Training modules/dashboard/slides/10311-verifiability/pt-br

This page is a translated version of the page Training modules/dashboard/slides/10311-verifiability and the translation is 100% complete.

Verificabilidade

 
Foto de Jorge Royan

Verificabilidade: "Diga quem?”

Por trás de cada grande artigo da Wikipédia está uma coleção de grandes fontes. Encontrar boas fontes é uma das primeiras coisas que você deve fazer.

Isso porque o conteúdo da Wikipédia deve ser verificável. As pessoas que lêem e editam a enciclopédia podem verificar suas informações, ver se estão atualizadas e se provêm de uma fonte confiável.

Você não confiaria em tudo o que lê na Internet, e a Wikipédia não é diferente. Mas no final de cada página, você pode ver de onde vieram os fatos declarados no corpo do artigo: sua fonte. Isso ajuda qualquer pessoa a verificar novamente os fatos para ter certeza de que são verdadeiros. Ao adicionar conteúdo à Wikipédia, você vai querer dar a mesma oportunidade a outros.

Portanto, certifique-se de compartilhar somente os fatos que você extrai de fontes confiáveis. As fontes confiáveis incluem:

  • Livros didáticos
  • Revisões literárias
  • Livros ou publicações escritas por especialistas na área, e publicadas por editores confiáveis.

Não use:

  • Postagens em blog
  • Materiais de imprensa destinados a mostrar algo a uma certa luz

Em alguns casos, tais como artigos que envolvem edição médica, jornais e artigos sensacionalistas também não são apropriados. Se isso se aplicar a você, exploraremos mais sobre isso posteriormente, em nosso módulo sobre edição de tópicos médicos.