Training modules/dashboard/slides/10319-review-copyright-and-plagiarism/pt-br

This page is a translated version of the page Training modules/dashboard/slides/10319-review-copyright-and-plagiarism and the translation is 100% complete.

Revisão de direito autoral e plágio

Vamos rever as formas de plágio sobre as quais você aprendeu no vídeo.

  • Plágio não atribuído, quando um texto é copiado palavra por palavra de uma fonte e adicionado a um artigo da Wikipédia sem citação.
  • Plágio citado, quando um texto é copiado palavra por palavra de uma fonte, e adicionado à Wikipédia com uma citação. Mesmo que você reconheça que as palavras não são suas, você ainda não pode copiá-las para um artigo da Wikipédia.
  • Paráfrase fechada, quando um pedaço de texto é copiado, mas as palavras são mudadas pouco a pouco. A estrutura básica das sentenças permanece a mesma. Esta é uma má notícia, seja citada ou não.

Como você evita estes problemas? A melhor aposta é entender o que você está lendo primeiro. Em seguida, anote essa frase em suas próprias palavras. Tire de várias fontes que apóiam seus fatos, e nunca copie diretamente uma fonte. Ao invés disso, tome notas como se você estivesse explicando a um amigo ou colega.