Wikimedia Blog/Drafts/Edivaldo Moura Santos profile

This page is a translated version of the page Wikimedia Blog/Drafts/Edivaldo Moura Santos profile and the translation is 100% complete.

Posted: http://blog.wikimedia.org/2012/09/27/edivaldo-moura-santos-brazil-professor/

This is a draft post for the Wikimedia blog (compare previous multilingual posts there)

Professor universitário brasileiro acredita que tarefas na Wikipédia melhoram o aprendizado dos estudantes

Edivaldo Moura Santos cresceu no interior do estado de São Paulo, Brasil e descobriu seu amor pela Física no primeiro ano do Ensino Médio, na pequena cidade de Itupeva. Isso o levou a se empenhar em fazer bacharelado e, depois, Ph.D. em Física. Tornou-se professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No ano passado, Edivaldo aderiu ao piloto do Programa Wikipédia no Ensino, no Brasil, e ele está feliz em ver seus alunos melhorarem as informações sobre Física disponíveis na Wikipédia em português.


Os alunos de Edivaldo no curso de Eletromagnetismo tiveram que escrever novos artigos relacionados ao tema do curso ou melhorar os já existentes na Wikipédia em português. O embaixador de campus Vinicius Siqueira e os embaixadores online Lechatjaune, Giro720, Sturm e Olcyr auxiliaram os estudantes a aprender as bases de como editar a Wikipédia.

"Eu acredito que a experiência foi única", diz Edivaldo. "Não ter o tempo e as limitações do formato padrão das tarefas escritas dá a você muito mais possibilidades no processo avaliativo. Por exemplo, tendo que escrever um artigo enciclopédico, os estudantes precisam saber organizar e sistematizar ideias e conceitos. E, para ser capaz de cumprir o objetivo, os conceitos físicos precisam estar consolidados em suas cabeças. Eu tive discussões muito mais profundas com alguns estudantes durante esse semestre, até o ponto de eles realmente entenderem o que eles deveriam escrever, mais tarde, na Wikipédia."

Edivaldo ficou muito satisfeito com o engajamento e o aprendizado dos estudantes, surgidos a partir da tarefa na Wikipédia.

"Em um exemplo específico, um dos artigos era sobre a ideia da conservação de carga elétrica," ele disse. "A visão moderna das leis de conservação na Física está totalmente baseada no conceito de simetrias e tal visão raramente é discutida em um primeiro curso de Eletromagnetismo. O aluno responsável por esse artigo, no entanto, decidiu ler sobre tópicos além do curso, como mecânica analítica e teoria quântica de campos. Eu fiquei muito feliz com o resultado final."

Um resultado fundamental, para Edivaldo, foi os estudantes serem levados para além do modelo tradicional de aprendizado no Brasil, no qual a avaliação do trabalho do aluno é limitada a provas escritas. Enquanto reconhece que as provas têm sua importância - físicos, diz, precisam ser bons em Matemática - ele sente que os testes medem a habilidade dos alunos em memorizar conteúdos básicos ao invés de entender os conceitos. Quando os estudantes precisaram escrever artigos na Wikipédia em tópicos, diz, eles foram forçados a entender, de verdade, os conceitos por trás das fórmulas. E, claro, eles melhoraram o conhecimento livre disponível, divulgando ricas informações para outras pessoas interessadas em aprender Física.

"Eu discuto alguns conceitos físicos em mais detalhes e os faço refletir sobre as definições, teoremas e experimentos que acabaram em seus artigos," diz. "Minha parte favorita de fazer um trabalho na Wikipédia é ver os estudantes melhorando o conteúdo da Wikipédia em português e aprendendo mais um pouco de Física, ao mesmo tempo."

LiAnna Davis, Gerente de Comunicações do Programa Wikipédia no Ensino