Translation requests/Guidelines for future chapters/pt

Orientações para futuros capítulosEdit

Note: Esta página é uma tradução das orientações da Fundação Wikimedia, approved by the Board. A tradução destina-se a efeitos informativos e não substitui o original. Se tiver alguma dúvida sobre o significado das expressões em Inglês, por favor contacte Delphine Ménard [dmenard at wikimedia punto] org ou o chapters committee.


Abaixo estão as orientações para as organizações que desejam tornar-se um capítulo Wikimedia ou uma organização temática. Trata-se de uma adição e expansão para os requisitos mínimos.

Embora não seja necessário para uma organização atender todas estas orientações, a Comissão de Filiações irá provavelmente pedir uma explicação sobre o motivo por que eles não podem ou não devem ser seguidos em uma determinada jurisdição. Certifique-se de preparar a resposta com antecedência.

A diretriz seguinte aplicar-se-á igualmente a capítulos como organizações temáticas.

Envolvimento do contributorEdit

Conforme especificado nos requisitos, o envolvimento dos contribuintes nos projetos Wikimedia é essencial para a consolidação da base de um capítulo.

No entanto, é fundamental que cada capítulo permaneça uma entidade separada dos projetos Wikimedia. Os capítulos são organizações independentes do grupo de usuários dos projetos Wikimedia, independentemente do seu número de edições ou papéis no âmbito dos projectos, bem como usuários que o apoiam e amigos desses projectos.

Fundar um capítulo com "todos os administradores" nos projetos, ou "só contribuidores ativos" é o jeito errado da começar. É possível que pessoas que não são contribuidores ativos serão interessada nos compromissos da vida real com o movimento que Wikimedia capítulos possibilita, enquanto outros, que são ativos contribuintes não verá a necessidade de um capítulo. Certifique-se que seja mantido o equilíbrio entre quem faz parte do capítulo e que não é.

Os projectos Wikimedia não são a área de lazer do capítulo e um capítulo nunca deve conferir aos seus membros uma posição com algum pooder específico dentro de um projeto Wikimedia.

AssociaçõesEdit

O capítulo, sempre que possível, deve ser uma associação.

Embora nem todos os sistemas jurídicos e as culturas permitam que uma associação possa ser criada, recomendamos fortemente que este modelo seja pelo menos investigado. Associações costumam incluir um conselho eleito pelos membros, garantindo a mudança e escalabilidade (se um membro do conselho de administração não demostra mais nenhuma actividade, ele pode ser substituído, por exemplo). Estamos abertos a todas as outras formas de associação que possa surgir, mas as associações devem ser favorecidas.

Sem fins lucrativosEdit

O capítulo, sempre que possível, deve ser uma organização sem fins lucrativos, ou tornar isso um objectivo.

Os requisitos legais para se tornar uma organização sem fins lucrativos que podem variar de jurisdição para jurisdição. Alguns serão capazes de formar uma organização sem fins lucrativos logo no começo, outros terão de passar por um certo número de passos para adquirir essa condição. A estrutura jurídica escolhida deve permitir que o capítulo não tenha fins lucrativos.

Nome da organizaçãoEdit

O nome legal da organização deve ser "Wikimedia [nome do país na língua local]".

Por razões de uniformidade e clareza, sugere-se que um capítulo deve seguir as convenções de nomenclatura adotada pelos atuais capítulos.

Se isso não for possível por razões jurídicas, o capítulo deverá, pelo menos, utilizar o nome acima como nome operacional em todos os empreendimentos relacionados com a Wikimedia.

Ver tambémEdit

NotasEdit

Note: The above part was approved by Wikimedia Foundation Board in 2007. The guidelines below were added by Affiliations Committee members and others based on the experience accumulated in the intervening years.

Further recommendations by the Affiliations CommitteeEdit

Independência legalEdit

For legal and philosophical reasons chapters are set up as organisations legally independent from the Wikimedia Foundation. This reduces the risk of a chapter being liable for something the Wikimedia Foundation is responsible for (e.g. the content of Wikipedia). One way to ensure this independence is to avoid formulations in the bylaws such as "Wikimedia X is a local/national branch/chapter of the Wikimedia Foundation." (Mentioning the goal or objective of supporting Wikimedia Foundation projects or similar formulations are usually fine.)