Wiki Movement Brazil User Group/Friendly Space Policy/pt-br


Política de Espaço Amigável


Esta Política de Espaço Amigável define expectativas de comportamento em eventos e atividades remotos e presenciais organizados ou apoiados pelo Wiki Movimento Brasil. O objetivo é promover um ambiente seguro para todos e que incentive a participação ampla, respeitosa e diversificada. A política estabelece quais são os comportamentos esperados e quais são inaceitáveis nesses espaços, assim como medidas corretivas e de conciliação em casos de infração. A política foi realizada em alinhamento com o Código Universal de Conduta da Fundação Wikimedia.

Princípios fundamentais edit

O que nos une é trabalhar colaborativamente para produzir e difundir o conhecimento livre. E no centro desse trabalho há pessoas de diferentes repertórios, vivências e perfis demográficos. A Política de Espaço Amigável é um protocolo para incentivar a segurança e a saúde comunitária, garantindo a participação e o acolhimento de todos que queiram contribuir com nossos objetivos.

A política se aplica a todos os participantes e organizadores, independente de nível hierárquico, nos ambientes promovidos pelo Wiki Movimento Brasil. Todos são responsáveis pelos seus próprios comportamentos e devem se submeter às orientações da Política de Espaço Amigável em um compromisso com o bem-estar comum.

A política é uma forma assegurar os pilares da agência do Wiki Movimento Brasil em espaços comuns:

  • Colaboração & Compartilhamento;
  • Sustentabilidade;
  • Diversidade & Decolonialidade;
  • Interconexão & Parcerias;
  • Relevância social;
  • Aprendizado; e
  • Acolhimento & Pertencimento.

Comportamentos esperados edit

Queremos que os ambientes promovidos pelo Wiki Movimento Brasil sejam acolhedores, por isso, espera-se que todos:

  • Sejam amigáveis e corteses, mantendo uma postura colaborativa e empática, assumindo boa fé dos outros participantes
  • Respeitem as preferências, sensibilidades, tradições e necessidades uns dos outros, incluindo limites estabelecidos por indivíduos, assim como a forma e os pronomes pelos quais querem ser tratados
  • Evitem assumir que sabem sobre as identidades ou experiências de outras pessoas e lembrem-se de que todas as pessoas são indivíduos complexos
  • Honrem o direito de outros terem opiniões e perspectivas diferentes das suas
  • Posicionem-se partindo de uma comunicação não violenta e exercitem a escuta ativa
  • Assumam e aceitem a responsabilidade de suas próprias ações e pelas suas consequências, mesmo que não intencionais; reconheçam e peçam desculpas àqueles que você tenha prejudicado quando necessário
  • Acionem as pessoas responsáveis pela aplicação da Política de Espaço Amigável em caso de suspeita de infração

Comportamentos inaceitáveis edit

Dentre os comportamentos inaceitáveis em espaços promovidos pelo Wiki Movimento Brasil, tanto remotos quanto presenciais, inclui-se, entre outros:

  • Comentários ou comportamentos ofensivos e insultos de forma geral
  • Comentários ou comportamentos ofensivos relacionados a gênero, orientação sexual, raça, etnia, deficiência, aparência física, idade, nacionalidade, filiação política, religião ou status na comunidade
  • Ameaças de qualquer tipo
  • Violência física ou incentivo à violência
  • Assédio sexual, atenção sexual ou contato físico indesejado
  • Perseguições variadas
  • Registros em fotos, vídeos ou áudios de pessoas sem a sua permissão ou consentimento
  • Divulgações de informações privadas de terceiros sem sua permissão expressa (doxing)
  • Interrupções deliberada de conversas, apresentações ou outras atividades com o objetivo de agravar situações e provocar reações emocionais (trolling)

Essa política pode ser aplicada a outras formas de comportamento inadequado, baseado no contexto da infração, além dos itens listados acima. Não serão tolerados ataques, discriminações e interrupções de todos os tipos.

Aplicação e execução edit

A Política de Espaço Amigável se aplica a todas as plataformas e canais gerenciados pelo Wiki Movimento Brasil, assim como durante todos os seus eventos e atividades remotos e presenciais promovidos ou apoiados pelo WMB. Todas as pessoas nesses espaços, independentemente de suas posições, conhecimentos e habilidades, estão sujeitas à Política de Espaço Amigável.

O não-cumprimento da Política de Espaço Amigável pode resultar em ações e resoluções em diferentes instâncias, levando em consideração o princípio da subsidiariedade.

A Política de Espaço Amigável não se aplica quando membros associados do WMB organizam eventos sem o envolvimento do WMB ou sem usar recursos do WMB. Entretanto, os organizadores são bem-vindos a usar essa política em suas atividades.

Orientações gerais edit

  • A aplicação da Política de Espaço Amigável se orienta para manter os espaços seguros e agradáveis, buscando restaurar a confiança para todas as partes envolvidas após uma eventual infração
  • Dependendo do contexto, antes de ações serem tomadas, a parte ofensora pode ser primeiro alertada sobre o seu comportamento indesejado, com o objetivo de restaurar o ambiente comunitário
  • Em caso de possível infração da Política de Espaço Amigável, todos - a parte prejudicada, a parte ofensiva e outros - serão abordados de forma respeitosa
  • O Wiki Movimento Brasil trabalhará para promover a compreensão mútua e prevenir repetições em caso de infrações

Ações edit

Quando uma pessoa não cumprir com os comportamentos esperados, o Wiki Movimento Brasil poderá tomar as medidas que considerar apropriadas ao contexto da infração. Isto inclui, mas não está limitado a, uma ou mais das seguintes medidas:

  • Advertências ou repreensões (verbais e por escrito)
  • Exclusão de um indivíduo de participação adicional no evento ou atividade em questão
  • Proibição de abordar outras pessoas durante eventos ou atividades do WMB ou em plataformas e canais do WMB
  • Exclusão de uma pessoa de um, vários ou todos os eventos, atividades, plataformas e canais por um período fixo ou indefinido
  • Reportar o incidente ao setor de Trust & Safety da Fundação Wikimedia para analisar o problema de acordo com a Política de Ações do Escritório
  • Em casos de possíveis infrações penais, o WMB pode denunciar às autoridades policiais ou judiciais, ou apoiar as vítimas na elaboração da sua própria denúncia

Além disso, como forma de prevenção, o WMB poderá abordar individualmente pessoas que se inscreveram antes do evento para informá-las especificamente sobre as expectativas em torno do seu comportamento no evento. Isso pode incluir:

  • Pessoas que se comportem (ou tenham se comportado) de forma claramente contrária à Política de Espaço Amigável, incluindo comportamento em outros projetos, plataformas e canais, ou durante eventos e atividades de terceiros que não o WMB
  • Pessoas que estão ativamente envolvidas em um conflito grave em um projeto da Wikimedia

Com base na discussão, o WMB pode, como prevenção, decidir proibir alguém de participar de um evento ou atividade.

Reportando infrações edit

Em casos de violação de Política de Espaço Amigável, pessoas poderão relatar o incidente diretamente às pessoas em função de ponto de contato disponíveis no evento ou atividade. Podem relatar incidentes tanto pessoas envolvidas neles quanto pessoas que os observaram.

A Política de Espaço Amigável deve ser explicitada em todos os eventos do Wiki Movimento Brasil, assim como o processo para eventuais denúncias de infração. O processo deverá ser simples, acessível e flexível aos contextos, oferecendo o máximo de privacidade para as partes envolvidas. Denúncias falsas serão punidas e enquadradas também como infração da Política de Espaço Amigável.

O Wiki Movimento Brasil se compromete a investigar todas as denúncias e lidar com elas em um tempo razoável, a fim de restaurar o ambiente seguro para todos.

Responsabilidades edit

A diretoria do Wiki Movimento Brasil é responsável pela manutenção desta Política de Espaço Amigável, em delegação da Assembleia Geral.

Durante os eventos e atividades, pessoas específicas serão apontadas como pontos de contato para a aplicação da Política de Espaço Amigável. O Comitê de Diversidade do Wiki Movimento Brasil poderá ser acionado para a resolução de infrações.

Elaboração edit

Esta Política de Espaço Amigável é uma versão atualizada em 2023 do documento organizado pelo Wiki Movimento Brasil originalmente em 2019, levando em consideração o Código Universal de Conduta (UCoC) da Fundação Wikimedia. A política foi inspirada também na Friendly Space Policy publicada pela Wikimedia Nederlands e na Safe, Brave Space Policy publicada pela Art+Feminism. A política foi aprovada em Assembleia Geral em novembro de 2023.