Other languages:

O Wikijúnior é parte da Wikimedia Foundation, iniciado em 7 de Novembro de 2004. O projeto é uma coleção de livros abertos indicados para crianças, que está sendo escrita colaborativamente dentro do projeto Wikilivros. O Wikijúnior tem também vários subdomínios ativos com conteúdo específico para diferentes idiomas.

Todo o conteúdo do projeto é coberto pela GNU Free Documentation License. Todos os livros no sítio são completamente originais e desenvolvidos por muitos editores que tem trabalhado neles. As contribuições permanecem sendo propriedade de seus criadores, enquanto o licenciamento copyleft garante que o conteúdo irá sempre permanecer livremente distribuível e reprodutível. Vela copyrights para mais informação.

O site está atualmente trabalhando para tornar completos vários livros. Existem 10 títulos aprovados em desenvolvimento, juntamente com vários títulos não sancionados orgânicos.

Por favor ajude-nos a escolher a logo para este projeto. Ver e discutir as logos propostas agora.

História edit

Em 2004, a Fundação Beck contactou a Wikimedia Foundation, perguntando se seríamos capazes de utilizar os nossos recursos para desenvolver material educativo para uma audiência mais jovem. Respondemos que estariam interessados em um projeto como este, e que os nossos materiais podem ser adaptados para as crianças. Uma proposta foi enviada, e a Wikimedia recebeu concessão para desenvolver o projeto. Esta concessão foi confirmada em uma fundação reunião do conselho, em 16 de outubro de 2004.

A idéia original era que o Wikijúnior produzisse uma série de livretos ricos em cores brilhantes (48 pp.; 8 ½ x 11) para um público jovem (idades de 8 até 11 anos) em uma variedade de temas que interessam às crianças. Alguns títulos sugeridos incluem Astronomia, Animais, Dinossauros, Países do Mundo, Ciência e História. Não se pretendia que os livros fossem abrangentes. Em vez disso, eles iriam formar várias sub séries, tais como Mamíferos Africanos, Carnívoros Jurássicos, América do Sul, a Revolução Francesa, entre outros. Os textos deveriam seguir um modelo, de modo que cada artigo, embora diferente dos demais, tenha também algumas características em comum, a fim de que crianças podem pular de um artigo a outro e encontrar os temas que são de especial interesse para elas. Isso seria alcançado substituindo os cabeçalhos padrões da Wikipédia por perguntas. (por exemplo, Onde vivem os leões, as girafas e os elefantes?)

Estado atual edit

Em outras línguas edit

Discussões edit

Projeto online edit

Wikijúnior tem uma extensa componente on-line. Como qualquer projecto Wiki, que é desenvolvido on-line, a comunidade e cria, edita, e verifica o conteúdo.

No entanto, Wikijúnior visa produzir um site separado, um "portal para as crianças" que é adequado para as crianças navegarem pelo conteúdo.

  1. O conteúdo deste portal deverá ser verificado. Fontes deve ser dadas e as versões deverão ser relativamente estáveis.
  2. O portal terá também uma área especial para que as crianças façam perguntas.
  3. O layout e design do portal da criança devem ser bastante simplificados, quando comparado a uma wiki comum.

O que já foi realizado edit

Wikijúnior está em desenvolvimento, sendo um projeto de vários colaboradores.

  1. Criação do site para desenvolvimento
  2. Protótipos de livros foram criados
    1. Wikijunior Solar System
    2. Wikijunior Big Cats
    3. Wikijunior South America
  3. Desenvolver um processo para o lançamento de novos títulos
  4. Desenvolver títulos adicionais.
    1. Wikijunior Languages
    2. Wikijunior How Things Work
    3. Wikijunior The Elements
    4. Wikijunior Bugs
    5. Wikijunior Human Body

O que ainda resta ser feito? edit

  1. Escolher uma logo para o projeto.
  2. Aprontar livros de exemplo para publicação.
  3. Desenvolver e criar o portal das crianças.
  4. Ter o material revisado por educadores.
  5. Desenvolver uma estratégia para imprimir os livros.
  6. Desenvolver uma estratégia para distribuir os livros.