Código de conduta


Reconhecemos nos códigos de conduta da fundação e de outros capítulos já estabelecidos dentro do movimento Wikimedia vários valores e crenças que compartilhamos entre os membros do grupo de usuários de wikimedistas do Brasil e apresentamos abaixo as linhas gerais do código de conduta que todos nós ratificamos.

1. Tratar as outras pessoas com respeito.

a. Cada um dos membros do Wiki Movimento Brasil (Grupo de Usuário da Comunidade Wikimedia do Brasil) deve ter como objetivo ser honesto e ético em suas relações uns com os outros, com membros da comunidade, usuários dos projetos, parceiros, fornecedores e o público em geral.
b. Este grupo não praticará nem tolerará a discriminação com base em local de origem, etnia, cidadania, gênero, idade, afiliação política ou religiosa, orientação sexual, estado civil, relacionamento familiar ou situação econômica ou médica.

2. Ser honesto e realista ao fazer afirmações e estimativas com base nos dados disponíveis e respeitar a confidencialidade das informações.

a. Conscientes de que somos um grupo que deve dialogar com uma comunidade ampla e heterogênea, não podemos ocultar ou inventar dados para privilegiar nossos interesses.

3. Aceitar a responsabilidade de tomar decisões consistentes com o bem-estar da sociedade e seus membros e abordar prontamente fatores que possam colocar em risco a sociedade ou seus membros.

a. Nesse contexto, adotamos a máxima do direito administrativo brasileiro, segundo a qual o interesse público está acima do interesse particular.

4. Evitar conflitos de interesse reais ou percebidos, sempre que possível, e fazer uma divulgação completa e justa de quaisquer conflitos reais ou percebidos para o Corpo Executivo do Grupo.

a. Acreditamos no respeito e no diálogo como um caminho sólido para a resolução de conflitos e o estabelecimento de acordos e consensos.

5. Rejeitar suborno, corrupção e nepotismo em todas as suas formas.

a. O que nós conduzimos em nossas vidas diárias, trazemos para o código de conduta e nossas ações como membros deste grupo.




Em casos em que uma denúncia contra um membro ou membros do Wiki Movimento Brasil (Grupo de Usuário da Comunidade Wikimedia do Brasil) for feita, será realizada a devida investigação. Ações serão tomadas em casos de violação de nosso Código de Conduta:

• Todos os relatos de possíveis violações serão tratados de forma a garantir o anonimato da identidade do denunciante, de modo a preservar sua integridade moral e minimizar os danos causados em decorrência da situação. Portanto, espera-se que todos os relatos sejam baseados na responsabilidade e veracidade dos fatos.

• O canal de reclamações é o correio eletrônico oficial da organização e o relato em si deve ser escrito com o máximo de detalhes possível. O relatório será analisado pelo "Comitê de Conduta".

• O "Comitê de Conduta" consistirá dos diretores da organização: o diretor executivo, o diretor vice-presidente e o diretor financeiro. No caso de uma ou mais dessas pessoas estarem diretamente envolvidas no caso relatado, os demais membros do Comitê de Conduta escolherão membros substitutos, para esse caso dentre os outros membros do grupo.

• Ao encontrar uma violação ao código de conduta, o comitê deve aplicar uma sanção proporcional à má conduta, que pode variar desde uma advertência pública até a expulsão do membro envolvido. As sanções serão decididas a critério exclusivo do Comitê de Conduta.