Olá!

Se você chegou aqui deve ter ouvido falar do fluxo, uma forma de financiar projetos onde membros específicos de uma comunidade são confiados com a tarefa de alocar entre projetos um dado valor disponível para cada um deles.

O Movimento Wikimedia está experimentando com essa forma de apoio a atividades, na busca de alcançar projetos que de outra forma não chegariam às suas linhas de apoio usual.

Neste momento eu tenho cerca de 4 mil reais pra distribuir entre atividades que envolvam cultura livre, a meu critério e pendente apenas a eu apresentar a proposta para os demais participantes do fluxo.

Particularmente, atividades que incluam algum tipo de uso criativo de conteúdos encontrados nas plataformas da wikimedia, dos artigos na wikipédia ao acervo audiovisual do wikimedia commons, que conta com mais de 16 milhões de obras livres. Ou ainda promovam contribuições – sempre voluntárias – a esses acervos, por meio de divulgação, conscientização e capacitação.

Abaixo eu coleto algumas ideias simples, mas que ajudam a ilustrar o tipo de atividade que poderia ser contemplada, além ou ao lado de oficinas, exposições e equipamentos para uso:

  • Colar, pintar ou de alguma forma indicar em marcos da cidade que existe um artigo na wikipédia respectivo, utilizando url e qrcode. Vale desde balõezinhos dizendo "Eu estou na Wikipédia!" a arte com qrcode.
  • Usar imagens e sons de lugares e objetos do mundo, obtidos no wikimedia commons, por sobre lugares e objetos daqui, estabelecendo relações que levem à reflexão, por exemplo fotos do Cristo Redentor junto à estátua do Borba Gato, ou de mendigos e bancários em diferentes lugares do mundo próximo a onde há mendigos e bancários aqui. Em casos como este, se as imagens já não existem no wikimedia commons, poderíamos até tentar uma colaboração internacional utilizando a rede de contatos do próprio movimento wikimedia.
  • Montar um quiz-game transmitido via web onde os participantes competem para encontrar, em artigos sorteados na wikipédia, fatos que estejam faltando ou, por mais pontos, errados. Fazer o mesmo com o wikimedia commons, mas sobre espaços públicos, onde as pessoas, ou times, devem trazer imagens, vídeos ou áudio de marcos não documentados da região.

Por fim, se tiver uma proposta, basta contactar-me por email (solstag ARRÔBA member PONTO fsf PONTO org) ou editando a Discussão desta página após registrar-se na wiki (mesmo login da wikipédia e outros projetos).

Abraços,

--Solstag (talk) 08:04, 14 March 2013 (UTC)