Estratégia/Movimento Wikimedia/2017/Processo/Instruções

This page is a translated version of the page Strategy/Wikimedia movement/2017/Process/Briefing and the translation is 99% complete.
Outdated translations are marked like this.

Introdução

Objetivos: Por que estamos aqui hoje?

Nossos objetivos (RASCUNHO):

  • Identificar, como movimento, uma direção coesa que e nos alinhe e inspire durante os próximos 15 anos.
  • Construir confiança, boa vontade e alinhamento em nosso movimento. Participar num processo legítimo, transparente e aberto baseado no poder compartilhado, não em hierarquias.
  • Ter um melhor entendimento das pessoas e instituições que formam nosso movimento, bem como aqueles aos quais ainda não temos atingido, e como suas necessidades podem mudar nos próximos 15 anos.
  • Construir um entendimento compartilhado sobre o que significa ser um movimento, como outros de fora podem participar, e o que será necessário para aumentar o impacto de nosso movimento. Unidos em torno de como crescer para alcançar nossa visão.
  • Criar relações para expandir e enriquecer nosso movimento e parceiros em potencial.




Processo: O que fazemos atualmente?

Esta discussão é uma uma de muitas que ocorrerão através de diferentes grupos e canais. Terás várias oportunidades para compartilhar teus pensamentos e discutir sobre o futuro do movimento com outros.

Primeiro falaremos das ideias gerais, então convergiremos em temas e suas implicações.

Após a Wikimania, falaremos dos papéis e recursos necessários para pôr em prática aquilo com o que concordamos.



O que é um movimento?

Os movimentos são ecossistemas poderosos e com objetivos

São grupos mobilizados que notando a desigualdade, se organizam e atuam para efetuar mudança

Entre alguns bons exemplos encontram-se:

  • Social: os movimentos de conservação do clima e do meio ambiente
  • Político: os movimentos dos direitos civis dos Estdos Unidos e de "Black Lives Matter" (As Vidas Negras Importam)
  • Empoderamento: os movimentos de autoajuda, faça-o você mesmo (DIY) e microfinanciamento
  • Repentinos (mais como protestos específicos): Ocupa Wall Street

Estamos a iniciar uma discussão de no movimento como um todo. Mas que é exatamente um movimento? Quais são alguns exemplos bem conhecidos de movimentos de diferentes tipos (políticos, sociais, locais, globais ou baseados em empoderamento)?



Movimentos transformadores

v. mudança gradual

  1. Liderar com uma visão audaz
  2. Pôr em prática valores fundamentais compartilhados
  3. Aprofundar as conexões comunitárias
  4. Adotar uma forma de dirigir estratégica
Marco de impacto colectivo
  1. Uma agenda comum
  2. Sistema de medidas comum
  3. Atividades que se reforçam mutuamente
  4. Comunicação contínua
  5. Organizações de suporte principais
Teoria do Movimento Social
  1. Comportamento colectivo (de indivíduos, organizações, grupos e recursos)
  2. Privação relativa e busca de mudança
  3. Mobilização de recursos
  4. Oportunidade política
  5. Impacto social

Aqui há 3 diferentes visões para a avaliação de movimentos. Cada um deles está baseado em pesquisa e experiência mas com diferentes pontos de vista e "lentes".

O 1° é do Centro de Estratégia do Movimento (Oakland, CA, USA) e tem uma visão muito local, orientada à comunidade; seu interesse é inspirar aos participantes a promover grandes transformações (em contrapartida a atividades menores, incrementais) a fim de interromper e potencialmente eliminar a exploração sistêmica. 

O 2° é uma visão entre organizações estabelecidas para perceber -e empregar- o valor de suas atividades individuais (e potencialmente isoladas) a fim de coordenar esforços e conseguir um impacto social colectivo bem maior.

O 3° é uma visão bem mais acadêmica para avaliar aspectos comuns de movimentos sociais, destacando ângulo político. Estes 3 "modelos" de avaliação de movimento podem ajudar-nos a ver elementos importantes de nosso próprio movimento de "conhecimento livre" e inspirar maneiras que permitam potencialmente o otimizar.


O que sabemos sobre o futuro: 2030 e além

O mundo em 2030: Muitos humanos

Probabilistic Population Projections based on the World Population Prospects: The 2015 Revision

A tendência demográfica mais significativa do século XXI será o rápido crescimento da população na África.


Por exemplo, espera-se que Lagos (Nigéria) cresça para 24 milhões até o ano 2030, população atual de Shanghái, a maior cidade do mundo.

A idade média das pessoas diminuirá para 33.1 anos, e espera-se que um quarto da juventude do mundo viva na África.


Em outros países, a população crescerá mais devagar ou reduzirá, e ficará mais velha.

Muitos países terão populações desproporcionalmente grandes de idosos.

Por exemplo, a proporção de cidadãos chineses acima de 60 anos crescerá de 16.1% para 25.2% em 2030.



A sociedade em 2030: Humanos no mesmo planeta

Os 8.5 bilhões de humanos que habitarão a Terra em 2030 terão que conviver no mesmo planeta. Como movimento, não podemos ignorar nosso meio e ecossistema. Devemos ser conscientes dos desafios que enfrentamos como população mundial e como isso impacta nosso movimento.

Isto não quer dizer que o movimento Wikimedia deveria tentar resolver o aquecimento global ou a injustiça social; este não é nosso enfoque principal.

Existe, no entanto, a urgência em nossa missão de compartilhar conhecimento livre; a complacência é uma mordomia que a maioria da população humana não pode se permitir.



As soluções estão relacionadas.

De acordo com o Centro de Estratégia do Movimento, muitos movimentos procuram resolver problemas que estão interconectados e cujas soluções estão relacionadas também:

Transição de sistemas baseados em: "para..." "Sistemas baseados em:"
Extração Regeneração
Controle Democracia
Exclusão Inclusão
Acumulação Cooperação

Os experientes em movimentos sociais reconhecem os sintomas comuns de sistemas que servem para acumular riqueza e poder nas mãos de uns poucos.

O movimento Wikimedia exemplifica muitas das soluções propostas para resolver esses problemas. Compartilhar conhecimento de forma livre intrinsecamente desloca o poder de elites às pessoas. O modo em que atualmente criamos e distribuímos conhecimento livre através de wikis é radicalmente inclusivo e cooperativo.

A sabedoria, generosidade e bondade demonstrada através de nossas comunidades pode ver-se também em outros movimentos sociais que procuram melhorar nosso futuro coletivo.



Educação em 2030

Matrículas no ensino primário subiram 5 pontos percentuais em jovens em comparação ao ano 2000 (89% e 84%, respectivamente).[e 1]

50% de crianças em idade escolar primária que não atendem a escola vivem em áreas afetadas por conflitos.[e 2]

85% da população global está alfabetizada, comparado a 82% em 2000.[e 1]



Tecnologia em 2030

15 anos é uma eternidade no mundo da tecnologia; telefone com tela sensível ao toque, agora omnipresente nos mercados estabelecidos, não existia faz 15 anos.

Prever a tecnologia daqui a 15 anos é difícil, mas algumas tendências provavelmente continuarão.

Uma dessas tendências é o crescimento da penetração de internet no mundo e em particular em centros emergentes de alta população.



Outra forte tendência é o aumento contínuo de acessos, dispositivos e práticas móveis. Em 2015 tráfego móvel ultrapassou o tráfego de computadores de mesa na Wikipédia pela primeira vez. O acesso móvel modificou significativamente o acesso para países emergentes. Muitos usuários estão buscando as informações online e então consumindo e compartilhando offline.

Plataformas de mensagens crescem rapidamente, evoluindo de conversas simples para comunicação expressiva.

O uso de smartphones crescentemente significa compartilhar histórias enquanto elas acontecem.

Nosso movimento e ecossistema: Quem nós somos hoje?

Nosso movimento hoje: Fronteiras líquidas

Que entendemos por "movimento" no contexto da Wikimedia e sua visão? Há muitas perspectivas diferentes sobre o que é o movimento.

Somos um grupo grande e diverso de pessoas, que fazem muitas coisas diferentes, têm muitas funções diferentes, em níveis diferentes de envolvimento.

Nosso movimento é também parte de um ecossistema maior de movimentos, organizações e indivíduos. Enquanto alguns deles têm interesses similares aos nossos, outros trabalham na contramão de nossos esforços.



Colaboradores individuais hoje

Quase 75.000 editores individuais atualmente realizam mais de 5 edições por mês. Destes, quase 13.000 realizam mais de 100 edições por mês.

O trabalho de contribuição à Wikipedia e seus projetos irmãos é complexo, por isso os colaboradores tendem a especializar-se em papéis específicos. Estas funções vão desde a criação de conteúdos (escrita de conteúdo novo), suporte (modelos, predefinições, construção de ferramentas/bots), trabalho administrativo, trabalho social (por exemplo, mediação de disputas) e controle de qualidade (luta contra vandalismo, patrulha de páginas novas).

Os novatos tendem a começar em papéis de criação de conteúdos e vão movendo para papéis sociais e técnicos quando começam a adquirir experiência.

Entre os colaboradores individuais também há desenvolvedores, designers e outros quem criam e melhoram as ferramentas e o software que sustenta os projetos Wikimedia.



Grupos organizados atualmente

Os grupos organizados e afiliados proporcionam uma estrutura aos grupos de indivíduos para organizar atividades que avancem o movimento. Em março de 2017, existem 40 capítulos formados com critérios geográficos, 75 grupos de usuários e 1 organização temática.

Há grande variedade entre afiliados em termos de modelos, níveis de atividade e finanças. Alguns possuem equipe remunerada outros são inteiramente dirigidos por voluntários. Alguns podem prover suporte para contribuidores individuais e outros focam em eventos e divulgação.

Não existe um modelo único do que um afiliado deve ser; depende de suas capacidades e circunstâncias externas.


A Fundação Wikimedia atualmente

A Fundação Wikimedia é atualmente a maior organização no movimento. Ela foi criada em 2003 e possui aproximadamente 290 empregados e contratados baseados ao redor do mundo e em São Francisco.

Uma das principais atividades da Fundação hoje é prover apoio direto para os sites e melhorar a plataforma técnica que sustenta os sites Wikimedia.

A Fundação também desenvolve programas e bolsas para apoiar indivíduos, comunidades e afiliados em todo o movimento.

Este processo de estratégia do movimento influenciará notavelmente no que a Fundação deverá se focar nos próximos 15 anos.



Crescimento do movimento e tensões

Nos últimos 15 anos, o nosso movimento cresceu e se tornou mais complexo. No caminho houveram desentendimentos, pequenos e grandes. Houve decisões envolvendo poder, dinheiro e quebras de confiança que danificaram relações em todo o movimento.

Muitos de nós no movimento nos sentimos injustiçados. Alguns cometeram erros que achamos que não podemos ignorar. Em vez disso, pedimos que reconheçamos nossa história compartilhada e aprendamos o que poderíamos ter feito melhor.

Podemos ter um momento para refletir sobre o passado, ventilar qualquer queixa e curar as feridas antes de fazermos planos para um futuro que podemos construir juntos.

O que nós fazemos hoje no movimento?

Atividades em todo o movimento atualmente

Criamos conteúdo, consumimos conteúdo, apoiamos aos criadores e consumidores de conteúdo



Finanças atualmente

Esta secção está atualmente centrada na Fundação. Por favor ajuda-nos a melhorá-la para refletir as finanças em todo o movimento, ou proponha melhorias na página de discussão.

Mais de 5 milhões de leitores ao redor do mundo doaram $77 milhões USD à Fundação Wikimedia no ano fiscal 2015–2016. As doações em média foram de $15 dólares.

Enquanto a Fundação arrecada fundos durante todo o ano a nível internacional, o grosso dos rendimentos (quase 50%) provem da campanha em inglês de dezembro.

O programa de arrecadação de recursos por email da Fundação Wikimedia continua crescendo significativamente, dobrando sua arrecadação pelo segundo ano consecutivo. Os leitores subscrevem-se para receber futuros emails quando fazem uma doação, um ano depois a equipe de arrecadação de recursos lhes envia alguns lembretes para doar novamente.



Narrative



Narrative

Por que nós somos parte deste movimento?

Razão fundamental: Mostrar a diversidade de motivações e também os valores comuns compartilhados por todo o movimento. Entender o que os membros destes grupos obtêm sendo parte do movimento.

Motivações dos colaboradores

Points to convey: See Research:Codex/Motivations of contributors and related links, Research:Necromancy, Studies on motivations of volunteer Wikipedians?, Research:Newsletter/2013/November#What drives people to contribute to Wikipedia? Experiment suggests reciprocity and social image motivations

Format:

Contact: Guillaume

  • Pessoas são motivadas por fatores tanto pessoais como sociais. A identidade de grupo e o valor percebido da contribuição ao grupo é fundamental para superar o medo social.
  • Diversão, aprendizagem e motivos sociais parecem dominar aos editores de alta contribuição. Alinhamento ideológico parece ser menos preditivo de altas taxas de colaboração.
  • Os sentimentos de autoeficácia e comentários ("feedback") positivos são fundamentais para a contribuição prolongada.
  • A motivação dos novos editores vê-se fortemente afetada de forma negativa por comentários negativo e a taxa de comentários negativos para novatos de boa fé tem aumentado.


Narrative



Motivações de leitores e consumidores de conteúdo

A Wikipedia em inglês é lida numa ampla variedade de casos de uso que diferem em suas motivações, a profundidade necessária de informação, e a familiaridade prévia dos leitores com o tema.

[Para obter mais detalhes sobre o estudo e os seus resultados, consulte https://arxiv.org/pdf/1702.05379.pdf, por favor. Para obter um resumo mais detalhado dos resultados, consulte a secção 4.3.]



Algumas observações sobre o comportamento de usuários baseado no estudo de leitores da Wikipédia: Usuário que pretendem usar a Wikipédia para trabalho ou escola (19,5% dos participantes, tabela a esquerda) mais frequentemente observaram tópicos de artigos específicos, como guerras e história, matemática, tecnologia, biologia, química, literatura e artes.

Para os primeiros dois destes tópicos, usuários são motivados duas vezes mais por trabalho ou escola quando comparado ao usuário médio da Wikipédia. Enquanto estes tópicos cobrem uma grande gama de áreas diferente, todos estão mais relacionados com atividades profissionais ou acadêmicas do que com atividades de lazer.

Ainda, esse tipo de motivação é mais frequentemente reportado por usuários acessando a versão para desktops (em contraposição à versão móvel) da Wikipédia. Isto poderia ser esperado devido a muitas atividades de trabalho e escola são realizadas em ambientes de escritório.

Outrossim, podemos ver que essa motivação acontece com mais frequência para usuários que ingressam através de buscas em sites de pesquisa múltiplas vezes em uma sessão e para usuários que permanecem por mais tempo em uma página individual, o que pode ser visto como indicador potencial de estudo intensivo.

Em contraste, usuário que descrevem suas motivações como tédio/aleatório (tabela a direita), são mais prováveis de usar a navegação interna da Wikipédia e passar pouco tempo em artigos individuais.

Também tendem a mudar de tópicos entre artigos individuais mais frequentemente (conforme indicado pelo subgrupo com uma média alta de distância temática).

Estes são indicadores que denunciam um comportamento menos focado de navegação. Usuários entediados também veem mais artigos na Wikipédia a cada sessão de pesquisa e ao todo durante o período do estudo.

Finalmente, essa motivação também pode ser observada com frequência para artigos que cobrem tópicos específicos, como esportes, século XXI, TV, filmes e livros.

Claramente, esses temas estão mais orientados a lazer e estão contraste evidente para os tópicos favorecidos por usuários que usam a Wikipédia para trabalho ou escola.



Motivações dos doadores

Points to convey: See [Wikimedia-l] Fundraising Update - Japan - Focus Group and Survey Findings, File:Wikimedia Survey 2014 English Fundraiser.pdf , File:Report.WikimediaJapan.f.071916.pdf

A few quotes from donors

Some information from surveys: do people know we're a nonprofit, how much are interested in contributing content, etc.

Format:

Contact: Caitlin C., Lisa



Narrative



Narrative

Um movimento vivo: Como estamos a evoluir

Rationale: Build understanding of the dynamics of the main groups within the movement

Tendências em contribuições

Points to convey: Contributors to the wikis are the most visible part of the movement. What do we know about them? Wiki-wide trends e.g. Rise and Decline, different dynamics across wikis. A summary of Research:WMF Strategy document: Research about contributors. Community health, civility, metrics about harassment

Microcontributions, offline events

Gender bias on Wikipedia, Gender gap, Research:Gender gap

Diversity improves quality: it is important that some editors are highly experienced while others are more green. It's important that few editors contribute a lot to an article while most others contribute only a little.

To newcomers, the rules are complex and often non-intuitive. This causes difficulty and often leads to frustration for good-faith newcomers. It also results in power disparities where experienced editors are more empowered by their "process literacy" to "win" disputes.

Rationale:

Format: A few charts (if applicable) and a few sentences summarizing what we know (and possibly what we don't know)

Contact: Guillaume, Aaron


Todas as grandes Wikipédia demonstraram um padrão aparente de crescimento exponencial começando em 2004 e reduzindo em 2007. Enquanto o número de usuários ativos para cada Wiki se manteve relativamente constante desde 2006 na maioria dela, a Wikipédia em inglês experimentou uma queda substancial e sustentada.

Como causa dessa queda no número de editores ativos na Wikipédia em inglês, aparentemente está a súbita queda na retenção de novatos de boa-fé devido ao ambiente hostil causado por ferramentas de combate ao vandalismo que "veem novatos sob uma lente de suspeição".



Narrative



Tendências em conteúdo

Points to convey: Number of languages, levels of activity and growth rates. Comparison of the amount of content in languages. Map of geotagged articles.

Diversity of content. Place and dynamics of sister projects. Content gaps.

https://arxiv.org/abs/1501.06307

http://epjdatascience.springeropen.com/articles/10.1140/epjds/s13688-016-0066-4

Rationale:

Format:

Contact: Asaf, Leila, Katy/Chris S.



Narrative

Versão Interativa



Há grandes hiatos de conhecimento na Wikipédia hoje. Se o árabe for a única língua que conheces ou se preferes ler em árabe, um língua de 467 milhões de falantes nativos, só podes aprender sobre 87 mil localizações geográficas do mundo usando a Wikipédia.

Se falas todas as línguas para as quais há um projeto Wikipédia, podes aprender sobre 2 milhões de localizações geográficas usando a Wikipédia. Enquanto esse exemplo é focado em artigos possíveis de serem geolocalizados, mostra de maneira clara os vazios de conhecimento em uma área específica.

Vazios significativos existem em muitas Wikipédia de diferentes idiomas em muitos temas e editores futuros precisarão preencher esses vazios para que o acesso a toda à soma do conhecimento se tornar uma realidade.



Narrative



Tendências em leitura e consumo de conteúdos

Os sites da Wikimedia proporcionam conhecimento a centenas de milhões de leitores, e não os rastreamos.

Um terço deles provem do Google, um terço de links internos e um terço de outros lugares (redes sociais e outros motores de busca).

Muitos leitores consomem conteúdo Wikimedia através da reutilização indireta, como painéis de informação. Esta audiência é estimada em ao redor de um bilhão de pessoas, ainda que seja muito difícil de medir.



Global north, global south. Wikipedia very well know in some parts of the world and not in others offline, education. Kiwix, Wiki Med


Placeholder for Suzie's updated metrics from the 2010-2015 strategic plan:

  • Número de pessoas atendidas
  • Número de artigos de Wikipedia
  • Percentagem de aumento de material de qualidade muito alta
  • Número dos editores que fazem +5 edições/mês
  • Número de mulheres e editores do Sul Global

Olhando para trás, nós vemos que fizemos alguns progressos nas principais prioridades que emergirão no plano estratégico 2010-2015.

Ainda assim, as métricas que temos usado para medir nosso sucesso nem sempre refletem o progresso que estamos a ver.



Estamos realmente medindo aquilo que queremos medir? Quais seriam melhores formas de medir o progresso do movimento globalmente, e não só das organizações Wikimedia?


O futuro do nosso movimento em 2030

Perguntas e sugestões: Que é o que queremos construir ou conseguir como movimento nos próximos 15 anos?

  • Quem queremos ser?
  • Que queremos fazer?