Estratégia/movimento da Wikimédia/2018-20/Recomendações

This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Iteration 3/Narrative of Change and the translation is 94% complete.
Outdated translations are marked like this.
Narrativa da mudança
Audio Listen to this text (help | download | file info)

Para cumprir com a direcção estratégica de converter no sistema de apoio essencial do ecossistema de conhecimento livre, o Movimento Wikimedia deve contar com as pessoas e os recursos necessários para prosperar e crescer. Garantir a sustentabilidade do Movimento é o requisito que possibilitará todas as demais recomendações estratégicas.

Para que o Movimento cresça, precisamos mudanças e transformações culturais: devemos reconhecer que nosso Movimento está centrado na gente realizar mudanças que abordem as necessidades e os desafios dos participantes presentes, e ao mesmo tempo reconhecer as necessidades das comunidades futuras. Para que as comunidades emergentes e futuras se sintam bem-vindas, o Movimento deve abraçar a inclusão e a equidade e trabalhar activamente para eliminar as barreiras e melhorar a experiência das pessoas usuariass. Garantir a segurança de todos os colaboradores também é um aspecto crucial dessa mudança cultural.

A mudança cultural só será possível se houver abertura para a redistribuição das estruturas de poder atuais na comunidade offline e um reconhecimento por parte de todo o Movimento da nossa prestação de contas uns para com os outros. Uma liderança mais distribuída, com base nos princípios de subsidiariedade e sautogestão, que permita às pessoas afetadas pelas decisões que participem e tomem decisões (especialmente sobre governança e recursos), redistribuirá o poder por todo o Movimento. Essa redistribuição só será bem-sucedida com um investimento significativo no desenvolvimento de habilidades e no desenvolvimento de capacidade - o que, por sua vez, exigirá um pensamento novo e diferente sobre como os recursos são alocados e usados de forma eficiente. A tomada de decisão mais justa também exigirá um foco mais deliberado em gestão de conhecimento, coordenação e colaboração em todos os níveis do Movimento.

À medida que novas comunidades se envolvem, o Movimento poderá incluir, receber e se adaptar a perspectivas adicionais que ajudem a expandir a representação do conhecimento humano. Novas comunidades e um melhor entendimento dos contextos culturais das comunidades existentes trarão conteúdo mais diversificado e novos formatos de captação de conhecimento, que precisaremos entender e integrar ao alcance dos nossos projetos e produções de conteúdo. A produção de conteúdo de alta qualidade sempre foi e continuará sendo um foco. Esta é uma oportunidade de se considerar o impacto do conteúdo de uma forma mais estratégica e de inovar na forma como é coletado, apresentado e consumido.

E, finalmente, o Movimento que imaginamos deve ser autoconsciente, dinâmico e adaptável. Só assim poderemos ter o impacto global a que aspiramos com a escalabilidade para o crescimento contínuo e para nos tornarmos a infraestrutura essencial do ecossistema de conhecimento livre.

Promover a sustentabilidade e a resiliência

Precisamos ser sustentáveis em termos de recursos humanos e financeiros. Somente com voluntários comprometidos, membros da equipe e projetos que sejam facilmente reconhecidos e confiáveis para atrair usuários e doadores, poderemos realizar as mudanças a que aspiramos

Para isso, devemos apoiar as pessoas: uma base de voluntários dinâmica e em constante mudança, capaz de trazer novas ideias, líderes e métodos para inclusão, e uma equipe que forneça os sistemas de apoio e as comunidades de ajuda na construção de parcerias de longo prazo para permitir a expansão do nosso alcance. Devemos capacitar e apoiar grupos locais e todas as partes interessadas para explorar as novas formas de adquirir fundos e outros recursos e nos tornarmos mais autossuficientes.

Criar mudança cultural para comunidades inclusivas

Precisamos fazer uma mudança cultural fundamentada em padrões de todo o Movimento para um ambiente seguro, colaborativo, inclusivo e acolhedor que possibilite a sustentabilidade e o crescimento futuro através de extensa consulta com as comunidades envolvidas.

Com base nessa consulta, devemos criar processos de elaboração e apresentação de relatórios e mecanismos de aplicação desses padrões que respeitem a autonomia da comunidade o máximo possível, mas inclua proteções para quando a comunidade não conseguir aplicar os padrões de forma consistente. Esses mecanismos precisam ser avaliados quanto à sua eficácia na obtenção de oportunidades igualitárias de participação e diversidade.

Melhorar a Experiência do Usuário

Artigo principal: Improve User Experience

We need to continually improve the design of our platforms to enable everyone—whatever their gender, culture, technological background, or physical and mental abilities—to enjoy a fluid, effective, and positive experience during both the consultation and contribution to knowledge throughout the Wikimedia ecosystem.

The strategic direction also states that “anyone who shares our vision should able to join us,” so we must strive towards a reality where people are not held back in any way by related barriers or unaddressed needs by our technology and people. We must encourage communities to work towards shaping the projects to match the needs of those who are using them as knowledge consumers, along with those who are not yet participating as contributors.

Fornecer segurança

Devemos garantir que os colaboradores tenham condições e recursos adequados que lhes permitam trabalhar sem prejudicar sua segurança pessoal ou comum. Qualquer problema relacionado à segurança dos colaboradores de conhecimento livre em uma comunidade será considerado como uma questão de extrema importância para todo o Movimento.

Devemos fornecer políticas e procedimentos para a proteção de todas as partes interessadas, com base em uma avaliação contextual adaptada a ambientes variados. É necessário garantir que os participantes tenham proteções adequadas para prevenir e reagir a situações ameaçadoras. Os recursos necessários devem ser disponibilizados para que todas as partes interessadas possam implantar a infraestrutura necessária para protegê-las no contexto delas.

Garantir a equidade na tomada de decisões

Precisamos garantir a equidade na tomada de decisão em todos os níveis. O Movimento é composto por comunidades e pessoas de todo o mundo. Essa diversidade e a riqueza de perspectivas são essenciais para a evolução em direção à equidade de conhecimento, o que só pode ser alcançado ao “concentrar nossos esforços no conhecimento e nas comunidades que foram deixadas de lado por estruturas de poder e privilégio”.

Firmamos o compromisso de “receber pessoas de todas as origens para construir comunidades fortes e diversificadas”. Portanto, consideramos que capacitar essas pessoas nas comunidades atuais e futuras é essencial para o nosso caminho rumo ao futuro e ao bem-estar do nosso Movimento. Esse empoderamento inclui o compartilhamento de responsabilidades e a garantia de oportunidades igualitárias para a participação na tomada de decisões. A diversificação e o crescimento inclusivo precisam de uma mudança cultural fundada em processos mais equitativos e em estruturas representativas.

Para alcançarmos esses objetivos, devemos criar novas estruturas que permitam a distribuição de poder e de recursos, e que representem todas as partes interessadas e legitimem as decisões que as afetam. As novas estruturas estão sendo propostas após a avaliação das funções e o impacto das estruturas existentes. Essas estruturas não precisam começar em pleno vigor durante a implementação da Estratégia de Movimento e podem ser implantadas de forma gradual e emergente com consulta e após discussões com uma maior participação das partes interessadas.

Esta recomendação é estruturada em subseções, que são fundadas com base na premissa de consulta contextualizada em um processo equitativo com participação ampla e diversificada das partes interessadas, orientando todas as ações de alocação e tomada de decisões:

Promover e desenvolver liderança distribuída

Devemos reconhecer e investir no desenvolvimento de liderança atual e futuro para garantir o crescimento do Movimento de forma igualitária e sustentável em todas as comunidades. Imaginamos um movimento construído por indivíduos bem treinados, qualificados social e tecnicamente, de diferentes formações que reflitam a diversidade das comunidades globais.

Para atingir essa meta, devemos treinar, apoiar e reter líderes de Movimento que reflitam suas comunidades locais. Depois, precisamos recrutar, incentivar e desenvolver ativamente novos líderes para garantir a diversidade e a distribuição de poder em cargos de liderança. Também precisamos incentivar cada comunidade a planejar e alocar recursos, ferramentas e informações para promover e desenvolver liderança tanto em nível local quanto global.

Investir no Desenvolvimento de Habilidades

Artigo principal: Invest in Skills Development

Precisamos investir no desenvolvimento de habilidades capacitando todas as nossas comunidades a crescer de forma igualitária, prosperar e se adaptar continuamente aos próximos desafios. Para nos desenvolvermos de forma igualitária em todo o mundo, precisamos reforçar as capacidades para atividades com maior foco em eventos offline, como defesa, construção de parcerias, captação de recursos, liderança e gerenciamento de projetos.

Devemos investir em indivíduos e organizações parceiras para desenvolver as habilidades técnicas indispensáveis necessárias para contribuir, assim como habilidades centradas nas pessoas, como comunicação, resolução de conflitos e diálogo intercultural, para possibilitar a mudança cultural que imaginamos. Isso requer diversos métodos, entre eles, uma plataforma que seja igualitária, transparente e contextualizada, que tenha como base de confiança o conhecimento especializado e distribuído.

Gerenciar conhecimento interno

Artigo principal: Manage Internal Knowledge

Devemos tornar o conhecimento interno do movimento fácil de capturar, descobrir, adaptar e consumir por todas as partes interessadas para facilitar o desenvolvimento e o crescimento de habilidades individuais de forma igualitária em todas as comunidades.

Todo o conhecimento interno produzido no Movimento pertence ao próprio Movimento, e devemos garantir sua acessibilidade e usabilidade por qualquer participante. Devemos estabelecer uma base de conhecimento para o conhecimento interno, uma equipe exclusiva para a curadoria do conteúdo (incluindo a descoberta e garantia de qualidade) e suporte ao usuário, complementado por um serviço/banco de dados de pares para a realização de combinações.

Coordenar as partes interessadas

Devemos permitir a coordenação entre todas as partes interessadas para garantir nosso alinhamento e alcançar nossas metas. A coordenação é a estrutura essencial de funcionamento do Movimento que imaginamos.

Devemos desenvolver uma prática de cooperação e colaboração entre as diferentes partes interessadas para avançar rumo a uma tomada de decisões mais igualitária. A coordenação deve ser facilitada pelas estruturas do Movimento, bem como por soluções tecnológicas e plataformas que levem em conta as diferentes necessidades dos participantes no contexto e o conhecimento interno do Movimento.

Priorizar tópicos para impacto

Artigo principal: Prioritize Topics for Impact

Devemos considerar nossa grande responsabilidade. Como Movimento, precisamos conceitualizar nosso conteúdo não apenas em termos de quantidade, mas também em termos de quais tipos podem ter um impacto mais útil em nível global

Para isso, devemos rastrear e compreender como impactamos a vida dos consumidores de conhecimento, priorizar iniciativas e áreas de conteúdo de modo a maximizar esse impacto, e construir a capacidade de protegê-lo quando necessário. Essa mudança requer uma transformação da nossa cultura e das nossas práticas na forma como avaliamos o conteúdo e a criação de ferramentas de apoio.

Inovar em conhecimento livre

Artigo principal: Innovate in Free Knowledge

Precisamos expandir constantemente o alcance dos nossos projetos de conhecimento livre. Não temos como saber se o conteúdo enciclopédico e textual continuará a ser valorizado e atenderá às necessidades dos consumidores de conhecimento, e nem sempre incluímos o conhecimento de algumas comunidades marginalizadas.

Ao inovar em diferentes formatos e tecnologias de conteúdo, que são e serão usados no futuro, e experimentar políticas de inclusão de conhecimento, podemos criar novos projetos e adaptar os atuais para abranger conteúdo que não cobrimos ainda para permanecermos com espaço na internet e visar à equidade de conhecimento.

Avaliar, iterar e adaptar

Artigo principal: Evaluate, Iterate, and Adapt

Precisamos avaliar continuamente nosso progresso em direção às nossas metas internas e externas para termos condições de repetir, adaptar e aprimorar dinamicamente nossas estruturas e nossos processos sociotécnicos. Isso nos permitirá permanecer flexíveis em contextos dinâmicos e garantir que nossos programas e ações sejam bem direcionados e eficientes.

Devemos avaliar todas as áreas, incluindo abrangência de conteúdo, comunidade e diversidade e inclusão de governança, desenvolvimento de habilidades, impacto da parceria, eficiência tecnológica e a usabilidade e acessibilidade das plataformas. Os resultados devem ser ampla e claramente comunicados ao longo do Movimento para aumentar a autoconsciência e a prestação de contas entre todas as partes interessadas, permitindo-nos adaptar nossas estratégias de acordo.

Planejar escalabilidade da infraestrutura

Precisamos avaliar, planejar e refinar de forma constante e consistente nossa infraestrutura para que todas as partes interessadas do Movimento possam participar. Nossa infraestrutura abrange as plataformas e os processos tecnológicos para áreas como defesa, desenvolvimento de capacidade ou parcerias.

Devemos criar um ecossistema de fluidos para que nossa infraestrutura atenda às nossas necessidades à medida em que crescemos. Nesse sentido, para realizar uma mudança significativa, a escalabilidade de planejamento da infraestrutura exige que se leve em conta a gestão e avaliação de riscos, garantindo espaços de tomada de decisão inclusivos e permitindo coordenação, estabelecendo protocolos, funções e responsabilidades, e investindo recursos suficientes na implementação.