This is a draft of a letter to be sent to the board of FCCN, about a proposal for hosting, see Wikimedia partners and hosts and Volunteer Squid Sites.


A carta deverá ficar em português de Portugal.

A carta deverá ser depois convertida para PDF.

Tópicos a cobrir (comentem na página de discussão):

  • Wikimedia
    • Diferenças entre a Wikimedia e Nupedia [1] (PDF)
  • Wikipédia e restantes projectos
    • Tamanho da Wikipédia
    • Popularidade da Wikipédia
    • Qualidade da Wikipédia
    • Projectos portugueses
      • Número de artigos
      • Comunidade
      • Estatísticas
  • Benefícios para as comunidades de I&D e ensino
    • Facto do conteúdo ser livre
    • Facto de poder ser editado por qualquer pessoa facilmente
  • Tipo de apoio pedido
    • Alojamento
    • Equipamento
    • Países a servir
  • Outras empresas a alojar os projectos (Lost Oasis, Belnet, Yahoo!)

Recursos edit

Carta edit

Dado o interesse e a disponibilidade que a FCCN tem de apoiar as novas tecnologias e a divulgação do conhecimento gostaria de saber o interesse da fundação para apoiar a Wikimedia.

Wikimedia edit

 
Logo Wikimedia

A Wikimedia é uma organização sem fundos lucrativos, criada a 20 de Junho de 2003. E administra os projectos Wikipédia, Wikcionário, Wikimedia Commons, Wikiquotes, Wikinotícias, Wikilivros, Wikisource e Wikispecies.

Tem como objectivo administrar e desenvolver projectos de conteúdo livre baseados em wiki, e de os fornecer ao publico livremente. Todos projectos correm graças a um software chamado MediaWiki

A fundação possui os servidores da fundação juntamente com todas as marcas registadas de todos projectos e do MediaWiki, tal como todos domínios encontram-se registados em nome da fundação.

MediaWiki edit

 
Logo MediaWiki

O MediaWiki é um software wiki, sob a licença GPL, escrito em PHP e desenvolvido abertamente como um projecto no Sourceforge.

O MediaWiki foi originalmente desenvolvido para a Wikipédia pelo estudante Alemão Magnus Manske. A Wikipedia no início corria num software em Perl, designado UseModWiki (chamado de "Fase I"), em seguida mudou para PHP com a nova versão ("Fase II"), o MediaWiki é um melhoramento do software anterior ("Fase II"), redesignado "MediaWiki" por o software ser capaz de não só suportar a Wikipédia mas sim também outros projectos.

Wikipédia edit

 
Formulário de edição do artigo Porta-aviões.

A Wikipédia é uma enciclopédia livre, baseada em wiki e escrita por voluntários. Criada em 2001, é o principal e maior projecto da Wikimedia.

Todos artigos podem ser editados facilmente, por qualquer pessoa, através de um browser (navegador).

Todos os artigos possuem um histórico de edições, todas as alterações efectuadas num artigo são guardadas, juntamente com a data e nome do utilizador, (ou endereço de IP, caso não esteja registado). Tal permite que os créditos sejam atribuídos a todos aqueles que trabalharam num artigo, tal como facilita a reversão de vandalismo, quando este ocorre.

Popularidade da Wikipédia edit

A Wikipédia é mais visitada e mais popular do que websites como:

  • Britannica.com (desde Junho 2003)
  • CocaCola.com (desde Fevereiro 2003)
  • IBM.com (desde Setembro 2004)
  • Playboy.com (desde Fevereiro 2004)
  • Reuters.com (desde Abril 2004)
  • Sun.com (desde Maio 2004)

Qualidade da Wikipédia edit

Resultados
Enciclopédia artigos tamanho avaliação
Encarta Pro 54 4430 3.6
Brockhaus 61 3326 3.6
Wikipédia 63 4040 3.8

Embora muitos pensem que por a Wikipédia ser escrita por qualquer pessoa, a sua qualidade seja má, tal não é verdade: Todos os Wikipedistas seguem várias políticas de edição, sendo a mais importante, a política da neutralidade. Actualmente a edição Alemã é reconhecida como tendo um maior nível de qualidade, inclusive, uma magazine alemã de informática [2], c't, publicou um artigo sobre os resultados de testes efectuados em artigos de 66 tópicos nas 3 maiores enciclopédias electrónicas em Alemão, no qual foi verificado o tamanho do artigo (em caracteres) e a sua qualidade, analisada por peritos de diversas áreas.

Este ano a Directmedia editou e publicou uma edição da Wikipédia Alemã em DVD (ISBN 3-89853-020-5), contendo 203,000 artigos (dos 222,503 de 3 de Março, 2005) e milhares de imagens. O DVD inclui ainda um software - estando disponível para Windows, MacOS e Linux - para uma rápida navegação e pesquisa do conteúdo, e ainda uma funcionalidade para adicionar anotações e artigos a uma lista de favoritos. Além do software desenvolvido pela Directmedia o DVD também é acompanhado de um pacote do software Tomeraider e Mobipocket que permite que o conteúdo seja instalado em PDAs.

O DVD custa 9,90 €, e por cada DVD vendido é doado 1 € à fundação. Nos 2 primeiros dias à venda na Amazon.de, o DVD esgotou.

Wikcionário edit

O Wikcionário (Wiktionary em inglês) é um projecto, iniciado em Dezembro 2002, para criar dicionários de conteúdo livre em várias línguas, e actualmente existem 154 edições. Sendo as 5 maiores a em inglês, polaco, galego e holandês.

Wikiquote edit

 

O Wikiquote, um projecto começado em Julho 2003, é um repositório livre de citações. Actualmente inclui mais de 10,000 de páginas em 26 línguas.

Wikilivros edit

 

O Wikilivros (Wikibooks) é um projecto para o desenvolvimento e repositório de recursos livres e-book, sendo o principal alvo os estudantes. O projecto inclui no seu repositório manuais escolares, tutoriais e outros livros em domínio público.

O projecto foi criado a Julho 2003 e possui actualmente 5,000 modulos em 250 livros, em seis línguas.

Wikisource edit

O Wikisource é um projecto criado a Novembro, 2003, para criar um repositório primário de texto, destribuido livremente. Serve os restantes projectos da Wikimedia como um arquivo de clássicos, letra de músicas (de compositores famosos), leis, e outros documentos e textos livres. Até hoje existia apenas uma edição, que era dividida com todas outras línguas (alemão, inglês, francês, português, etc). Actualmente encontram-se abertas votações para a criação de subdomínios, e de outras edições.

Wikispecies edit

 

Wikispecies é uma base de dados, aberta, de espécies, que providencia uma base de dados extensiva e central para taxonomia. O alvo principal do projecto é a comunidade científica. Não possui edições pois os nomes das espécies encontram-se em latim, no nome científico.

Wikimedia Commons edit

 
Grosse Scheidegg, Suíça

O Wikimedia Commons, é um projecto com objectivo de servir de repositório para imagens e outro tipo de média livre (seja para uso educacional ou comercial). Trata-se de um projecto multilínguistico, ou seja, todo o conteúdo referente à descrição dos ficheiros não se encontra apenas em uma língua, e ao contrário dos sistema de carregamento de ficheiro de outros projectos, todos ficheiros carregados para o Commons podem ser utilizados por todos projectos, criando assim um repositório central.

 
Logo Wikimedia Commons

Actualmente conta com 76,568 ficheiros, sob licenças como GPL, GFDL, Creative Commons, Domínio Público, e qualquer outro copyright que permita o uso comercial.

Wikinotícias edit

 

O projecto Wikinotícias (Wikinews), encontra-se actualmente em fase beta. Lançado em Dezembro, 2004, com a missão de reportar uma variadade de notícias em domínio público. Desde Fevereiro, existem 12 edições.

Tipo de apoio pedido edit

 
Servidores na França

O que pedimos à FCCN é um apoio mais sólido, ou seja, o alojamento dos nossos projectos. O alojamento pode ser feito de duas formas:

Alojamento edit

Desde o início da Wikipédia todos projectos encontram-se disponíveis para todas as regiões a partir do alojamento num datacenter na Florida, Estados Unidos, o qual é pago pela fundação.

Em Janeiro deste ano, a Lost Oasis, começou a alojar três servidores gratuitamente no seu datacenter em Aubervilliers, França, servindo as regiões da França, Suíça e Luxemburgo.

Desde Junho, a Kennisnet encontra-se a fornecer gratuitamente largura de banda e espaço para onze servidores num datacenter em Amsterdão, servindo assim os Países Baixos, a Bélgica, Alemanha, Áustria, Polónia, Escandinávia e o Reino Unido.

Em Abril a Wikimedia e o Yahoo! estabeleceram um acordo, no qual o Yahoo! deveria fornecer alojamento num dos seus datacenters na Ásia. Em Outubro foram montandos, assim, 23 servidores na Coreia do Sul, que actualmente encontram-se a servir a Ásia