Wikimedia press releases/Wiktionary reaches milestone 1,000,000 words/pt/source

PARA PUBLICAÇÃO IMEDIATA

O Wikcionário, um dicionário criado em colaboração, publicou hoje seu milionésimo verbete. A palavra "Insert word here" foi adicionada ao Wikcionário do idioma [language name]. Em português, a palavra "[translation]", significa "[insert definition here]".

No dia 12 de dezembro de 2002, o Wikcionário foi lançado como o primeiro projeto filial da Wikipédia como parte da rede de sites publicados em colaboração e operados pela Wikimedia Foundation.

Em 29 de março de 2004, o Wikcionário se expandiu para incluir suas primeiras edições em outros idiomas, o que foi primeiramente feito em francês e polonês. Desde então outras 142 edições em outras línguas foram criadas, sendo que as mais volumosas estão em chinês, ido, italiano, grego, alemão, húngaro e búlgaro.

Seu conteúdo consiste de definições, traduções, sinônimos, antônimos, categorias gramaticais, palavras relacionadas e muito mais. Em muitos dos projetos, além dos verbetes comuns a um dicionário o usuário também poderá encontrar expressões que poderão ajudar aqueles que estão aprendendo o idioma. Alguns Wikcionários também incluem arquivos de sons aos seus projetos, que são arquivoados nos comuns; o Wikcionário holandês é o mais compreensivo nessa categoria, apresentando 13 mil pronúncias. Isso ajuda em particular os estudantes do idioma que não podem visitar o país onde a língua é falada para escutar a pronúncia.

Assim como a Wikipédia, o Wikcionário foi criado exclusivamente por editores voluntários nos quatro cantos do mundo. Milhares de colaboradores contribuíram com o projeto em seus idiomas, conectando as definições às edições em outros idiomas. Qualquer pessoa pode colaborar, contanto que siga atentamente o "Critério de Inclusão" do projeto.

Sobre a Wikimedia edit

A Wikimedia Foundation, Inc. é uma organização internacional sem fins lucrativos, dedicada a incentivar o crescimento, o desenvolvimento e a distribuição de conteúdo multilíngue gratuito e a fornecer gratuitamente o conteúdo completo desses projetos baseados no sistema wiki para o público. A Wikimedia Foundation opera alguns dos maiores projetos de referência editados em conjunto, incluindo Wikipédia, um dos 20 sites mais visitados no mundo.

A Wikimedia Foundation foi criada em 2003 a fim de administrar a operação de projetos existentes e está sediada em São Petesburgo, no estado da Flórida, EUA. A Wikimedia possui filiais regionais no Reino Unido, na Alemanha, na França, na Itália, em Sérvia e Montenegro e na Polônia. A maioria das operações da fundação são apoiadas pelas doações de leitores e colaboradores.

Informações adicionais edit

Para ler mais informativos de imprensa, visite a página de imprensa da fundação.

Para enviar questões e pedidos de entrevista, escreva para o e-mail wikimedia-press@wikimedia.org.