Wikimedia Foundation Board noticeboard/June 2022 Meeting Outcomes from Wikimedia Foundation Board of Trustees/pt

Resultados da Reunião de Junho do Conselho de Curadores da Fundação Wikimedia

Prezados,

Dando seguimento à minha mensagem de duas semanas atrás sobre os resultados anteriores de reuniões do Conselho de Curadores da Fundação Wikimedia[1], Maryana e eu gostaríamos de compartilhar maiores informações sobre a reunião mais recente do Conselho em junho de 2022.

O Conselho passou a maior parte da reunião revisando o Plano Anual da Fundação Wikimedia, o qual foi aprovado por unanimidade pelo Conselho. Este plano é um resumo dos objetivos da Fundação para o ano fiscal de 2022-2023.[2] O plano agora está fundamentado na direção estratégica de nossa estratégia do movimento: equidade de conhecimento e conhecimento como serviço. O plano identifica o foco da Fundação nas regiões e nos projetos. Agradeço a todos os voluntários que deram sua contribuição. Houve mais de 12.000 visualizações de página do plano em Meta-wiki (4 vezes mais em relação ao ano passado) com mais de 30 colaboradores de 8 wikis envolvidos na página de discussão, incluindo as Wikipédias árabe, sueca e alemã, Wikimedia Commons e Wikidata. Mais de 750 membros da comunidade de todas as regiões do mundo foram contatados através de ‘conversas de planejamento de mão dupla’ incluindo suporte multilíngue em 15 idiomas.[3] A versão final inclui um apêndice e um resumo do feedback que recebemos a partir desses processos. O Conselho de Curadores continuará a trabalhar em parceria com Maryana e lideranças da Fundação para compartilhar informações e incentivar um planejamento em conjunto com as comunidades à medida que o ano avança. Por favor, continuem compartilhando quaisquer reflexões e dúvidas sobre o Plano Anual em Meta; mesmo com o plano sendo aprovado, eu fico feliz em poder explicar, elaborar ou levar em consideração (para planejamento futuro) aspectos não considerados anteriormente.[4]

Havia alguns outros itens na pauta da reunião, incluindo uma atualização do Código Universal de Conduta, a revisão[5] do relatório anual de sustentabilidade ambiental da Fundação[6] e a aprovação de uma política de capital de giro para a Fundação.[7]

Com o objetivo de tornar o trabalho do Conselho mais visível para todos, dois observadores do Comitê de Redação da Carta do Movimento participaram da reunião do Conselho e o Conselho realizou uma sessão aberta com a equipe da Fundação Wikimedia logo após a reunião.

O Conselho também organizará uma sessão durante a Wikimania para conversar e responder perguntas sobre esses temas ou outros temas que sejam do seu interesse. Planejamos nos encontrar novamente em setembro em Berlim, quando será realizado o Wikimedia Summit. Esperamos encontrar alguns de vocês por lá.

Nat e Maryana