This page is a translated version of the page Wikimedia LGBT+/Portal and the translation is 70% complete.
Outdated translations are marked like this.
Wikimedia LGBT+
Shortcut :
WM:LGBT
Wikimedia LGBT+
Um grupo de usuários para apoiar a comunidade LGBT+
e representar conteúdo LGBT+
em todos os projetos Wikimedia.

O Wikimedia LGBT+ é um grupo de usuários da Wikimedia, anunciado inicialmente na Wikimania de 2012. O grupo de usuários Wikimedia LGBT+ foi aprovado pelo Comitê de Afiliações em setembro de 2014. O grupo promove o desenvolvimento de conteúdo nos projetos da Wikimedia que são do interesse das comunidades LGBT+. O Wikimedia LGBT+ é um grupo global e interseccional, que aceita pessoas de todas as raças, religiões, etnias, nacionalidades, orientações sexuais, identidades de gênero e habilidades.

Missão

  1. Encorajar organizações culturais LGBT+ a utilizarem projetos da Wikimedia e adotarem os valores da cultura livre e acesso aberto.
  2. Promover projetos da Wikimedia como ferramentas para fortalecer as comunidades LGBT+.
  3. Criar e expandir conteúdo de interesse das comunidades LGBT+ nos projetos da Wikimedia e aumentar o nível de qualidade desses conteúdos em todos os idiomas.

Objetivos

  1. Melhorar a experiência de edição de todos os colaboradores ao garantir que assédio relacionado a assuntos LGBT+ sejam lidados por políticas simples e de maneira ágil, independente de gênero.
  2. Garantir que políticas anti-discriminação relacionadas a gênero e orientação sexual sejam eficazes em todos os projetos da Wikimedia, e participar nas discussões sobre discriminações de todos os tipos.
  3. Providenciar redes de apoio para a comunidade LGBT+ e aliados, incluindo um IRC acolhedor e apoio via OTRS.
  4. Providenciar um mecanismo de apelo compreensivo para quando resolução de disputas falhem e um colaborador prefira um mediador ou árbitro que se identifique como LGBT+ para atuar no caso.
  5. Criar um ambiente mais seguro para leitores LGBT+ em todos os projetos da Wikimedia, com interesse especial em melhorar a experiência da juventude LGBT+ em projetos da Wikimedia.
  6. Construir uma comunidade mais abrangente para wikimedistas LGBT+.
  7. Coordenar esforços entre wikis com WikiProjetos engajados no desenvolvimento de conteúdo especificamente LGBT+.

Estratégia

O Wikimedia LGBT+ irá cumprir suas missões das seguintes maneiras:

  1. Providenciar treinamento a organizações e indivíduos para que possam contribuir com conteúdo para projetos da Wikimedia.
  2. Criar, coletar, processar e apresentar as métricas que descrevem estatísticas de uso e qualidade de conteúdo do interesse LGBT+ em projetos da Wikimedia.

Enquanto os membros do Wikimedia LGBT+ são sempre bem-vindos a contribuírem com conteúdo LGBT+ de seu interesse, o escopo do trabalho que este projeto busca realizar pode somente ser atingido se múltiplos programas de sensibilização LGBT+ contribuam com seu expertise no desenvolvimento de conteúdo em suas áreas. A prática geral deve ser onde qualquer educador de populações LGBT+, em qualquer lugar, que esteja tentando expandir qualquer área, deva compartilhar suas informações na Wikipédia se o seu público-alvo utiliza a internet como fonte de informação. Quando um educador reconhecer isto, ele deve ser capaz de entrar em contato com o Wikimedia LGBT+ e receber o treinamento apropriado para que possam compartilhar suas informações com as plataformas da Wikimedia.

Resultados

  • Aumento na participação e visibilidade de comunidades LGBT+ em eventos da Wikimedia - levando a um engajamento ainda maior em Wikimanias futuras.
  • Aumento na participação (visível) de membros das comunidades LGBT+ em todos os projetos da Wikimedia.
  • Coordenação de WikiProjetos LGBT+:
    • Apresentações GLAM LGBT+ sobre história e cultura.
    • Melhor qualidade e maior profundidade de artigos LGBT+.
    • Representação de monumentos LGBT+ no Wiki Loves Monuments.
  • Diretrizes sobre divulgação para recomendar e melhorar políticas de todos os projetos da Wikimedia:
    • Políticas de espaço seguro para os Capítulos da Wikimedia e a WMF, certificando de que todas as reclamações de assédio relacionadas a gênero e orientação sexual sejam resolvidas de maneira efetiva e ágil.
    • Orientação para novos editores LGBT+ (e aqueles que editam sobre tópicos LGBT+) sobre como permanecerem seguros e como fazer para encontrarem ajuda quando necessário.
    • Guia simples de como responder a assédios ou ameaças relacionados a gênero e orientação sexual em todos os projetos da Wikimedia e no IRC.
  • Acesso a ajuda específica para tópicos LGBT+ nas wikis, IRC e email (por exemplo, acesso a voluntários de OTRS que se identificam LGBT+ através do lgbt wikimedia.org).
  • Avaliação independente e profissional da eficácia dos projetos da Wikimedia e da Fundação Wikimedia em lidar com casos de assédio homofóbicos.
  • Realização de pesquisas e relatórios estatísticos sobre a participação LGBT+ e percepção da experiência de edição com o intuito de apoiar melhorias planejadas.
  • Servir de modelo para futuras organizações temáticas baseadas em minorias.

Atividades

Atividades associadas ao Wikimedia LGBT+:

Resoluções

Mídia