Other languages:

Sobre Wikimania edit

A Wikimania é um evento global anual dedicado à Wikipedia e a outros projetos da Wikimedia. É ao mesmo tempo uma conferêcia científica e um evento comunitário, aberto ao público. A Wikimania é um local para usuários e editores dos projetos reunirem-se, conhecerem-se, trocar idéias e relatar sobre pesquisa e projetos. A conferência deste ano será realizada entre 4 e 6 de agosto de 2006, no campus da Faculdade de Direito de Harvard, em Cambridge, Massachusetts, Estados Unidos.

Está aberto o prazo para a apresentação de trabalhos, pôsteres, apresentações, workshops e grupos de discussão. Também estão abertas as incrições para palestrantes e painéis de palestrantes, além de sugestões para outras atividades. Todos são bem-vindos para apresentar abstratos (abstracts) e idéias. Seja ousado em suas propostas!

Datas importantes edit

  • 15 de abril de 2006 (Prorrogado) : Prazo final para propostas de workshops e tutoriais
    • Notificação de aceite: até 30 de abril
  • 30 de abril de 2006 (Prorrogado) : Abstratos para painéis, trabalhos, pôsteres e apresentações
    • Notificação de aceite: até 15 de abril
  • 4-6 de agosto de 2006 : Wikimania

Temas de conferências edit

As propostas devem abordar pelo menos um dos seguintes temas:

  • Infraestrutura técnica – Pontos relacionados ao desenvolvimento e extensão da Wikimedia; Projetos sobre o hardware da Wikimedia; novas idéias para desenvolvimento (incluindo casos de estudo de outras wikis ou projetos similares).
  • Projetos e conteúdo da Wikimedia – Apresentação de projetos e resultados interessantes; objetivos futuros dos projetos e tipos de distribuição; maneiras de aprimorar a qualidade do conteúdo. Novas aplicações para o conteúdo de projetos: em educação, jornalismo, pesquisa, etc.
  • Conhecimento livre e acesso a informação – Presentes e futuras iniciativas sobre conhecimento livre; projetos correlatos de biblioteca e arquivamento pelo mundo e contribuição de bibliotecários e arquivistas; maneiras de coletar e distribuir conhecimento.
  • Ciência social Wiki – Os contribuintes e usuários (quem são eles? De onde vêm?); problemática de reputação e identidade; resolução de conflitos e dinâmica de comunidade; comunidades digitais em escala. Idiomas e culturas e sua interação online; multilinguismo via wikis. Estudos linguísticos em comunidades wiki.
  • Legislação e Política - Copyleft, direitos autorais coletivos, pontos específicos acerca de edição e distribuição comunal; outras áreas legais para as quais a Wiki[mp]edia é um caso de estudo de interesse. Criação de políticas em projetos individuais.

Propostas edit

Tipos de propostas edit

  • Painéis (Sugira um grupo de 2 a 5 palestrantes sobre um tema específico)
  • Workshops (De 30 a 120 minutos)
  • Apresentações (apresentações/trabalhos com duração de 10 a 30 minutos)
  • Pôsteres (Apresentações impressas ou com auxílio audiovisual com capacidade de autosustentação)
  • BOFs 1 (Birds-of-a-Feather/sessões de discussão - 45 a 60 minutos de discussão em grupo)

Nós também aceitamos propostas artísticas, especialmente representações visuais ou afins de algum aspecto do projeto.

Formato para propostas edit

Todas as propostas devem incluir, obrigatóriamente, um título e um abstrato (abstract) de 100 a 300 palavras. Elas também devem incluir o nome completo (e o nome de usuário na Wikipédia, se apropriado) do proponente, com informações para contato e afiliações. Requisições especiais para a apresentação (equipamento para workshops ou painéis) devem ser incluídas. Os abstratos (abstracts) devem ser enviados no formato plain text (no corpo da mensagem), e não como arquivos anexados.

  • Propostas para workshops devem incluir uma descrição geral de 1 a 2 parágrafos sobre as áreas a serem cobertas ou lecionadas.
  • Propostas para painéis de palestrantes devem incluir breves biografias sobre cada um dos participantes em cada painél.
  • Propostas para trabalhos e apresentações podem incluir um link para um rascunho (draft) do trabalho ou slides, se estiverem disponíveis. Indique claramente se a proposta diz respeito a algum projeto wiki específico, e se a apresentação pretende ter duração determinada.
  • Propostas para BOFs1 devem descrever a relevância e o interesse comunitário do tema, e indicar o(s) mediador(es) proposto(s).

Para o processo de apresentação de sua proposta, por favor visitethe Wikimania website. Envie perguntas ou sugestões para cfp <arrouba> wikimedia.org .

Propostas finais edit

Propostas finais devem ser enviadas em um formato aberto (OpenOffice, LaTeX sources, HTML…) e licenciadas sob uma licença de conteúdo livre (GFDL ou CC-BY-SA).

Bolsas edit

Um número limitado de bolsas estará disponível para aqueles que não tiverem condições financeiras para comparecer à conferência. Sugere-se que palestrantes aprovados que necessitem de ajuda requisitem-na.

1 Birds-of-a-Feather (BOF) é uma modalidade de discussão comumente oferecida em conferências na qual grupos de pessoas com interesses afins reúnem-se para discutir um tema proposto pela própria comunidade de participantes.

Mais páginas úteis:   Wikimania 2005 | 2005 website +/-