Wikimedia Dourados

A Wikimedia Brasil é um capítulo com modelo diferenciado, não sendo uma instituição legal e já trabalhando em sistema de mutirões, por favor veja br.wikimedia.org para ver possíveis atividades.

Wikimedia Dourados é uma proposta para a criação de um local chapter da Wikimedia na cidade brasileira de Dourados. Ela estará diretamente ligada a Wikimedia Brasil, sendo um Mutirão Pelo Conhecimento Livre, assim seguindo a Carta de Princípios, mas para ser efetivada como um capítulo segundo os termos do ChapCom, será uma unidade legal no país.

Motivações

A cidade de Dourados possui cerca de 200 mil habitantes divididos em 170 bairros. A proposta de um capítulo local foi inicialmente abordada em 2011.

Relação com a Wikimedia Brasil

A proposta de uma Wikimedia Dourados não influencia a existência ou não de um capítulo oficial da Wikimedia Brasil. Caso exista um capítulo oficial no Brasil, a Wikimedia Dourados atuará em parceria com este capítulo de forma independente e colegiada. Caso se mantenha o esquema de mutirões, a Wikimedia Dourados atuará em parceria com estes, de forma independente, mas fornecendo ferramentas e sua estrutura legal quando necessário. Você pode acompanhar os debates sobre a estrutura da Wikimedia Brasil em Global/Brazil/Debate sobre estruturas.


Lista de interessados edit

  • Ao assinar, você não estará assumindo nenhum compromisso, apenas demonstrando seu interesse.
  • Assine com # ~~~~.
  1. JerônimoFRC Sim? 06:06, 1 October 2011 (UTC)[reply]

Possíveis etapas a cumprir edit

  1. Reunir interessados

Reunir pessoas interessadas em estabelecer um local chapter na Cidade de Dourados. É recomendado um mínimo de 10 ou 15 pessoas para se dar prosseguimento em algo.

Ler Requirements for future chapters/pt para mais sobre o assunto.
  2. Redigir os estatutos

Já há coisas a se espreitar em português em Wikimedia Portugal/Estatutos, além, é claro, dos estatutos dos local chapters já constituídos. A our mission (missão da Wikimedia Foundation) também é interessante de se consultar.

Ler Step-by-step chapter creation guide/pt#Passo_2:_Redigir_os_estatutos para mais sobre o assunto.
  3. Apresentar os estatutos à Wikimedia Foundation para análise e aprovação
  4. Formar uma associação: aprovar os estatutos, eleger representantes
  5. Registrar a associação

Leituras de interesse edit

Sobre local chapters
Outros local chapters