”

Hoje, Bobby participa do projeto Jo'burgpediA, que visa melhorar a cobertura da cidade de Johanesburgo na Wikipédia. O projeto funciona com ajuda de instituições da cidade que organizam eventos de edição para estudantes. Bobby também encoraja-os a editar em seus idiomas nativos.

“Eles agora querem [adicionar] informações em suas próprias línguas maternas, portanto é muito emocionante ver algo como isto”, diz.

Ele também está densamente envolvido com o capítulo da Wikimedia sul-africano, dizendo que está crescendo mais do que nunca.

“Vejo o capítulo crescendo, assim como os pequenos idiomas, e tendo uma representação global completa”, diz. “Nosso profissionalismo e a maneira que estamos trabalhando juntos com outros colegas e idiomas […] Acho que estamos chegando a algum lugar.”