Music markup/pt

A música é um aspecto importante de qualquer enciclopédia digital, e arquivos ogg são certamente a escolha certa quando é importante ouvir a gravação original, discursos, a voz de um cantor e outros efeitos. Mas as vezes, é melhor abrigar não o arquivo de áudio, mas a partitura musical propriamente dita.

Conforme marcações matemáticas baseadas em TeX foram sendo implementadas e geração automática de mapas foi contemplada, foi sugerido [1] [2] que nós também fornecêssemos uma forma prática de incluir notação musical, tal como GNU Lilypond.

O recurso Lilypond do wikitex faz exatamente aquilo em um estilo wiki elegante. Notação musical feita de forma simples e editável, como em um verdadeiro artigo da Wikipédia. E ele fornece automaticamente tanto uma partitura amigável graficamente, própria para a impressão quanto um arquivo pt:MIDI audível, que normalmente tem apenas uns poucos bytes de tamanho, quado convertido em música pelo computador do visitante, poupando espaço nos servidores Wikimedia e também largura de banda. O novo domínio Música: pode ser usado e todas as músicas podem ser inseridas em predefinições {{Música:nome do artigo}}, de modo que os artigos originais não fiquem entupidos.

Musical scores are temporarily disabled.

BackgroundEdit

Uma forma padronizada de codificação da notação musical tem provado ser um objetivo difícil, apesar de uma clara demanda e uma grande quantidade de atenção técnica. As dificuldades são que:

  1. Notação musical é inerentemente mais sensível a posição do que texto. O Texto é sequencial, ele é feito de símbolos que são mostrados em ordem. Exceto em casos muito especiais tais quais poesia ou fórmulas científicas a posição relativa dos símbolos quase não influencia o significado, com exceção de simples quebras de parágrafos, subscritos e superescritos. Música, por outro lado, é escrita usando símbolos que têm uma inter-relação importante; uma nota sobre outra nota significa algo muito diferente do que as duas notas em sequência, separadas horizontalmente.
  2. A notação musical não é completamente padronizada.