Estratégia/movimento da Wikimédia/2018-20/Recomendações

This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2018-20/Recommendations and the translation is 88% complete.
Outdated translations are marked like this.
Recomendações da Estratégia do Movimento da Wikimedia 2030

Em 2017, criamos uma direção estratégica para guiar nosso Movimento para o futuro: até 2030, a Wikimedia se tornará a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre e qualquer pessoa que compartilhe nossa visão poderá se juntar a nós.

Durante um período de dois anos, pessoas de todo o nosso Movimento se reuniram em um processo aberto e participativo para discutir como podemos trabalhar em busca disso. O resultado é um conjunto de recomendações e princípios subjacentes que propõem mudanças estruturais e sistêmicas que nos permitirão criar juntos o futuro do nosso Movimento. Eles descrevem como podemos crescer de forma sustentável e inclusiva. Eles apresentam maneiras através das quais podemos aproveitar ao máximo as novas oportunidades e enfrentar os desafios de hoje e de amanhã. Eles sugerem como podemos lutar pela equidade do conhecimento e pelo conhecimento como serviço. Para que todos - aqueles que já fazem parte do nosso Movimento e qualquer pessoa que deseje participar - possam desempenhar um papel na captura, no compartilhamento e no acesso ao conhecimento livre.

As recomendações são:

Aumentar a Sustentabilidade do Nosso Movimento Investir em Desenvolvimento de Habilidades e Liderança
Melhorar a Experiência do Usuário Gerenciar Conhecimento Interno
Oferecer Segurança e Inclusão Identificar Tópicos para Impacto
Assegurar a Equidade nas Tomadas de Decisão Inovar no Conhecimento Livre
Coordenar as Partes Interessadas Avaliar, Iterar e Adaptar

Como ler as recomendações

Nas páginas seguintes, você encontrará a versão do documento da estratégia do movimento, composto por 10 recomendações para mudança, 10 princípios orientadores e uma narrativa de mudança que traça como essas recomendações se conectam e são desenhadas, como um todo, para nos ajudar a estarmos alinhados com nossa direção estratégica. Há também um glossário com termos chave e um sumário do documento.

As recomendações que seguem são estruturadas no formato “O quê”, “Mudanças e Ações” e “Justificativa”. O “O quê” é a necessidade identificada ou o foco estratégico aspiracional. As “Alterações e ações” apresentam realizações e resultados a serem desenvolvidos para realizar o “O quê”. E a “Justificativa” inclui o histórico e algumas das razões pelas quais as mudanças e ações são necessárias para nos ajudar a prosseguir rumo à direção estratégica de 2030. Essas recomendações estão interconectadas e são mutuamente favoráveis. Elas não são apresentadas em nenhuma ordem implícita de importância ou prioridade.

Recomendações criadas pelo Movimento

Increase the Sustainability of Our MovementImprove User ExperienceProvide for Safety and InclusionEnsure Equity in Decision-makingCoordinate Across StakeholdersInvest in Skills and Leadership DevelopmentManage Internal KnowledgeIdentify Topics for ImpactInnovate in Free KnowledgeEvaluate, Iterate, and Adapt 
About this image

Esse conteúdo foi desenvolvido durante um processo de quase dois anos por aproximadamente 100 usuários da Wikimedia de diferentes lugares do mundo, incluindo voluntários, funcionários, lideranças de afiliados e Conselho Diretivo da Fundação Wikimedia e representantes de organizações aliadas. Ele foi moldado por discussões online e pessoais com wikimedianos, que compartilharam suas ideias em cada etapa do processo. Tem sido um esforço de participação que verdadeiramente abrangeu todo o Movimento. Leia mais sobre quem contribuiu na criação desse conteúdo.

Quer experimentar este conteúdo em outro formato?

Criamos várias maneiras de ler, ouvir e aprender sobre as recomendações:

Diversity working group member and writing group member Marc Miquel-Ribé has also shared his insights into how the recommendations were developed and the ideas that shaped them in this interview (in English).