Programa Catalisador do Brasil/Dados

Introdução edit

Abaixo verificam-se gráficos relativos à situação atual da Wikipédia em português relativos à participação de novos editores, editores ativos e muito ativos na comunidade, bem como à criação de novos verbetes e reversões de edições.

Eles mostram que, em todos os quesitos, a Wikipédia em português vem desacelerando seu crescimento. As causas não podem ser automaticamente identificadas em função dos gráficos, mas é possível sugerir algumas hipóteses e leituras para observação, análise e ações que visem à melhoria e ao retorno do crescimento.

Principais gráficos edit

Principais dados relacionados à WP:PT
1. Número de reversões por edições
  • Praticamente 8% das edições são revertidas
  • Captcha - principalmente em inglês - é considerado um fator de desestímulo para novatos
 
2. Reversões - comparação novatos X editores antigos:
  • ~25% of active editors (>5 edits, no bots)
  • Observação: Por um lado é natural que haja mais reversões entre novatos que ainda estão aprendendo a contribuir com a Wikipédia; por outro, a diferença cada vez maior entre aplicação da reversão para edições de novos e antigos usuários constitui um fator de desestímulo aos que estão começando a editar.
 
3. Novos verbetes
  • O número de novos verbetes diários e mensais (e consequentemente anuais) vem caindo sistematicamente nos últimos anos.
  • Observação: O pico em dezembro 2010 pode ter sido gerado pela criação de um bot, dizem alguns analistas. De qualquer forma, a queda de novos verbetes é significativa na Wikipédia em português.
 
4. Média de editores por ano
  • Média de editores mensais também vem caindo.
  • A maior queda se dá entre os novos editores.
  • Mas também chama a atenção a saída de usuários muito ativos. As estatísticas mostram que, dos 50 mais ativos de 2010, 13 saíram, dos quais 8 deixaram de editar a Wikipédia desde o segundo semestre de 2011.
 
5. Número de novos usuários na Wikipédia em português - período 2007-2012
 
6. Número de usuários muito ativos na Wikipédia em português - período 2007-2012
 
7. Número de usuários ativos na Wikipédia em português - período 2007-2012
 


Hipóteses edit

H1. Regras e recursos adotados para combater o vandalismo e erros de novos editores podem ter levado a ações muito restritivas em relação às colaborações de novos editores, dificultando sua entrada e retenção.
H2. A queda de presença de mais e novos editores sobrecarrega a comunidade já existente e dificulta o crescimento e criação de novos artigos na Wikipédia em português

Próximos passos edit

  1. Analisar e testar inidividualmente ações de melhorias de recursos técnicos e de capacitação para ampliar a retenção de novos editores.
  2. Analisar e testar ações pra reduzir os gargalos de crescimento da Wikipédia em português.
  3. Consolidar as propostas pra melhorias do processo de edição da Wikipédia em português e criar um plano para executá-las.

Veja também edit