Wikimedia Quarto/2/Founder/Pt

(Redirected from WQ/2/Founder/Pt)

Este vem sendo um ano muito emocionante para a Wikimedia, e muito mais está para vir no ano que vem!

Parecem anos daquela vez quando estivemos completamente fora do ar por três dias porque só tínhamos três servidores e dois deles estragaram com problemas na placa-mãe e no disco rígido. Mas, isso foi apenas no ano passado. Hoje, temos 40 servidores e mais estão a caminho.

Neste ano, saímos do ponto de ser uma página de Internet com medo de entrar em destaque na página de notícias de computação Slashdot porque temíamos não pode agüentar o tráfego... e chegamos no ponto de ser uma página de Internet, que mal percebe quando aparecemos no Slashdot.

Mas nosso crescimento não ficou mais lento e pode estar se acelerando. Nós fizemos algo sem precedentes, e está inspirando as pessoas sobre um sonho do que a Internet pode ser: pessoas compartilhando conhecimento, oferecendo-o de graça, trabalhando juntas para criar as ferramentas que as pessoas precisam para fazer deste um mundo melhor.

Ninguém pode dizer exatamente o que o novo ano reserva para nós, mas alguns dos desenvolvedores estão sugerindo que se continuarmos nossa taxa de crescimento, seremos uma das 100 ou 50 páginas mais visitadas da Internet pelo fim do ano e que precisaremos de centenas de servidores. Este crescimento é emocionante para qualquer um, mas para nós é especial: fizemos isso de uma maneira que ninguém imaginaria que é possível... centenas de voluntários colaborando em algo que realmente acreditamos.

Como iremos tomar conta deste crescimento? Da mesma maneira que cuidamos das coisas no passado: através de deliberações cuidadosas e pensativas em que procuramos as melhores idéias de qualquer fonte. Nós precisamos identificar áreas nas quais precisamos de mais ajuda, e procurar esta ajuda interminavelmente.

Por exemplo, a demanda por desenvolvedores está sendo substancial e precisamos recrutar e manter novos desenvolvedores e isto pode ser mais difícil do que recrutar novos autores, porque novos desenvolvedores têm que aprender muito antes de atingir produtividade máxima. Também sabemos que há buracos sistemáticos na Wikipédia e precisamos pensar em como alcançar autores que estão interessados em tópicos diferentes do que nossos membros da comunidade atuais.

Peço para todos que façam uma resolução para o Ano Novo para pensar em como tomar conta deste crescimento e, especialmente, como alcançar a ajuda que precisamos. Se cada voluntário ativo pode encontrar uma pessoa que pode trazer algo novo à comunidade, nós teríamos um crescimento na habilidade de crescer, mantendo e melhorando.