Wikimedia Quarto/2/BBC/Pt

< Wikimedia Quarto‎ | 2‎ | BBC
(Redirected from WQ/2/BBC/Pt)

Após uma apresentação que Angela Beesley e Jimmy Wales fizeram à equipe da BBC em agosto de 2004, eles foram convidados a passar duas semanas nos escritórios da BBC em Bush House, Londres em novembro. As duas semanas foram gastas apresentando para funcionários da BBC de várias divisões da empresa a Wikipédia e outros projetos da Wikimedia, junto do software MediaWiki que rodam, e os princípios do conteúdo livre e comunidades abertas.

Eles falaram com cerca de 150 pessoas, uma fração muito pequena das 27.000 pessoas que trabalham para a BBC. As apresentações variavam de acordo com o que Jimmy e Angela pensavam que aquela divisão poderia se beneficiar: usando o conteúdo da Wikipédia ou se deveriam estar criando suas próprias comunidades para criar conteúdo para a página da BBC na Internet.

Em termos de links para a Wikipédia, Jimmy e Angela discutiram as regras dos produtores com o departamento de busca, e com o departamento de política editorial, para ver se haviam razões pelas quais a BBC não deveria recomendar a Wikipédia em seu motor de busca. Uma página desatualizada no wiki do departamento de busca sugeriu que uma "regra dos três cliques" pode evitar isto, mas as regras mais recentes sugeriam que isso não deveria ser um problema.

Seguindo uma apresentação sobre os projetos da Wikimedia para o departamento de notícias online, as questões tiveram seu foco quase exclusivamente nos recentemente lançados projetos Wikinews, com muitas perguntas sobre como seria policiado e como as pessoas poderiam confiar nele. Foi explicado que a página atualmente focava em fazer sumários de fontes de notícias existentes, ao invés de reportagens originais.

Na apresentação ao departamento de rádio e música, houve um zombeteiro sobre como o conteúdo da Wikipédia iria parecer na página, comparado ao conteúdo já existente das licenças do Muze que a BBC possui.

Mais tarde, houve muita discussão sobre as diferenças entre h2g2 e as comunidades da Wikipédia, e como os processos top-down usados na página da BBC poderiam ser reduzidos.

Durante a primeira semana na BBC, Paula LeDieu veio discutir o Creative Archive (Arquivo Criativo). Este arquivo incorpora todas gravações de televisão e rádio da BBC, que planeja lançá-lo sob uma licença Creative Commons. A licença será não-comercial, e provavelmente para uso somente dentro do Reino Unido. Já que a BBC não é dona dos direitos de muito do conteúdo, as dificuldades de fazer com que as pessoas concordem com uma licença livre é uma das razões pelas quais foi escolhida uma licença não-comercial.

O departamento de esportes pareceu ser o mais aberto em relação de fazer uso do conteúdo da Wikipédia, e em formar comunidades próprias. Eles querem ter mais conteúdo sobre esportes minoritários, e estavam interessados em aprender como isto poderia ser feito através de fãs destes esportes adicionarem conteúdo para a página através de wikis.

A página People's War está prestes a fechar suas portas para a edição. Nós discutimos com as pessoas trabalhando nisto sobre quais seriam seus planos para a página quando o projeto acabasse. Apesar de que os contribuidores das histórias hospedadas na página concordaram com os termos e condições da BBC que permite que a BBC sublicencie o conteúdo, chegou-se a um consenso de que lançar o conteúdo sob a GFDL e tendo um risco potencial de uso mal-intencionado do conteúdo seria inaceitável para a comunidade. Alternativas proporam em manter o conteúdo das histórias estático, mas permitindo que a comunidade continuasse a construir em torno da página, adicionando metadata e informações factuais relacionadas às histórias.