Estratégia/Movimento Wikimedia/2018-20/Grupos de trabalho/Capacitação/Recomendações/Casca de noz

This page is a translated version of the page Movement Strategy/Recommendations/Iteration 1/Capacity Building/Nutshell and the translation is 98% complete.
Outdated translations are marked like this.

Capacidade de Desenvolvimento para o Desenvolvimento de Capacidade

Recomendamos o desenvolvimento de conhecimento especializado, uma caixa de ferramentas de métodos e processos para a construção de capacidades essenciais ao longo do movimento.

Teremos uma taxonomia das capacidades essenciais necessárias ao longo do movimento, e

uma caixa de ferramentas de métodos para desenvolver pessoas treinadas e capacitadas para oferecer desenvolvimento de capacidade aos seus colegas, caminhos de tradução/interpretação/adaptação

Estabeleceremos uma linguagem compartilhada sobre capacidades fundamentais e desenvolvimento de capacidade, o que permitirá a comunicação e a avaliação para demonstrarmos como estamos avançando quanto ao crescimento do movimento, à equidade de conhecimento e ao conhecimento como um serviço.

Todas as partes interessadas do movimento Wikimedia envolvidas no fornecimento ou recebimento de serviços e conhecimento de desenvolvimento de capacidade.

Equiparação de ativos humanos e recursos de conhecimento online às necessidades de desenvolvimento de capacidade

Recomendamos estabelecer um sistema e um processo que corresponda aos usuários de Wikimedia

  1. com seus colegas e
  2. com recursos de conhecimento dentro e fora do movimento para atender às suas necessidades de desenvolvimento de capacidade.

No velho mundo, a WMF e alguns de seus maiores afiliados ofereceram treinamentos, enquanto os voluntários puderam fazer apresentações e palestras em conferências. Essa abordagem não demonstrou contribuir para a capacidade de desenvolvimento.

Com essa recomendação, esperamos mudar para uma rede de colegas mais distribuída, facilitando comunidades de recursos de alta qualidade e prática testados por muitas pessoas em ambientes variados.

O novo elemento coletará “ativos” no movimento (ou seja, pessoas ou organizações com habilidades, experiência ou ferramentas específicas) com base na taxonomia compartilhada para que possam ser combinadas com solicitações. Esse trabalho poderia ainda ser desenvolvido no mapa de capacidades iniciado pela Asaf.

Isso permite que os colegas apoiem uns aos outros em contextos temáticos ou geográficos e permite encontrar os recursos adaptados às suas necessidades e iniciar uma base de recursos pesquisável que possa crescer ao longo do tempo.

Graças à base de conhecimento e aos especialistas em informações, as partes interessadas economizarão tempo e terão acesso a recursos de conhecimento mais adequados, sendo que antes precisavam pesquisar através de muitos recursos organicamente desorganizados e de qualidade duvidosa. As partes interessadas em todo o movimento saberão onde poderão encontrar recursos de desenvolvimento de capacidade de que precisarem para atender às necessidades de seus afiliados e outras partes interessadas, e usá-los na prática, adaptando-os conforme necessário.

O desenvolvimento de capacidade deve ocorrer em um contexto

Recomendamos atividades de desenvolvimento de capacidade de financiamento transparentes e sustentáveis, como conferências regionais presenciais, reuniões temáticas, experiências de imersão, orientação, aprendizagem de grupo e outras colaborações de desenvolvimento de capacidade que estejam situadas no contexto dos participantes.

Como essa recomendação mudará as estruturas para permitir que o trabalho programático se torne o sistema de suporte para que o movimento de conhecimento livre seja mais efetivo?

Os treinamentos mudarão da abordagem de tamanho único para uma abordagem localizada e personalizada

O intercâmbio de ideias e a comunicação podem ser mais fáceis em espaços de linguagem comum

Novas conexões de comunidade podem ser criadas

Além dos formatos/métodos de treinamento, como mentoria/coaching, assistência técnica no local e pilotos de circuito são mais fáceis de implementar em um contexto local/regional

A base atual e o modelo WMDE centralizado para sediar eventos de desenvolvimento de capacidade podem mudar para os afiliados mais habilitados em certas regiões como os principais apoiadores de desenvolvimento de capacidade.

Os principais grupos-alvo diretos são os destinatários e fornecedores do desenvolvimento de capacidade, principalmente, líderes e organizadores comunitários, e afiliados, que tem condições de se conectar em contextos. Os beneficiários indiretos serão editores e outros membros da comunidade, que serão beneficiados pelas melhores habilidades e recursos em suas comunidades e para elas.

O pessoal da WMF também poderá ser afetado, sendo que esse pessoal não seria mais o principal fornecedor de treinamento.

Fornecer desenvolvimento de capacidade para as comunidades de apoio/desenvolvimento organizacional para que atinjam suas metas de desenvolvimento organizacional

O desenvolvimento de capacidade em nosso movimento deve levar em conta diferentes contextos e formas de se trabalhar, e as organizações formais efetivas continuarão sendo essenciais para algumas comunidades em seus contextos de trabalho. O desenvolvimento de organizações efetivas que atendam a comunidades e ao movimento exigirá apoio direcionado diferente do que oferecemos aos indivíduos e coletivos informais. Devemos ter uma forma de abordar essa necessidade direcionada para construirmos uma forte rede de organizações em nível global que sirva de base da estrutura do nosso movimento.

Se fornecermos recursos e suporte para organizações formais, e se essa abordagem de recursos e suporte estiver baseada nos contextos, necessidades e metas da organização, teremos (1) organizações robustas estabelecidas que impulsionem o crescimento local e nacional e; (2) uma rede robusta de organizações para impulsionar o crescimento em escala global.

As organizações podem ser um veículo de geração de igualdade entre comunidades em diferentes partes do mundo. Elas estarão bem posicionadas para defender suas comunidades ou como um grupo de comunidades emergentes no movimento Wikimedia. O fornecimento de apoio para as organizações se desenvolverem e sustentarem em comunidades emergentes pode ser fundamental para garantir que a governança global da Wikimedia seja equitativa no futuro.

  • Organizadores voluntários
  • Organizações formais (incluindo capítulos atuais, organizações temáticas e grupos de usuários)
  • Conselho da Fundação Wikimedia + Comitê de Afiliações
  • Estruturas de movimento desenvolvidas para apoiar o desenvolvimento de capacidade globalmente

Recursos para o desenvolvimento de capacidade

Recomendamos que o desenvolvimento de capacidade seja uma função institucionalizada do movimento sustentado até 2030 com um orçamento anual substancial e abrangente, que financie os elementos centralizados e descentralizados encontrados nas recomendações do desenvolvimento de capacidade. Uma unidade/organização independente do movimento, com sua própria administração, garantirá a supervisão e a prestação de contas dos fundos.

No prazo de 1 a 5 anos, recursos significativos serão alocados especificamente para a unidade de desenvolvimento de capacidade de acordo com um plano de longo prazo, e as partes interessadas nesse espaço finalmente se sentirão apoiadas e acreditadas para organizar e se engajar no trabalho de desenvolvimento de capacidade. Em alguns casos, começaremos a ver resultados imediatos (no prazo de 5 anos), especialmente em regiões onde as organizações não existiam anteriormente ou lutaram para gerar engajamento ou recursos.

Um sistema coerente de desenvolvimento de capacidade deve ser acompanhado por um plano de longo prazo para a promoção desses esforços. Caso isso ocorra, acreditamos que conseguiremos ter e medir um aumento da efetividade individual e organizacional em todo o movimento em um horizonte de 5 a 10 anos.

Dentro de 10 a 20 anos, isso terá um efeito cascata em todo o movimento, à medida que as pessoas e organizações forem compartilhando o que tiverem ganhado dos outros. Essa pode ser a base de sustentação do nosso impacto coletivo em áreas complexas e desafiadoras, como a equidade de conhecimento e o conhecimento como um serviço.

O Conselho de Curadores da Fundação Wikimedia toma decisões mais significativas sobre alocação de recursos no movimento Wikimedia, pois controla a maior parte do financiamento gerado a partir de campanhas de captação de recursos na Wikipédia em todo o mundo e através de grandes doações e parcerias internacionais.

Se nossas recomendações forem implementadas, esperamos e acreditamos que o desenvolvimento de capacidade finalmente terá impacto sobre colaboradores individuais quanto aos projetos Wikimedia, que também deverão ter condições de se beneficiar desse sistema.

Avaliação de desenvolvimento de capacidade

Com base na nossa recomendação concomitante de que estruturas de desenvolvimento de capacidade sejam sustentadas e desenvolvidas a longo prazo, recomendamos um sistema de avaliação abrangente que permita aprendizado, compartilhamento e melhoria. Isso nos permitirá entender o impacto dos esforços de desenvolvimento de capacidade em apoio à estratégia de movimento.

Até o momento, os esforços de mapeamento e desenvolvimento de capacidade para as partes interessadas do movimento tem sido empreendidos conforme a necessidade e não sustentados. Com uma estrutura de desenvolvimento de capacidade e programas sustentados, documentados e avaliados no longo prazo, poderemos construir uma base de evidências de práticas promissoras e boas.

A avaliação até o momento tem se concentrado em grande parte em programas de beneficiários - a avaliação de esforços no fortalecimento das pessoas e organizações, e a avaliação de seu impacto para a Direção Estratégica serão uma nova tarefa, que exigirá uma nova mentalidade e novas habilidades.

Todas as partes interessadas abordadas na definição de CB [Capacity Building (Desenvolvimento de Capacidade)]: Voluntários, funcionários, organizações, parceiros, tendo acesso a um crescente grupo de conhecimento de práticas e ferramentas.

Treinamento online

Recomendamos uma plataforma de treinamento online de todo o movimento (conectada à base de conhecimento da recomendação n.º 2) para dar suporte a vídeos de treinamento feitos conforme a necessidade juntamente com oportunidades combinadas em tempo real para aprendizagem focada nas pessoas que permitam perguntas ao vivo, discussão, desenvolvimento de rede e compartilhamento. Um sistema de aprendizagem online ou nosso movimento deve envolver as necessidades de aprendizagem centradas nas pessoas em primeiro lugar. Por isso, essa não é uma recomendação focada em tecnologia, mas sim, que utiliza tecnologia como uma plataforma para necessidades de aprendizagem com foco em cultura e diversidade. As oportunidades de treinamento online registradas e combinadas podem ajudar a concentrar o compartilhamento e o desenvolvimento de capacidade das principais capacidades necessárias às partes interessadas em todo o Movimento, garantindo assim o desenvolvimento de conhecimento e mantendo/fortalecendo as conexões humanas que são o foco da nossa forma de expansão.

Essa recomendação será orientada aos Afiliados, juntamente com editores independentes e participantes do WikiProjects que não sejam membros de afiliados. Dessa forma, consideramos que essa solução tem possibilidade de impactar todas as necessidades de aprendizado de todas as partes interessadas. Todos os que desejarem se associar ao movimento terão acesso a essa ferramenta, a esse processo e aos recursos.

Mentoria e desenvolvimento de liderança

Para garantir o crescimento equitativo e diversificado do movimento, recomendamos o desenvolvimento e a implementação de uma estratégia de desenvolvimento de liderança global sistemática de diversos estágios e um programa de orientação que enriqueça os indivíduos e as comunidades através de participação significativa dentro e fora da Wiki.

Nossa recomendação para o desenvolvimento da liderança é combinar retenção de talentos (reduzir a perda de pessoas que adquiriram experiência), treinamento de talentos (preparar futuros líderes de movimento) e identificação de talentos, (já que a participação sistemática em um programa de treinamento em diversos estágios não só aumenta as habilidades dos participantes, mas também naturalmente selecionaria os que estiverem realmente comprometidos).

Um programa de liderança e mentoria terá influência significativa sobre todo o movimento Wikimedia. Isso será expresso das seguintes maneiras:

  • Liderança mais forte para o movimento (WMF, afiliados e parceiros)
  • Nova função de voluntários (mentores)
  • Profissionalização de funcionários no movimento
  • O programa de liderança e mentoria cria novos contatos e colaborações.

Quem será especificamente influenciado por esta recomendação:

Os grupos de usuários, os capítulos e a WMF serão os mais influenciados, já que seus atuais procedimentos de governança e a seleção de liderança, treinamento e retenção não são sistemáticos nem associados uns com os outros.

Reconhecimento de indivíduos

Observação: Esta recomendação ainda não é baseada no consenso completo entre os membros do grupo de trabalho. Queremos discutir as nuances deste tópico na Wikimania.

O movimento Wikimedia precisa de um sistema de reconhecimento e apoio de organizadores e líderes que estiverem contribuindo para o desenvolvimento de capacidade em suas próprias comunidades ou para outras comunidades no movimento. Isso é fundamental para aumentar a diversidade e evitar uma situação em que apenas as pessoas mais privilegiadas possam voluntariar seu tempo para esses esforços. O reconhecimento poderá ocorrer de diversas maneiras, como estrelas online e offline, o símbolo exclusivo e o suporte monetário - honorários e outras formas de suporte, como bolsas de estudo, equipamentos, acesso à internet e muito mais.

É necessário um bom sistema para selecionar quem estiver participando de treinamentos pagos, e ter um sistema mais seletivo poderá trazer benefícios.

O reconhecimento de indivíduos permitirá que mais pessoas participem e liderem mais atividades online e offline. O apoio monetário permitirá que novos voluntários de comunidades carentes e menos privilegiadas sejam mais ativos em nosso movimento, aumentando a diversificação. Os novos organizadores desfrutarão de treinamento profissional, coaching, entre outras ferramentas, e isso trará benefícios a eles não apenas na função de usuários de Wikimedia, mas em suas vidas profissionais.

Todas as principais partes interessadas do movimento que forneçam ou recebam desenvolvimento de capacidade.

Unidade de desenvolvimento de capacidade regida independentemente

Recomendamos uma organização ou unidade de desenvolvimento de capacidade independente, regida por um conselho de supervisão.

Isso garantirá que as recomendações de desenvolvimento de capacidade sejam implementadas, sustentem o impulso do WG:CB e que as que precisem de reajustes sejam adaptadas corretamente, e que os programas de desenvolvimento de capacidade sejam sustentados e aprimorados continuamente até 2030.

A diretoria seria composta por membros experientes e com bagagem no movimento Wikimedia que tenham trabalhado com desenvolvimento de capacidade dentro e fora do movimento, bem como por [SIC] membros do grupo de trabalho Desenvolvimento de capacidade dispostos a participar da iniciativa. A diretoria fornecerá conhecimento especializado contínuo, orientação e participação em torno dessas áreas de desenvolvimento de capacidade elaboradas nas recomendações, além de conhecimento de consultoria e pesquisa para os afiliados que busquem técnicas de desenvolvimento de capacidade em seus contextos locais.

A unidade de desenvolvimento de capacidade e sua liderança precisam ser independentes da Fundação Wikimedia ou de outros afiliados.

O desenvolvimento de capacidade será garantido de forma sustentável para o movimento nos próximos 10 anos.

Não temos uma estrutura para o desenvolvimento de capacidade que supervisione essas atividades em todo o movimento. Com base nesta recomendação, teremos essa nova estrutura não apenas para supervisionar a implementação de recomendações, mas para estabelecer a base e dar orientações com relação a novas ferramentas e técnicas de desenvolvimento de capacidade, bem como monitorar como os programas de desenvolvimento de capacidade contribuem para mudar o movimento rumo à direção estratégica.

Todas as principais partes interessadas do movimento que forneçam ou recebam desenvolvimento de capacidade.