Wikimedia Quarto/2/introprojects/Pt

 

Novos projetos
Muito tem sido escrito e dito sobre o Wikinews, quase rivalizando com o número total de conteúdo escrito para o projeto desde que começou em novembro. Alguns o amam, outros o odeiam. O projeto já possui em torno de 200 artigos, junto com um grande pedaço de debates sobre a política desta wiki e um núcleo de cerca de 8 a 10 contribuidores ativos.

Relatórios rápidos sobre os projetos
Veja a última publicação em papel em progresso na reportagem sobre o Wikijunior abaixo.

Em janeiro de 2005, a página da Wikipédia mudou sua página principal daquela da versão em inglês para um portal multilíngüe que mostra todas as línguas que a Wikipédia está disponível acima de 100 artigos, após mais de dois anos de discussões esporádicas.

Quando foi criada, Wikipédia em inglês estava localizada em www.wikipedia.org (originalmente www.wikipedia.com). Outras línguas ganharam domínios baseados em seus códigos ISO 639. A Wikipédia em inglês foi eventualmente movida para o domínio de seu respectivo código, en.wikipedia.org, enquanto os domínios antigos foram configurados para redirecionar ao local correto.

A ação de criar um portal foi apoiada pelo conselho e também por wikipedistas de que falam outras línguas que reconheceram o portal como o verdadeiro sinal da natureza multilingüística do projeto. Apesar disso, a mudança surpreendeu um certo número de pessoas e desapontou alguns usuários da Wikipédia em inglês que não gostaram dos novos padrões. Leia mais no relatório de Michael Snow aqui.