Translations:Learning and Evaluation/Evaluation reports/2013/Edit-a-thons/89/pt-br

  • Edit-a-thons são populares! Eles são o programa mais relatado por líderes de programa que responderam nossa pesquisa - também pudemos facilmente colocar dados adicionais em mais 26 para preencher algumas áreas sem dados. 28 líderes de programa relataram 26 edit-a-thons, fazendo-os o programa mais relatado na primeira rodada de coleta de dados.
  • Edit-a-thons possuem quatro metas prioritárias com um foco principal em aumentar as contribuições, habilidades, recrutamento e percepções sobre os projetos da Wikimedia.
  • Muitos líderes de programa não estão rastreando o nome de usuário dos participantes, fazendo disto um desafio para rastrear mantimentos e contribuições de participantes. Esperamos que através das concepções de projetos melhoradas, ferramentas e do compartilhamento entre líderes de programa do que funciona para rastrear nomes de usuários, possamos fazer deste um padrão para edit-a-thons.
  • A maioria dos líderes de programa estão rastreando o orçamento e os recursos doados, mas a maioria não está rastreando as horas gastas pela equipe e voluntários, duas entradas críticas para a avaliação. Visamos trabalhar com líderes de programa para tornar o rastreamento de horas - funcionários e voluntários - mais fácil.
  • Edit-a-thons dependem mais de recursos doados que qualquer outro programa relatado, sendo o recurso mais doado o espaço de encontros.
  • Há, em média, 3 páginas de texto por cada participante de todos os eventos relatados, possuindo em torno de 24.000 caracteres por evento.
  • Edit-a-thons são produtivos na geração de quantias de conteúdo decente independentemente do tamanho ou custo, porém, mais participantes significa mais conteúdo. Isto mostra que edit-a-thons são bem sucedidos na produção de conteúdo.
  • O tamanho do orçamento não aparenta ter efeito na quantia de conteúdo produzido; eventos com orçamentos pequenos podem ser tão produtíveis como eventos com orçamentos grandes. Também aprendemos que ter suporte da equipe não necessariamente sugere um evento mais produtivo ou impactante.
  • Eventos com muitos editores novos podem ser tão produtíveis quanto eventos com muitos editores experientes
Pode a experiência com a concepção de programa ajudar a manter novos editores após o fim de edit-a-thons?
  • De 328 novos editores que participaram dos edit-a-thons relatados, três foram mantidos 6 meses depois do evento. Experimentos com séries de edit-a-thons, pesquisas, acompanhamentos e mais concepções de programa proativas valem a pena em tentar saber mais sobre como estes eventos puderam possivelmente manter novos editores - ou poderemos ver uma mudança nas metas primárias selecionadas pelos líderes de programa.
  • Pesquisas qualitativas mostram que ter séries de edit-a-thons e eventos mais frequentes com acompanhamento, e treinamento melhorado, poderiam potencionalmente ajudar a manter novos editores mais tarde, que aprendemos através de entrevistas com novos editores que não editaram após participarem do edit-a-thon (e editaram enquanto estavam lá!). Esperamos trabalhar com líderes de programa para experimentar estas ideias, e suportá-los na avaliação.
  • Indicadores iniciais mostram que editores experientes podem editar mais durante o evento que em um dia normal. Também aparentam editar mais após o evento que antes do mesmo. Planejamos pesquisar mais sobre isto para sabermos mais sobre o impacto de edit-a-thons em editores experientes.