Wikimedia Quarto/2/chapter-fr/Pt

(Redirected from WQ/2/chapter-fr/Pt)

A Wikimédia France ([1]), uma organização sem fins lucrativos da França, foi oficialmente fundada em 23 de outubro de 2004 em Paris, com 20 membros fundadores. Entre os fundadores estavam o Conselho da Fundação Wikimedia. Neste encontro, os estatutos finais foram adotados. O objetivo da Wikimédia France é promover todos os projetos da Wikimedia, com um foco nos projetos em língua francesa. A Wikimédia France também atuará como representante da Fundação Wikimedia na França e em outros países, onde sua ajuda é necessária. Ela não irá exercer nenhuma influência editorial na Wikipédia em língua francesa, e interverá apenas em casos legais.

Os membros fundadores e outros usuários interessados estão trabalhando para estabelecer um conjunto de políticas internas para a Wikimédia France, para definir seus objetivos e métodos.
A Wikimédia France elegeu os membros de seu Conselho em 25 de outubro via IRC. Ryo foi eleito presidente, Yann secretário e Shaihulud tesoureiro.

O último passo é registrar a associação como sem fins lucrativos com as autoridades francesas, e para isso é necessário ter os estatutos assinados por todos membros fundadores. A última assinatura faltando era a de Jimbo. Já que os estatutos assinados acabaram de retornar à França, espera-se que a associação irá existir legalmente em fevereiro de 2005. Isto irá permitir que a Wikimédia France atue como uma entidade legal e, por exemplo, abra uma conta bancária. Alguns objetivos iniciais terão de ser realizados para a entidade ser reconhecida como de "utilidade pública" e ter mensalidades que possam ser descontadas de impostos. Após isso, o trabalho real de criar contas, ganhar doações, etc. pode começar.

A Wikimédia France teve algumas ocasiões para apresentar a Wikipédia em diferentes encontros. Por favor veja [2] para mais detalhes.

Recentemente a Wikipédia recebeu bastante cobertura na mídia de língua francesa: artigos de jornais importantes como Libération e La Tribune de Genève, a rádio France-Info, a revista Univers Mac e muitas outras páginas de Internet falaram sobre nosso maior projeto.