Talk:Programa Catalisador do Brasil/Planejamento 2012-2013/Data analyst consultant

Publicação da vaga edit

Pessoal é com alegria que venho aqui dizer que (finalmente!) abrimos a primeira nova vaga para compor a equipe da WMF no Brasil, depois de 6 meses de trabalho fazendo diagnósticos, debatendo o perfil desejado para começar e delineando a função. Foi um longo, mas valoroso processo. Ele implicou dar um passo atrás em julho, quando íamos abrir a vaga do facilitador da comunidade e, diante de uma série de dúvidas, críticas e receios, decidimos retomar a discussão de um ponto anterior e desenvolver a descrição da vaga de "Data and Experiments Consultant". A nova função tem por objetivo apoiar a comunidade na coleta, organização e análise de dados para tomadas de decisões, criar, junto com a comunidade, um modelo sistemático de análise de dados e organizar isso, de forma facilmente apropriável pelo conjunto dos voluntários, obter mais elementos para fazer novos diagnósticos, construir e compartilhar conhecimento sobre formas de fazer isso, além de coordenar o desenvolvimento (ou desenvolver, a depender do nível de seus conhecimentos técnicos) de ferramentas de análise de dados.

Queremos muito que essa pessoa seja um(a) voluntário(a) dos projetos da Wikimedia, que conheça a história da comunidade, suas principais qualidades, seus principais obstáculos pra crescer. Encorajamos os interessados a se candidatarem. E ajudem a divulgar por aqui também, por favor. Este é o canal para ver mais detalhes da vaga e enviar o currículo.

Ressalto aqui que é natural que ninguém tenha 100% das características contidas na descrição e ainda que, se julgarmos que o melhor para o projeto será combinar mais de um perfil para complementar o trabalho, a função poderá sofrer algumas alterações (em outras palavras, idealmente, pensamos numa pessoa para período integral, mas eventualmente podem se tornar duas de meio período).


Seleção edit

Gostaria também de convidar dois membros da comunidade a participarem comigo (e possivelmente com o Tom) das entrevistas, que provavelmente ocorrerão em outubro, com experiência em entrevistas ou situações semelhantes, escolhidos por vocês.

Interessados em compor a comissão de entrevistadores, por favor, coloquem seu nome abaixo.

  1. Ozymandias (talk) 13:19, 5 September 2012 (UTC)Reply
  2. Lechatjaune (talk) 22:30, 6 September 2012 (UTC), minha disponibilidade depende de quando forem as entrevistas.Reply

Processo edit

Caros, pretendemos começar as primeiras entrevistas na semana que vem (as primeiras entrevistas serão feitas pelo RH da WMF, por telefone ou skype). E no final também serão feitas entrevistas com pessoas de São Francisco. Mas precisamos definir o processo aqui (que será o do meio - ou seja, entre essa primeira entrevista e as últimas com a Anasuya e a Jessie. Mas nós precisamos definir como organizar as entrevistas com a participação de vocês, além de propor uma tarefa a alguns candidatos (quantos? 5?) e debater nossas expectativas para os perfis. Vamos fazer isso?--Oona (WMF) (talk) 04:09, 22 September 2012 (UTC)Reply

Papo edit

Caros podemos marcar um skype hoje à noite para conversar rapidamente sobre isso e organizar o processo a partir de agora? Abaixo, sugestões de critérios--Oona (WMF) (talk) 15:32, 2 October 2012 (UTC)Reply

Vamos marcar um IRC para falar dos critérios? Agenda tá puxada, mas proponho quarta à noite. --Oona (WMF) (talk) 21:58, 5 October 2012 (UTC)Reply

Critérios edit

  • Claro comprometimento com a missão da Wikimedia
  • Habilidade para trabalhar em ambiente colaborativo
  • Disposição e capacidade para estabelecer metodologias em conjunto com a comunidade e documentá-las, de forma pública e transparente
  • Capacidade de análise
  • Habilidade para extrair dados de diversos tipos de informação
  • Habilidade para trabalhar sozinho, mas em grupo (o paradoxo do trabalho remoto na Wikipédia)
  • Vontade de aprender
  • Conhecimentos técnicos que permitam um aprendizado rápido e características de autodidatas

Tarefa para os candidatos edit

Entre 3 a 5 finalistas passarão por uma tarefa na Wiki, para avaliação geral da comunidade. A avaliação da comunidade contribuirá para a escolha do profissional, mas não seja definitiva (outros fatores da entrevista, perfil e características serão levados em conta).

A proposta inicial de tarefa consiste em apresentar um problema atual da Wikipédia e solicitar do candidato que apresente um processo, uma forma de obter dados daquilo que contribuam para o diagnóstico mais preciso para que possamos pensar a solução do problema. Ou seja, o candidato não deve apresentar a solução ao problema. Sabemos que é deveras complexo e nem nós temos isso claro ainda.

O importante é o candidato mostras suas habilidades para:

  • Buscar informação
  • Perguntar para a comunidade / interagir com ela para obter referências de história, dados já obtidos etc.
  • Formular experimentos criativos e formas de cruzar as informações disponíveis para obter informações
  • Criar novas hipóteses específicas que possam ser checadas por meio de levantamento de dados
  • Desenvolver de ferramentas para geração de dados
  • Analisar o quadro geral (embora não esperemos que ele apresente uma análise precisa na fase de testes)
Return to "Programa Catalisador do Brasil/Planejamento 2012-2013/Data analyst consultant" page.