Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Atualizações/12 de maio de 2017 - Atualização 16 no processo de estratégia do movimento Wikimedia

Mensagem da Katherine Maher

Esta mensagem, "12 de maio: Atualização do processo de estratégia do movimento Wikimedia (#16)", foi enviada pela Katherine Maher em 12 de maio de 2017.

Olá a todos,

Resumo: As discussões do Ciclo 2 começaram na Meta-Wiki e em tua wiki mais próxima!

A equipe central e os grupos de trabalho completaram a revisão das mais de 1800 declarações temáticas que recebemos da primeira discussão. Identificaram 5 temas que foram consistentes ao longo de todas as discussões, a cada tema com seu próprio conjunto de subtemas. Para ser claros, estes não são os temas finais! Este é só um rascunho inicial dos conceitos centrais. Há mais conversas por vir.

A partir desta semana, estão convidados a participar das discussões sobre estes 5 temas que acontecerão na internet e pessoalmente. Esta rodada de discussões acontecerá desde agora até 12 de junho. Podes discutir quantos temas quiser; pedimos que participe nos temas que consideres os mais (ou os menos) importantes.

Para cada tema, fazermos cinco perguntas para compreender o impacto dessas temas potenciais e as escolhas que teremos que fazer. Para ter sucesso em qualquer iniciativa estratégica, temos que não só declarar o que faremos, mas também o que não faremos. Pedimos que apoie aos seus argumentos com pesquisas e outros dados citáveis e que participe de forma honesta e respeitosa.

A cada tema tem uma página na Meta-Wiki com mais informações sobre o tema e como participar na discussão deste. Estes são os cinco temas principais, incluindo breves descrições da cada um:

Comunidades saudáveis e inclusivas

Até 2030, a cultura voluntária de Wikimedia será divertida, gratificante e inclusiva tanto para os contribuintes existentes como para os novatos. Daremos as boas-vindas a novos voluntários a nosso movimento e os guiaremos para assegurar que tenham uma excelente experiência e sigam participando nos projetos. Pessoas de todas as origens e identidades se sentirão incluídas num ecossistema de grupos e organizações únicos que aprofundam as conexões entre si. Como resultado, nosso movimento crescerá tanto em tamanho como em escopo, à medida que nossos projetos floresçam a partir da comunidade saudável que cultivaremos juntos.

A Era Tecnológica

Até 2030, o movimento Wikimedia colaborará com máquinas de aprendizagem para ajudar a nossos voluntários a serem bem mais criativos e produtivos. Utilizaremos a previsão e o design para fazer que o conhecimento seja fácil de acessar e fácil de usar com interfaces novas, humanizadas e inteligentes. Os voluntários colaborarão com máquinas tradutoras para aprofundar a qualidade e a quantidade do conteúdo em mais idiomas - a um ritmo e uma escala aumentados. Conservaremos o conhecimento em formatos estruturados e interativos que melhorem e reflitam a forma em que as pessoas aprendem e contribuem - para além do navegador, aplicativos e o formato enciclopédico. Adotaremos a inovação tecnológica como o caminho mais viável para atingir nossa visão.

Um movimento verdadeiramente global

O movimento Wikimedia dirigirá sua atenção aos lugares do mundo que foram desatendidos durante os primeiros 15 anos de nossa história. Construiremos reconhecimento da Wikimedia e a faremos mais útil às pessoas. Superaremos as barreiras para acessar ao conhecimento, para que mais pessoas possam compartilhar livremente dos projetos Wikimedia. Apoiaremos às comunidades nas areas menos favorecidas do mundo e permitiremos a novas formas de contribuição e citações que se ajustem às tradições mundiais do conhecimento. Até 2030, seremos um movimento verdadeiramente global.

A fonte de conhecimento mais respeitada

Até 2030, os projetos Wikimedia serão considerados como a fonte de conhecimento livre mais confiável, de alta qualidade, neutra e relevante no mundo. Defenderemos a exatidão e verificabilidade de nossos conteúdos, integrando fontes secundárias de alta qualidade e apoiando a existência de fontes confiáveis na sociedade. Melhoraremos o entendimento público dos processos que fazem com que a Wikimedia seja confiável, e convidaremos especialistas a se unir a nós e compartilharem seus conhecimentos. Apresentaremos às pessoas as informações mais relevante quando e onde são necessárias. Estenderemos a profundidade do conhecimento disponível, mantendo nossos padrões para um conhecimento verificável, neutro e abrangente.

Se Envolver no Ecossistema de Conhecimento

Até 2030, o Movimento Wikimedia terá melhorado drasticamente a qualidade, a diversidade e a disponibilidade global do conhecimento livre, trabalhando com diversas instituições e organizações que colaboram para o conhecimento livre para todos. O conteúdo, a tecnologia e as comunidades de Wikimedia estarão integradas na aprendizagem formal e informal em todo mundo, em associação com as principais instituições mundiais em educação, artes, entretenimento, sociedade civil, governo, ciência e tecnologia. Mediante parcerias estratégicas através de nosso movimento, vamos construir uma nova geração de provedores e buscadores de conhecimento, que construirão e cuidarão de um crescente corpo de conhecimento livremente acessível. Faremos de Wikimedia uma parte integral de um ecossistema do conhecimento global.

No portal de estratégia do movimento na Meta-Wiki, podes encontrar mais informações sobre cada um destes temas, suas discussões e como participar.

Também temos esforços em curso para coletar comentários de pessoas que não estão atualmente envolvidas com a Wikimedia, e que nem sequer têm acesso a Internet. Estaremos a resumir como estamos a coletar esta informação e as perspectivas, e as compartilhando na Meta-Wiki à medida que estejam disponíveis.

Uma última coisa - espero que estejas ciente de que estamos nos últimos dias do processo de seleção da comunidade para o Conselho da Fundação Wikimedia!

Se estás habilitado para votar e não o fizeste ainda, por favor considere o fazer antes que se fechem as votações, às 23:59 (UTC) do domingo 14 de maio de 2017. Podes encontrar mais informação sobre os candidatos e como votar na Meta-Wiki. Obrigada!

مع أطيب التحيات (em árabe, "Cumprimentos")
Katherine