Wikimedia Foundation elections/Board elections/2015/pt

This page is a translated version of the page Wikimedia Foundation elections/Board elections/2015 and the translation is 86% complete.
Outdated translations are marked like this.
Info The election ended 31 maio 2015. No more votes will be accepted.
The results were announced on 5 junho 2015. Please consider submitting any feedback regarding the 2015 election on the election's post mortem page.

As eleições da Conselho de Administração de 2015 realizam-se entre o 17 e 31 de maio de 2015. Membros da comunidade Wikimedia terão a oportunidade de eleger três candidatos para um período de 2 anos, o termo atual concluirá em 2017. A Assembleia de administração é a autoridade governante definitiva da Fundação Wikimedia, uma organização registada sobre o estatuto 501(c)(3) sem fins lucrativos dos Estados Unidos. A Fundação Wikimedia administra distintos projetos tais como: Wikipedia e Commons.

A Comissão de Eleições dará a conhecer os resultados ao detalhe em 5 de junho de 2015 ou antes.

Informação para os Eleitores

Requisitos

Editores

Podes votar usando qualquer conta registrada que possuas em uma wiki da Wikimedia. Só podes votar uma vez, independentemente de quantas contas possuir. Para poder votar, essa conta deve:

  • Não estar bloqueada em mais de um projeto;
  • e não ser um bot;
  • and have made at least 300 edits before 15 April 2015 across Wikimedia wikis (edits on several wikis can be combined if your accounts are unified into a global account);
  • and have made at least 20 edits between 15 October 2014 and 15 April 2015.

Podes usar a ferramenta de elegibilidade de contas para verificar rapidamente os requisitos para votar.

Desenvolvedores

Desenvolvedores podem votar se:

  • São administradores de servidores da Wikimedia com acesso shell;
  • Or have commit access and have made at least one merged commits in git to Wikimedia Foundation utilized repos between 15 October 2014 and 15 April 2015.
Funcionários e contrtados da Fundação Wikimedia

Current Wikimedia Foundation staff and contractors qualify to vote if they have been employed by the Foundation as of 15 April 2015.

Membros do conselho da Fundação Wikimedia, Membros do conselho consultivo, membros do comitê de disseminação de fundos.

Os membros atuais e antigos membros do Conselho da Fundação Wikimedia, o Conselho Consultivo da Fundação Wikimedia e o Conselho de Disseminação de fundos podem votar.

Informação para os Eleitores

A comissão estará procurando especialmente um grupo diverso de candidatos, e está consciente que a mesma comunidade sabe muito bem quem é que poderia ser excelentes candidatos. Conheces alguém que tu consideras poderia ser um excelente candidato para ser membro da Assembleia do Conselho? Se for o caso, voçê pode nomeá-lo para este posto!

Como nomear outra pessoa

Se acreditas que o candidato é elegível, podes pedir á comissão eleitoral que contacte esta perssoa, e lhe proporcione informação sobre a posição e a convide a nomearem-se e a fazer perguntas. Se queres ocupar-te de disso, manda um email a board-nominations@lists.wikimedia.org com os seguintes dados:

  1. O nome de usuário da pessoa que gostarias de nomear
  2. A que cargo(s) poderia esta pessoa aplicar
  3. ¿Te importaria dar-nos o teu nome ou nome de usuário e apresentar-lo como referência?
  4. Uma descrição breve sobre porque é que acreditas que esta pessoa desempenharia bem esse cargo e o que poderia oferecer ao movimento.

O que acontecerá depois

Logo depois de receber a nomeação, a comissão eleitoral e seus conselheiros contactarão aos nomeados para que proporcionem mais informação sobre o cargo a que aplicam e seus requisitos, e ver se a pessoa está interessada em desempenhar dito cargo. Se estão interessados, lhes daremos instruções sobre como apresentar sua aplicação para a candidatura e, como sempre, terão a liberdade de aclarar dúvidas sobre o processo e o cargo.

Informação aos candidatos

A seleção de novos membros do conselho devem estar em conformidade com a Assembleia WMF dever de cuidado. O Conselho deve agir de forma sensata, diligente, e da maneira esclarecida, e com o cuidado que uma pessoa normalmente prudente usaria em circunstâncias semelhantes. Este dever de cuidado, por exemplo, aplica-se á cuidadosa seleção de pessoas qualificadas para fazer parte da Assembelia, que não traga má-reputação ao corpo.

Aqueles que estão considerando uma candidatura são convidados a ler o manual da assembleia na íntegra antes da apresentação da sua candidatura.

Funções e responsabilidades como membro do Conselho

The Board of Trustees is responsible for oversight of the Wikimedia Foundation's operations. Good board members enable good management by the Executive Director and staff. They do not manage the organization themselves or interfere in its day-to-day operations. The Board's oversight role includes decision-making, monitoring and leadership.

Essas responsabilidades incluem:

  • Making decisions on vision, strategy, goals, and high level policies for the organization;
  • Monitoring the Wikimedia Foundation's performance, risks, finances, and compliance;
  • Advising the Executive Director and senior staff, drawing on the Board member's relevant expertise and experiences; and
  • Articulating and communicating the Wikimedia Foundation's goals to the Wikimedia community and general public.

Board members should maintain the legal and ethical integrity of the organization, recruit and orient new Board members, and cultivate diversity on the Board.

As responsabilidades do Conselho não incluem:

  • interferir nas operações do dia-a-dia, exceto em emergências
  • definição de políticas editoriais em nível de projeto da Wikimedia
  • resolução de conflitos comunitários básicos
  • voluntariado em áreas específicas de trabalho regular WMF organizacional
Ver mais....

Pré-requisitos para a candidatura

Para serem elegíveis, os candidatos devem estar dispostos e capazes de cumprir os deveres do serviço da assembleia e do trabalho da comissão, incluindo gastar o tempo e a energia necessários para realizar a devida investigação em questões relevantes, para tomar decisões informadas de boa fé, e participar de reuniões de assembleia regularmente. Os requisitos de elegibilidade para os candidatos são os mesmos que para eleitores (ver requisitos do eleitor), com as seguintes exigências adicionais:

  • Você não deve ter sido condenado por um crime grave ou qualquer crime envolvendo desonestidade ou fraude; e
  • Você não deve ter sido removido de uma posição em uma organização sem fins lucrativos ou de outra empresa por causa de má gestão ou má conduta; e
  • No momento da nomeação ou eleição, você não pode ser proibido ou impedido em qualquer projeto Wikimedia, por um período de 30 dias ou mais; e
  • Você deve divulgar publicamente o seu verdadeiro nome na sua apresentação de candidato (porque as identidades dos membros do Conselho são uma questão de registo público, não é possível realizar um posto no Conselho da Assembleia anonimamente ou sob um pseudônimo); e
  • Ter no mínimo 18 anos e ser maior de idade em seu país de origem; e
  • Apresentar prova da sua identidade para a Wikimedia Foundation (veja abaixo).

Como apresentar a sua candidatura

Se és apto, podes apresentar a tua candidatura fazendo o seguinte:

  1. Escreve um breve resumo de não mais de 1200 palavras (excluindo espaços) especificando que farias se fosses elegido para o conselho diretivo, teus pontos de vista relevantes e experiência, ou o que consideres de muita importância. Não poderás usar o teu perfil de candidato para fazer ligações com listas de referência a outras páginas de plataforma, e a [w:Slate (elections)|candidatura]] não deverá ser apresentada em conjunto com outros candidatos.
  2. [$submitlink Apresenta o teu perfil] entre as 00:00hrs de 20 de abril de 2015 (UTC) e 23:59hrs de 5 de maio de 2015 (UTC). Tua declaração poderá ser modificada somente dentro dos 3 dias logo de a teres apresentado, ou até 5 de maio, a excepção de modificações menores (como erros ortográficos) ou traduções. Qualquer incorporação ou mudança ao conteúdo logo da data limite se fecha com um selo com a hora e se apresentará aparte do perfil original, e será apresentado aos votantes só se as mudanças forem traduzidas ao mesmo idioma do perfil do candidato. Deverás notar que as primeiras aplicações tenderam mais tempo para ser traduzidas em mais idiomas, e que as aplicações que sejam apresentadas perto da data limite não serão tão traduzidas como as que se apresentem com tempo suficiente.
    por favor note-se: Para permitir que os votantes conheçam os candidatos rapidamente, as declarações serão enviadas para ser traduzidas profissionalmente dentro de 48 horas logo após a apresentação da aplicação. Mesmo assim, a primeira tradução se fará dentro das primeiras 24 horas, para esta poder tomar mais tempo devido ás actualizações.
  3. Apresenta prova da tua identidade à Fundação Wikimedia antes das 23:59 de 5 de maio (UTC). De maneira privada um membro da comissão eleitoral vai contacta-lo para dar-te mais informação sobre o cumprimento de requisitos quando te inscreves tu mesmo na lista de candidatos.

'Os candidatos que não cumpram com os requisitos e prazos acima serão desclassificados.'

Enviando uma prova de identidade à Wikimedia Foundation

Os candidatos para esta posição devem apresentar prova de identidade e evidência da sua idade como condição da sua candidatura. Esta prova poderá ser fornecida em qualquer das seguintes formas:

  • Cópia ou digitalização da tua carta de condução
  • Cópia ou digitalização do teu passaporte
  • Cópia ou digitalização de qualquer documento oficial que indique o teu nome e idade.

Isto pode ser proporcionado pela WMF em qualquer das seguintes maneiras:

  • via e-mail para secure-info wikimedia.org
  • via fax para +1 (415) 882-0495 (caso fizer isto, envie um e-mail para secure-info wikimedia.org para avisá-los que há um fax vindo).
  • via correio para:
Wikimedia Foundation Inc.
ATTN: JAMES ALEXANDER
149 New Montgomery Street, 6th Floor
San Francisco, CA 94106
USA
  • Note-se que não é recomendado por correio postal. Não se fazem excepções se a documentação de um candidato não é depositada dentro do prazo de aplicações de 23:59 UTC, 5 de maio 2015, nos escritórios da WMF.

Organização

Cronograma

  • 5 de maio: data limite para envios de candidaturas e comprovação de identidade
  • 5 a 16 de Maio: Perguntas e discussões entre os candidatos e a comunidade
  • 17 a 31 de Maio: Votação
  • De 1 a 5 de junho: comprovação de votos
  • 5 de junho: anúncio de resultados