Wikipédia 15/Site/Histórias/Ahmed Nisar

This page is a translated version of the page Wikipedia 15/Site/Stories/Ahmed Nisar and the translation is 100% complete.
Other languages:
Deutsch • ‎English • ‎dansk • ‎español • ‎kurdî • ‎português do Brasil

Ahmed Nisar

 
Born in India
Joined Wikipedia in 2009
Favourite article is about the universe.

Centenas de idiomas são falados na Índia, mas não há nenhum idioma nacional. Ao invés, a constituição reconhece 22 idiomas como oficiais. Wikimedistas da Índia são apaixonados para encontrar um lar para cada um destes idiomas na Wikipédia.

É aí que Ahmed Nisar Syed entra. Como colaborador da Wikipédia em não só um, mas em quatro idiomas — Urdu, telugo, hindi e inglês —, Ahmed edita artigos sobre religião, filosofia, geografia, política, linguística e ciência.

Ahmed celebra a estreita ligação entre muitos idiomas e culturas na Índia, uma intimidade refletida na cooperação entre WikiProjetos em hindi e urdu. “Creio que o hindi é incompleto sem o urdu, e que o urdu é incompleto sem o hindi”, explica. “Para desenvolver a Wikipédia hindi, deve desenvolver a Wikipédia urdu e vice-versa”.

Ahmed nasceu em Madanapalle, uma pequena cidade no estado do sudeste de Andra Pradexe. Hoje, vive e trabalha em Pune, Índia. Quando Ahmed começou a editar a Wikipédia, ele era um dos dois únicos editores ativos na Wikipédia urdu. Hoje, ele conta quatorze editores ativos da Índia e mais do Paquistão.

Em 2014, Ahmed foi honrado por seus colegas editores por suas contribuições extraordinárias à Wikipédia teluga. O prêmio, intitulado Komarraju Lakshmana Rao Wikimedia Puraskaram, foi nomeado em honra de Komarraju Lakshmana Rao, o primeiro enciclopedista moderno do idioma telugo.

A honra encorajou-o a envolver-se.

Creio que o hindi é incompleto sem o urdu, e que o urdu é incompleto sem o hindi. Para desenvolver um, deve desenvolver o outro.

Ahmed teve participação em eventos de divulgação da Wikimedia nos idiomas telugo e urdu pela Índia. Também tem desenvolvido um plano integrado para a promoção de Wikipédias índicas com escrita baseada no pérsio, como a urdu.

Acadêmico, Ahmed mantém um olho vivo na literatura clássica urdu disponível em muitas bibliotecas altamente respeitadas. Discussões estão em prática com algumas instituições sobre a digitalização de seus livros sobre medicina Unani”, diz. “Creio firmemente que tais tipos de projetos definitivamente ajudarão a fazer um melhor trabalho”.

Ele espera que outras pessoas contribuirão com a Wikipédia em seus idiomas nativos, para que a Wikipédia torne-se uma ponte entre culturas tradicionais e a modernidade, preservando o patrimônio cultural por gerações de pesquisadores futuros do conhecimento ao redor do mundo.