Wikimedia CH

This page is a translated version of the page Wikimedia CH and the translation is 95% complete.
Outdated translations are marked like this.
Wikimedia CH
Verein zur Förderung Freien WissensAssociation pour l’avancement des connaissances libresAssociazione per la promozione della conoscenza libera

Wikimedia CH é o Capítulo da Wikimedia local que atua na Suíça. Ele foi fundado no dia 14 de maio de 2006. Veja nosso estatuto aqui. O Wikimedia CH foi reconhecido como uma instituição de caridade por todas as agências tributárias cantonais da Suíça.

Wikimedia Suíça

Suíça
LocationFlag of Switzerland.svg Suíça
Country codeCH
Founding date14 de abril de 2006
Official language(s)
Other language(s)
Websitehttps://www.wikimedia.ch/en/
Mailing listWikimediach-l
Freenode#wikimedia-chconectar
Twitter@WikimediaCH
FacebookWikimediaCH

Apoio à comunidade

Calendário

Subsídios

Bolsas de estudo

Políticas

Eventos

Ações/Calendário

  • O Calendário pode ser atualizado tanto pela equipe quanto pelos voluntários, e visa mostrar os eventos acontecendo em toda a Suíça, independentemente do idioma.
  • Este calendário participativo é atualizado tanto pela equipe quanto pelos voluntários, com o objetivo de mostrar os eventos que acontecem na Suíça, independentemente da língua.

Eventos específicos

Eventos passados

Fotos de eventos anteriores da Wikimedia e encontros na Suíça estão disponíveis aqui.

Relatórios

Novidades

A Wikimedia CH publica boletins mensais em 3 idiomas oficiais da Suíça e em inglês.

Programas

Educação

Escolas e instituições de ensino superior

#theLab

 
#theLab Locarno

Em 2019 a Wikimedia CH iniciou uma parceria com o corpo docente de Pedagogia de Locarno para uma série de eventos relacionados a workshops a serem organizados com professores e alunos. As oficinas são realizadas no belo cenário do Locarno Palacinema e atendem pelo nome de #theLab.

O objetivo são as Humanidades digitais e, além de apoiar os laboratórios, a Wikimedia CH também participa do projeto information literacy. Outros cursos dizem respeito à criação de desenhos animados, robótica e codificação.

A primeira oficina de alfabetização de informação ocorreu em 21 de janeiro com uma classe da escola média. Os estudantes foram divididos em quatro equipes e participaram de uma série de atividades de investigação para ganhar um prêmio final. Entre busca de tesouros virtuais, busca de notícias falsas e outras atividades, os estudantes e mestres tiveram muita diversão, e a iniciativa foi um grande sucesso. Este conceito foi repetido em 4 de fevereiro com uma escola primária.

Wikimedia CH terá a segunda sessão do laboratório com a faculdade de pedagogia de Locarno dedicada à escola primária no próximo 18 de março. Após a primeira sessão com escolas médias, nesta ocasião a sessão de alfabetização de informação será dedicada a crianças. O formato terá um jogo com uma sequência de perguntas a ser resolvidas usando projetos da Wikimedia, em geral terá a estrutura de perguntas em verdadeiro e falso.

As sessões feitas em grupo com os professores e o inquérito revelaram que uma alta percentagem de estudantes consideraram os cursos interessantes e os repetiriam e os professores consideram-nos interessantes e os reproduziriam novamente.

Colaboração com o CERDD (Centro de Recursos Educacional e Digital)

Em setembro, a Wikimedia CH iniciou uma colaboração com o Centro de Recursos Educacionais e Digitais do Cantão Ticino para transferir material didático em licença aberta em projetos da WIkimedia. O material é dedicado especificamente ao ensino médio e aborda biologia, química e física. Está publicado atualmente em uma plataforma Moodle e é lançado em licença aberta, com este projeto a Wikimedia CH treinará um gerente de comunidade para transferi-lo na Wikiversidade e no Wikilivros.

Treino Wikipedia para professores em Geneva, 27/03/2019

Gabriel realizará uma oficina para professores em Genebra. O projeto ainda não está totalmente definido, e será adicionado tanto ao nosso calendário quanto à página para o mês de contribuição à língua francesa, que acontece todo ano em março.

Devoxx4kids em Lugano

No dia 6 de abril, o Wikimedia CH participou do Devoxx4kids em Lugano. Desta vez, o tópico principal foi o mapeamento através do uso do OpenStreetMap. Cinco tutores treinaram por volta de 100 estudantes no uso do OpenStreetMap e como artigos da Wikipédia de mapas utilizam esse projeto.

Comitê Steering (área da Alemanha)

Em 17 de abril 6 educadores ou wikipedistas envolvidos em programas educacionais se reuniram em Olten para discutir como reorganizar a área educacional para a área alemã e receber críticas. Essas reuniões foram úteis para definir o que é necessário para operar e quais as prioridades.

Mídia em Piazza

A próxima edição da Media in Piazza será em Lugano nos dias 24 e 25 de outubro. Enquanto isso, a equipe da orga reúne-se regularmente definindo um Manifesto. Além disso, a Confederação Suíça selecionou o projeto e incluiu-o na lista dos 11 projetos mais inovadores em termos de inovação na educação.

Link.

Universidades

Treino Wikipédia para estudantes da Universidade de Neuchatel, março e abril de 2019

Amandine fez um projeto de sucesso em 2018, o projeto Wikineocomensia. Com o objetivo de envolver a universidade de Neuchâtel e o museu do Laténium, ajudou a estabelecer laços fortes com o diretor do Laténium, que também leciona na universidade. Ela treinará um grupo de seus alunos para editar a Wikipedia, possivelmente sobre tópicos arqueológicos suíços, do final de março ao início de abril de 2019. A página do projeto será exibida assim que estiver configurada, em nosso próximo boletim informativo.

Workshop Wikimedia na ETH 2 e 4 de junho de 2019

O workshop de 2 dias (hospedado pela AMB e 50 anos AVETH) enfocou o papel das plataformas Wikimedia no atual ecossistema de pesquisa, especificamente a Wikipedia em inglês, Wikimedia Commons (arquivo de arquivo) e Wikidata (metadados estruturados).

Os principais tópicos têm sido a arquitetura geral das plataformas da Wikimedia, os principais aspectos das leis de direitos autorais, a redação de artigos científicos na Wikipedia em inglês, as métricas e a estratégia de divulgação de resultados científicos para o público em geral, as novas fronteiras do acesso aberto bibliometria e as iniciativas de gap de gênero no campo científico relacionado às plataformas Wikimedia.

Formação contínua

Oficina Wikidata em Lausanne, quinta, 29 de março

Após o Dia do Wikidata organizado por profissionais do GLAM no dia 28, Shonagon irá para Lausanne no dia 29 de março para realizar uma oficina sobre o Wikidata. Shonagon trabalha para o Museu do Louvre. Ele é também um entusiasta do Wikidata e um dos principais contribuidores do Crotos, um motor de pesquisa de imagens que depende do Commons e do Wikidata. Sua oficina será focada nos wikiedistas interessados em aprender a utilizar o Wikidata. Esta sessão também deverá ser interessante para entusiastas de arte, então se inscrevam e participem.

Wikipédia pela Paz, 26 de abril - 5 de maio

Este ano, o Wikimedia CH apoiará novamente a Wikipédia pela Paz em Mont Soleil. Durante dez dias, 12 pessoas de todo o mundo se reunirão para escrever e editar o conteúdo da Wikipédia sobre tópicos relacionados à paz, justiça social e clima da Terra. A página do projeto está disponível para mais detalhes. A Wikipédia pela Paz teve sua 2ª edição em Mont Soleil, para apresentar e praticar a Wikipedia para recém-chegados, que estavam interessados ​​em itens de paz, justiça social e clima da Terra e seus homens e mulheres de ação . Organizado em conjunto com en:Service Civil International, durante dez dias doze pessoas de toda a Europa vieram e viveram juntas, unidas no espírito, para aumentar e melhorar o conteúdo da Wikipedia. Mais de 100 artigos foram traduzidos para suas línguas maternas, isto é, finlandês, ucraniano, polonês, esloveno, sérvio, alemão, russo, vietnamita, laosiano, catalão e francês. Os resultados do projeto estão disponíveis para visualização de detalhes.

Fotos.

Parcerias

A Wikimedia CH está discutindo várias parcerias em educação ou para consolidar as existentes. Diversos encontros já foram definidos com a EPFL de Lausanne, com o corpo docente de Pedagogia de Locarno a relação está melhorando e algumas discussões estão ocorrendo com outras universidades ou associações afins.

Ferramentas

Dico des ados em Sierre, 22 de maio

Um projeto próximo ao wiktionary, mas para adolescentes, Dico des ados vai ser apresentado em Sierre, no dia 22 de maio. O evento é principalmente para crianças de língua francesa de 8 a 14 anos, mas adultos, especialmente professores, são bem-vindos. A equipe do Wikimedia CH foi convidada a descobrir o projeto. Se você estiver interessado em participar do evento, por favor, entre em contato com Flor <flor.mechain wikimedia ch>.

Minipédia, uma versão mais leve da Wikipédia

Durante o Wikipédia+Educação de San Sebastián, houve a possibilidade de discutir o estado das ferramentas de trabalho e a comunidade basca apresentou sua versão da "Txikipedia". A comunidade italiana começou uma discussão sobre uma possível solução semelhante à da "Txikipedia", e o Wikimedia CH está dando apoio à discussão.

Comunidade

Comunidade italiana

Café da manhã de ano novo: Chiasso

Como acontece todo ano, os wikipedistas de Insubria e Ticino se reuniram para celebrar o aniversário da Wikipédia em Chiasso. Doze wikipedistas celebraram a Wikipédia e discutiram sobre projetos de 2019.

Fotos

Wiki-encontros do grupo de Insubria: Oleggio

 
Editatona em Oleggio e imagens com tabarristi.

Depois do Brunch de Ano Novo em Chiasso anual do CH, onde tivemos 15 wikipedistas do grupo de Insubria, o grupo se reuniu novamente em 19 de janeiro em Oleggio no Museu Arqueológico e Etnográfico Carlo Giacomo Fanchini para uma editatona sobre o museu e a cultura local. O evento contou com 14 editores que escreveram artigos e enviaram fotos (no total 781 artigos e arquivos). O encontro terminou com um jantar e uma foto coletiva com o "tabarristi", outro grupo que se reuniu no mesmo dia no museu, vestindo o tradicional tabarro, traje típico dos Alpes do sul. A página do evento está disponível aqui onde você pode ler mais sobre os detalhes do evento.

Fotos.

Passeio Carlo Amoretti: Lonate Pozzolo, 11 de maio

 
Carlo Amoretti (1741–1816).

No dia 11 de maio começará a turnê de Carlo Amoretti, um longo programa de edições em torno de Insubria. Refazendo os passos do cientista e aventureiro Carlo Amoretti entre os territórios da Insubria, a comunidade wikipedista irá propor uma visita para Lonate Pozzolo, que já foi localizada na fronteira austro-piemontesa. Este é o primeiro evento de um programa longo que continuará em junho em Como.

Time Amoretti chega em Nesso (Como), 1º de junho

No dia 1º de junho, o time Amoretti chegou em Nesso, no Lago de Como. Vinte e quatro wikipedistas e estudantes chegaram por barco nesta famosa aldeia criada ao redor de uma cachoeira que foi relatada até mesmo por Leonardo da Vinci no Codex Atlanticus. Após visitarem a aldeia e suas igrejas, o grupo se reuniu na casa municipal, onde escreveram artigos sobre a cidade, carregaram imagens e mapearam o território. Dois especialistas da história da aldeia estavam presentes para dar apoio ao grupo e relatar a memória histórica desta pequena mas agradável aldeia à margem do lago.

Diversidade

Usuários cegos e deficientes visuais

O Wikimedia CH começou a colaborar com a associação Albinit em 2018. Esta colaboração visa ter uma fase de testes para usuários com deficiência visual como usuários passivos e ativos. A primeira rodada já foi concluída e teve quatro participantes, que verificaram quatro projetos italianos (Wikipédia, Commons, Wikivoyage e Wikisource) e realizaram uma avaliação de acordo com seis parâmetros:

  • Fácil leitura dos artigos e links fáceis de usar.
  • Fácil de pesquisar: habilidade de pular entre os diferentes conteúdos de uma página.
  • Boa administração dos elementos não-textuais: habilidade de ler elementos não-textuais.
  • Distribuição de conteúdo: administração da página e distribuição de conteúdo.
  • Usabilidade de elementos extras (especificamente predefinições): infoboxes, notas etc.
  • Energia gasta durante a atividade (uma auto-avaliação de quanto esforço é necessário para realizar a atividade).

Neste caso, o foco do teste tinha se baseado não somente na acessibilidade, como é normal para deficiências, mas considerou também a usabilidade e, mais especificamente, considerou como muito importante o último parâmetro: a energia gasta durante a atividade.

O objetivo do projeto é verificar a habilidade de pessoas com certas deficiências de utilizar projetos da Wikimedia durante suas atividades diárias (estudo, trabalho ou os dois) e verificar se os projetos da Wikimedia podem oferecer uma vantagem especificamente para estudantes com dificuldade de aprendizagem.

Os resultados do projeto foram apresentados no Wikipedia+Educação em San Sebastián.

Dentro deste projeto, o Wikimedia CH esteve, também, em contato com a associação "Libro parlato" (livro falado) de Verbania, a qual colabora com outras associações similares na Suíça para publicar seus catálogo no Wikidata.

Mulheres

Instituto Federal de Tecnologia de Zurique: Wikipedia:Meetup/Zurich/March 2020.

Projetos

Responsabilidades

Conselho atual

25 de maio de 2018 e posterior.

  • Muriel Staub, Presidente.
  • Mauro Cassina, membro do conselho.
  • Jon Becker, membro do conselho.
  • Neko Rama, membro do conselho.
  • Matthias Nepfer, membro do conselho.
  • Cathérine Janssens, Board member.

Equipe

Posições permanentes

  • Diretora Executiva:
    Jenny Ebermann (0.8 FTE)
  • Administradora de Programas e Parcerias GLAM (Galerias, Bibliotecas, Arquivos e Museus):
    Debora Lopomo (0.8 FTE)
  • Contato com a comunidade e imprensa da Suíça em italiano:
    Ilario Valdelli (0.6 FTE)
  • Contato com a comunidade da Suíça em alemão:
    Ulrich Lantermann (0.8 FTE)
  • Contato com a comunidade da Suíça em francês:
    Flor Méchain (0.6 FTE)
  • Gerente de divulgação e comunicação do programa:
    Kerstin Sonnekalb (0.9 FTE)
  • Oficial de Finanças e RH:
    Marie-Louise Cognard (WMCH) (0.5 FTE)
  • Contadora:
    Marta Vidal (0.5 FTE)
  • Gerente de arrecadações e relações com stakeholders:
    Stéphane Maffli (1.0 FTE)
  • Assistente:
    Ylva Linn Liliegren (0.5 FTE)

Membros temporários

  • Nenhum.

Arquivo

Discussões anteriores nesta página foram mantidas no arquivo. todas as subpáginas desta página

Entre em contato

E-mail
Contate-nos em info wikimedia ch.
Empréstimos de material de fotografia
Página no Commons.
Lista de mailings
Lista de mailings para Wikimedians na Suíça em wikimediach-l.
Facebook
Seja fã do Wikimedia CH no facebook.com/WikimediaCH.
Twitter
Siga nossos tweets no @WikimediaCH.
LinkedIn
Sigan-nôs no LinkedIn: @Wikimedia CH [ Companhia · Internet ], @Wikimedia CH [ Grupo listado ].
Endereço postal
Wikimedia CH
c/o BDO SA
Via Vedeggio 3
6814 Lamone
Suíça
Site
https://wikimedia.ch/en/

Veja também