Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Grupos de trabalho/Parcerias/Casca de noz

This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Iteration 1/Partnerships/Nutshell and the translation is 98% complete.
Outdated translations are marked like this.

*Observação: algumas recomendações ainda não são baseadas no consenso integral de todos os membros do grupo de trabalho. Queremos discutir as nuances dessas recomendações na Wikimania.

Recomendações do primeiro trimestre (Pergunta de escopo 1)

P1R1: Uma estrutura que apoia parcerias

Precisamos elaborar uma Estrutura de Parcerias para o Ecossistema de Conhecimento Livre. Essa estrutura apoiará o trabalho coletivo, coordenado e distribuído para desenvolver e sustentar esse ecossistema, impulsionado por parcerias entre diferentes organizações e entidades.

A estrutura de parceria deve ser cocriada em um processo aberto e envolver parceiros no ecossistema de conhecimento livre.

Essa estrutura definirá valores compartilhados, metas definidas coletivamente, bem como funções e obrigações mútuas. As parcerias possibilitadas pela estrutura devem ser orientadas pelo alinhamento da missão e pela adequação cultural.

O valor agregado da estrutura é que ela fornecerá a base para uma abordagem sistemática de parcerias para o movimento.

P1R2: Parcerias como um recurso e um empreendimento compartilhados e equitativos

As parcerias precisam ser vistas como um recurso pelo qual o movimento seja responsável coletivamente e do qual ele se beneficie coletivamente. A equidade precisa ser estabelecida como um princípio fundamental de todas as parcerias.

Para que isso seja possível, recomendamos a elaboração de uma declaração básica de princípios que todas as parcerias devem tentar seguir para promover a equidade nas parcerias.

Sem imposição de demandas irreais a todas as parcerias ou sem esperar que as parcerias tenham capacidade para implementar todas essas ideias, os princípios devem ser um conjunto de ideias que incentivem o maior impacto e o maior acesso possíveis.

Como resultado, as parcerias serão tão abertas quanto a participação do movimento possível. Isso também permitirá o planejamento de parcerias com outros, garantindo que grupos de idiomas, regiões e outras identidades tenham representação quando possível.

P1R3: Parcerias como parte de uma visão distribuída

O modelo de parceria empregado pelo movimento Wikimedia deve se basear em uma visão de trabalho distribuído e descentralizado, em que as organizações que funcionam como pontos nodais fortes e sustentáveis da rede sejam responsáveis por liderar e conduzir parcerias (de um determinado tipo, em uma determinada área temática etc.).

Esse modelo de parceria, estabelecido de comum acordo entre diversas entidades do movimento, deve definir funções para as principais organizações, o que deverá ser mantido para se tornar suficientemente sustentável. Ao mesmo tempo, o modelo deve se basear em uma visão de impacto coletivo e de apoio de entidades mais fracas no movimento por essas organizações centrais.

P1R4: As parcerias precisam de práticas que promovam a memória institucional

A gestão do trabalho das parcerias dentro do movimento precisa ser melhorado. Recomendamos que seja desenvolvido um conjunto de práticas de apoio para a criação de uma base de conhecimento compartilhado para parcerias. Desse modo, quem estiver iniciando parcerias tem a possibilidade de consultar exemplos e lições anteriores. Isso também requer uma cultura mais forte de compartilhamento de conhecimento e de apoio entre pares.

P1R5: Definir prioridades para as parcerias

Definir prioridades para as parcerias para que todos os principais aspectos do desenvolvimento do ecossistema de conhecimento livre sejam abordados.

O Modelo de Parceria Wikimedia deve definir as áreas prioritárias para as parcerias, com base em uma visão estratégica do trabalho essencial que precise ser realizado, para o alcance da Visão Estratégica e a construção de um ecossistema de conhecimento livre sustentável.

Parcerias que fortaleçam a equidade de conhecimento devem ser prioridade na fase inicial.

P1R6: Um ponto de entrada único para o envolvimento de parceiros com a Wikimedia

Que seja considerado um ponto de acesso “fácil de usar e de navegar” para parceiros potenciais interessados em entrar em contato conosco.

Recomendações do segundo trimestre (Pergunta de escopo 2)

P2R1: Uma infraestrutura central para parcerias de conteúdo que exijam soluções técnicas

Uma infraestrutura central e um sistema de suporte para parcerias de conteúdo de grande escala, onde sejam fornecidos suporte, administração, governança e financiamento adequados.

Recomendamos que seja estabelecido um sistema de gestão de produtos mais completo para gestão de ferramentas novas e existentes, com a responsabilidade distribuída entre voluntários e instituições do movimento.

Um banco de dados técnico em constante mudança é garantido (ou seja, WikiData, etc.). Ele arquiva um banco de dados de parceria estruturado para o trabalho realizado por diferentes voluntários e afiliados.

P2R2: Parceria técnica para desenvolvimentos sob uma visão compartilhada e colaboração de recursos

Desenvolvimento, pesquisa, investimento e melhoria de ferramentas existentes para ajudar a organizar a criação de conteúdo pelos parceiros de rede profissionais (parcerias direcionadas por tema, como GLAM Institutions, iniciativa educativa, colaborações médicas, Wiki Loves etc.).

Isso inclui o desenvolvimento de uma estrutura de parceria que aborde as lacunas atuais do sistema de defesa e promoção da cultura de distribuição de código aberto e do movimento do software livre, e ajuda na integração e na obtenção de novos parceiros para o ecossistema.

P2R3: Estrutura de parceria para aproveitamento de desenvolvimentos tecnológicos modernos.

Aproveitar todo o potencial de fluxos de tecnologia futuros para apoiar o aprendizado mútuo com parceiros e desenvolver uma infraestrutura de conhecimento essencial para o bem público.

Desenvolvimentos tecnológicos como aplicativos de Inteligência Artificial (Artificial Intelligence, AI) de que se derive o valor total das parcerias.

P2R4: Abordagem de parcerias de dados para que se concretize a visão de conhecimento como um serviço para nossos parceiros

O movimento deve continuar a buscar parcerias de dados com grandes organizações de conhecimento, como bibliotecas, arquivos e institutos de pesquisa. Recomendamos que se priorize o esforço de fazê-las adotar o uso de dados vinculados e do nosso software, com uma meta de prazo mais longo de que eles sejam mais integrados aos nossos projetos.

Isso exigirá mais infraestrutura de dados e suporte para usuários dos nossos modelos e software de dados vinculados.

P2R5: Criar uma base de conhecimento interna que registre os detalhes das parcerias ao longo do movimento

Criar uma base de conhecimento interna para compilar informações sobre as parcerias ao longo do movimento Essa base de conhecimento ajudará o movimento a preservar sua “memória de parcerias” e poderá ser consultada para ajudar parcerias existentes ou futuras.

P2R6: Desenvolver módulos de desenvolvimento de capacidade para a parceria em execução.

Desenvolver módulos de desenvolvimento de capacidade para realização de parcerias que ajudarão voluntários individuais, afiliados e parceiros a aumentarem sua capacidade e aprender com a experiência existente. Esses módulos e treinamentos devem ser centralizados, para que possam ser pesquisados, desenvolvidos, apoiados e executados profissionalmente para o benefício de todos. Devem ser de diversos formatos (vídeos, documentações escritas, cursos online etc.) e desenvolvidos para apoiar usuários multilíngues e diversos contextos.

Recomendações do terceiro trimestre (ergunta de escopo 3 + 4)

P3R1: Heróis da comunidade

Criar uma maneira sistemática de reconhecer, capacitar e celebrar nossos heróis da comunidade, grupos de usuários e comunidades emergentes/com menos recursos para que possam contar com as ferramentas e a capacidade de que precisem para desenvolver parcerias de sucesso no contexto local e regional

Há um valor intrínseco associado ao esforço do voluntário em se submeter a parcerias. O mérito desse valor intrínseco precisa ser previsto e celebrado.

P3R2: Atribuição adequada de créditos

Incentivar a atribuição adequada dos créditos das parcerias, especialmente com relação a doação de conteúdo, para que as instituições que trabalhem conosco se sintam orgulhosas por suas contribuições e sejam reconhecidas por seus esforços.

Visando a realização do nosso potencial e de parcerias diversificadas, sustentáveis, eficazes e impactantes, devemos apoiar e homenagear nossos parceiros. Recomendamos que se desenvolva uma forma sistemática de reconhecimento das contribuições dos nossos parceiros, especialmente (mas não apenas) em casos de doações de conteúdo. Agradecer aos nossos parceiros, reconhecer seus esforços e homenagear suas contribuições para o conhecimento livre, nomeando as instituições que fizeram alguma doação (não apenas como fonte na Wikipédia), aumentaria a participação dessas instituições e estabeleceria laços mais fortes com nossos parceiros.

P3R3: Incentivar parcerias com foco em lacunas de conhecimento e equidade de conhecimento.

Para criarmos um ecossistema inclusivo de que todos se sintam seguros e encorajados a participar, recomendamos que seja feito um esforço de priorização de parcerias com foco em lacunas de conhecimento e que promovam equidade de conhecimento. Esse foco promoverá mais inclusão, tolerância e diversidade no movimento, o que, por sua vez, incentivará uma cultura de compartilhamento de conhecimento, habilidades e práticas em todo o mundo.

P3R4: Documentação

Documentação como prioridade, não como uma assunto para reflexão posterior, eliminando uma barreira à participação e capturando nossa metodologia e nossas instruções em formatos acessíveis para nosso público global.

Para captarmos nossa memória institucional de modo que possa ser usada em todos os níveis de engajamento, inclusive no compartilhamento de histórias, sucessos e falhas, devemos dedicar nossos esforços para registrá-la. A captura de conhecimento é uma habilidade profissional, não um talento inato. Pesquise como outras organizações efetivamente fazem isso e crie a possibilidade de que essa seja uma prioridade financiada.

A documentação precisa ser vista como um projeto em si, e não como parte de um projeto que possa ser facilmente esquecido.

A falta de documentação exclui ativamente novos membros da comunidade, os indivíduos dentro dos órgãos de parcerias, e impede a colaboração efetiva.